O Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva presidiu ao lançamento da primeira pedra da obra da Unidade de Lavagem de Plásticos Provenientes do Tratamento Mecânico de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) da VALNOR.
Tratou-se da primeira instalação do género em Portugal e representa um investimento de 1,3 milhões de euros que vai permitir aumentar as quantidades de materiais desviados de aterro e contribuir para o cumprimento das metas de reciclagem nacionais.
A ocasião marcou também a inauguração oficial das unidades de Digestão Anaeróbia do Tratamento Biológico de RSU e de preparação de Combustíveis Derivados de Resíduos (CDR) instaladas no Centro Integrado de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos da VALNOR, em Avis/Alter do Chão.
No conjunto dos três projetos desta empresa do grupo Águas de Portugal, que é responsável pela recolha, triagem, valorização e tratamento de resíduos sólidos de 25 municípios localizados no norte alentejano, o investimento ascende a mais de 11,8 milhões de euros.