Centro Educativo Alice Nabeiro premiado

aliceNo Dia das Bandeiras Verdes, evento realizado na passada sexta-feira e impulsionado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), em que se celebra o bom trabalho realizado pela Eco-Escolas, foram premiadas as instituições com os trabalhos que se distinguiram no âmbito dos projetos do programa.

Dentro das iniciativas, destaque para a 5ª edição da Geração Depositrão, da ERP Portugal, em que o Centro Educativo Alice Nabeiro, de Campo Maior, na atividade Upcycling (construção de objetos com peças de REEE). Esta edição envolveu mais de 640 escolas e mais de 340.000 alunos de norte a sul do país.

A Geração Depositrão continua no próximo ano letivo, com a 6ª edição, onde o foco da campanha continua a ser a recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e pilhas usadas, através de atividades desenvolvidas entre alunos e professores, tendo as escolas como agentes importantes na divulgação e introdução de boas práticas ambientais.

“À Conversa Com” Professor Fernando Branco

ProfFernandoFernando Branco Correia (na foto) é  Professor Auxiliar na Universidade de Évora.

Publicou 15 artigos em revistas especializadas e 4 trabalhos em actas de eventos, possui 19 capítulos de livros publicados. Participou em cinco eventos no estrangeiro e quatro em Portugal. Atua na área de História e Arqueologia Nas suas atividades profissionais interagiu com 14 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

Recentemente esteve em Elvas para efetuar uma visita guiada ao património Islâmico existente na cidade.

Na edição de hoje de “À Conversa Com” falou sobre a riqueza patrimonial de Elvas, a sua valorização e potencialidades inerentes à classificação como Património Mundial.

Ouvir aqui Conversa em Dia

Grupo Motard Novo Milénio de Portalegre participa em recolha de sangue

DarSangueA Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP, promoveu mais uma colheita, no segundo sábado de Setembro, esta em parceria com o Grupo Motard Novo Milénio de Portalegre.

Em dia de aniversário dos entusiastas pelas duas rodas: do programa comemorativo constou esta iniciativa que levou ao kartódromo de Portalegre – sede dos motards – meia centena de pessoas dispostas a doar sangue. Destas: 14 eram do sexo feminino. Desde logo António Eustáquio, da ADBSP, constatou a mobilização ocorrida muito considerável, sendo certo que para além de motards – alguns fora do Distrito – também estenderam o braço voluntários que se associaram à festa aniversariante. Os motards estão de parabéns e demonstraram – e bem – que sabem dinamizar mais coisas para além das relacionadas com as duas rodas.

E ainda são mais expressivos todos estes considerandos se nos lembrarmos de que estes números ultrapassaram os registados há um ano atrás. E para 2014 lá se esperam mais dadores! Nesta oportunidade os exames de saúde excluíram meia dúzia de pessoas, sendo armazenadas 44 unidades de sangue. Sublinhe-se que em termos de primeiras dádivas também se atingiram valores encorajadores: 20% do total, ou seja cinco homens e outras tantas mulheres.

E aplauda-se ainda o facto do Registo Português de Dadores de Medula Óssea ter obtido oito inscrições.

Todos os que se associaram a esta dádiva foram agraciados, no local da colheita, com o almoço convívio gentilmente oferecido pelo Grupo Motard Novo Milénio de Portalegre.

Colheitas outonais

Nos sábados que se seguem (sempre da parte da manhã) vão-se realizar as seguintes colheitas da responsabilidade da ADBSP: 05 de Outubro na sede do Grupo Folclórico de Arronches; 26 de Outubro no edifício do Grupo Desportivo Cultural Social de Vale de Cavalos.