BORBA CUMPRIU TRADIÇÃO COM FEIRA DE TODOS OS SANTOS

FEirasantos1A tradicional Feira de Todos os Santos realizou-se este sábado, dia 2 de novembro, na cidade de Borba.

Este foi o primeiro ano em que o certame não teve lugar no dia 1 de novembro. Devido ao facto de já não ser feriado nacional, a organização, decidiu realizar a romaria no fim-de-semana. Porém, a alteração não agradou nem aos visitantes nem aos feirantes. José Luiz, de Badajoz (Espanha) , disse à nossa reportagem que esteve em Borba no feriado de 1 de novembro e ficou “desiludido” quando verificou que não havia feira. Contudo, foi advertido que  a mesma se realizava no sábado e regressou.

O Costa, vendedor de artigos tradicionais em verga, viajou de Alverca (Lisboa) para fazer a Feira de Todos os Santos. Marca presença há mais de “15 anos” e entende que “é muito prejudicial” a mudança da data.feirasantos4

 

Visitantes Procuram Frutos Secos

A Feira de Todos os Santos proporciona aos visitantes poderem adquirir diversos artigos, nomeadamente os frutos secos da época, como é o caso da castanha, nozes e passas.

Inácio, de São Pedro do Corval (Reguengos de Monsaraz) referiu-nos que gosta da romaria “para comprar as castanhas e nozes (…) têm bom aspeto, agora se são boas ou não só mais tarde saberemos”.

António   Baioneta, do Vimieiro (Arraiolos) , comprou “os frutos tradicionais, como nozes , castanhas e passas” para mais tarde saborear “com a família”.

Almeida Santos inaugura Exposição da Assembleia da República em Campo Maior

ExposioAssembleiaRepublicaA Breve História do Parlamentarismo Português – Exposição Itinerante da Assembleia da República foi inaugurada ontem à noite no Centro Cultural de Campo Maior.

A cerimónia contou com a presença de Almeida Santos, ex-presidente da Assembleia da República. Almeida Santos assegura que esta é uma exposição que fornece “informação sobre a Assembleia que normalmente a população não tem” e que é fundamental que a instituição possa ser conhecida, para que possa “ser respeitada”.

A exposição, que procura retratar a história do parlamentarismo português, apresenta uma contextualização do Palácio de S. Bento, desde as suas origens até à atualidade, sob o ponto de vista funcional, arquitetónico e artístico.

Para além de Almeida Santos, estiveram igualmente presentes na inauguração da exposição Teresa Parra da Silva, coordenadora do Museu da Assembleia da República, o comendador Rui Nabeiro e Ricardo Pinheiro, presidente da Câmara de Campo Maior.

A mostra fica patente no Centro Cultural de Campo Maior até ao dia 26 de novembro. 

Ver aqui Foto Reportagem

Exposição de Avicultura até domingo em Campo Maior

ALCAT2013A 2ª Bienal Luso-Espanhola de Avicultura decorre em Campo Maior até domindo, dia 3, no espaço em frente ao Hotel Santa Beatriz.

No certame podem ser apreciadas espécies como aves de capoeira e ornamentais, galinhas, patos, pavões, faisões e pombos.

“Temos raças estrangeiras, de todo o mundo, em exposição: desde a Europa aos Estados Unidos”, assegura João Carita, vice-presidente da Associação Lusa de Criadores de Aves de Capoeira (ALCAC), entidade organizadora do evento.