Feirinha Solidária em Campo Maior

scmcmA Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior vai promover nos dias 7 e 8 de Dezembro a Feirinha Solidária, que irá decorrer no Centro Comunitário de Campo Maior, entre as 14 e 20 horas.

Esta iniciativa marcará a primeira ação do GabineteAlzheimer.M@ior e terá a já habitual participação do Jardim de Infância – O Despertar e de um conjunto de artesãs locais.

 

Politécnicos sem acordo com o Governo

joaquimmouratoA reunião entre o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e o Secretário de Estado do Ensino Superior acabou sem novidades.

Não houve qualquer resposta relativamente aos cortes previstos no Orçamento do Estado para 2014, aprovado no dia 26 de Novembro.

Joaquim Mourato, Presidente do CCISP, explica o que está em causa é “a cativação de 2,5% de 2013 e o corte adicional de 12 milhões de euros previsto no OE de 2014”.

Os Institutos Politécnicos revelam-se preocupados pois caso os cortes previstos no OE de 2014 se venham a efetuar, “algumas instituições não terão elasticidade suficiente para encontrar outras receitas que compensem estes cortes significativos”.

Ainda não é previsível uma resposta por parte do Governo, mas esta revela-se urgente.

 

Alentejo: PJ detém pai e filho supsteitos de rapto e violação

abuso-sexual-a-menoresA Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Sul, identificou e deteve dois homens pela presumível prática dos crimes de rapto e de violação, de uma menor de 15 anos.

Segundo a PJ, em meados do mês de julho de 2013, os detidos deslocaram-se a Quarteira, onde, mediante o uso de força física, obrigaram a jovem a entrar num automóvel e transportaram-na para uma localidade no Alentejo, onde um dos homens a violou, voltando depois a deixá-la em Quarteira.

A 13 de outubro, os suspeitos voltaram a Quarteira, tendo, novamente, constrangido a vítima, mediante o uso de força física, a acompanhá-los para o Alentejo, onde a forçaram a coabitar com o violador.

Os arguidos, pai e filho, respetivamente de 46 e 22 anos de idade, irão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.