COLÓQUIO “D. CARLOS, GANADEIRO” EM VILA VIÇOSA

Convite_D._Carlos_GanadeiroO Museu -Biblioteca da Casa de Bragança vai promover um colóquio com o tema “D. Carlos, Ganadeiro” que se irá realizar no próximo dia 7 de Setembro, pelas 15 horas, em Vila Viçosa.

Este evento,  realizado no ano em que se comemoram 150 anos do nascimento do monarca, pretende destacar o papel de agricultor e de ganadeiro do Rei D. Carlos, uma das vertentes pouco conhecidas e divulgadas da sua vida.

São vários os temas que vão ser aborbados no âmbito deste colóquio, Tiago Passão Salgueiro (Técnico Superior do MuseuBiblioteca da Casa de Bragança) vai falar sobre D. Carlos, um homem do campo.

Maria de Jesus Monge (Diretora do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança) -O Touro e o Campo na pintura de D. Carlos.

Bernardo Salgueiro Patinhas (Advogado, forcado e cronista)–A Ganadaria Real –origem, criação e funcionamento.

Eng. João Bonneville Franco (Membro do Real Club Tauromáquico Português e antigo forcado dos Grupos de Forcados Amadores de Évora e Santarém)– O Rei D. Carlos e o Real Club Tauromáquico, fundado em 1892.

João Nunes Patinhas (Antigo Forcado dos Grupos de Forcados Amadores de Santarém, Montemor e Cabo Fundador do Grupo de Forcados Amadores de Évora) -Os Moços de Forcado no reinado de D. Carlos.