Cantigas do Festival em Campo Maior

canao“Cantigas do Festival” é a iniciativa programada para a noite de 16 de novembro, um sábado, no âmbito das comemorações do 10º aniversário do Centro Cultural de Campo Maior.

O espetáculo tem início marcado para as 21:30 e tem o preço de ingresso de três euros.

Marvão quer colocar magusto no “Guinness”

feira_castanha2013-427x600Marvão recebe, no próximo fim-de-semana, a 30ª Feira da Castanha / Festa do Castanheiro, com a câmara municipal, enquanto entidade organizadora do evento, a pretender realizar o “maior magusto do mundo” e, desta maneira, poder inscrever a vila medieval norte-alentejana no “Guineess”.

A inscrição no livro de recordes mundiais já está feita, por parte da autarquia, que aguarda agora a realização do evento, para comprovar os números de pessoas presentes e a quantidade de castanha consumida.

De anos anteriores, vem o hábito do município de oferecer seis mil quilos de castanhas às dezenas de milhar de visitantes, aos que se juntam mais 20 toneladas vendidas por diversos produtores presentes. Para acompanhar esta oferta, a câmara municipal ainda distribui dois mil litros de vinho pelos visitantes. Para Marvão, no sábado dia 9 e no domingo 10, está marcada uma verdadeira romaria, com pessoas principalmente residentes no Alentejo, Beira Baixa, Ribatejo e Estremadura espanhola.

Cortes no IPP preocupam Joaquim Mourato

joaquimmouratoO presidente do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), Joaquim Mourato (na foto), teme que os novos cortes propostos no Orçamento do Estado para 2014 comprometam o pagamento de salários aos funcionários públicos daquele estabelecimento.

Joaquim Mourato, assegura que “não há mais por onde se possa cortar” e, por isso, mostra-se preocupado caso esta proposta seja aprovada e com as consequências que essa aprovação possa ter.

“Temos um corte muito significativo(…) o orçamento que temos para 2014 é metade daquele com que contávamos há sete anos atrás. Os cortes têm sido muitos e progressivos nos últimos anos”.

O presidente do IPP explica ainda aquilo que tem sido e vai ser feito para fazer frente a esta alteração e refere-se a esta proposta como “um lapso” e alimenta a esperança de que os cortes propostos no orçamento do estado para 2014 sejam retificados.

“Duplos” patente durante o próximo trimestre na Galeria de Exposições do Castelo de Portalegre

cartazDuplosA Galeria de Exposições Temporárias do Castelo de Portalegre, inaugura amanhã, dia 8 de Novembro “Duplos”, uma exposição de Isabel Barbas, patente durante o próximo trimestre.

São criações porventura minimalistas, mas onde as texturas “raptadas” ao Outono, visíveis e imaginadas, fazem recordar espaços que existiram, que existirão, que nunca o foram, como uma espiral de Moebius que se desenrola até à vastidão e a imensidão do infinito.

A artista cosmopolita (viveu muitos anos entre Madrid e Lisboa, residindo atualmente na capital portuguesa), de formação académica na área da Arquitetura e Desenho, têm colaborado ao longo dos anos com várias instituições de renome, como o Centro Cultural de Belém e o Museu Berardo, além de ter feito várias exposições por todo o mundo, individuais e coletivas. A sua obra, centrada nas instalações, já foi mostrada em Madrid, Lisboa e Porto, além de Portalegre, sua cidade natal, onde em 2012 realizou uma instalação de Natal no Rossio, intitulada “EcoFlatTree”.