COLÓQUIO “D. CARLOS, GANADEIRO” EM VILA VIÇOSA

Convite_D._Carlos_GanadeiroO Museu -Biblioteca da Casa de Bragança vai promover um colóquio com o tema “D. Carlos, Ganadeiro” que se irá realizar no próximo dia 7 de Setembro, pelas 15 horas, em Vila Viçosa.

Este evento,  realizado no ano em que se comemoram 150 anos do nascimento do monarca, pretende destacar o papel de agricultor e de ganadeiro do Rei D. Carlos, uma das vertentes pouco conhecidas e divulgadas da sua vida.

São vários os temas que vão ser aborbados no âmbito deste colóquio, Tiago Passão Salgueiro (Técnico Superior do MuseuBiblioteca da Casa de Bragança) vai falar sobre D. Carlos, um homem do campo.

Maria de Jesus Monge (Diretora do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança) -O Touro e o Campo na pintura de D. Carlos.

Bernardo Salgueiro Patinhas (Advogado, forcado e cronista)–A Ganadaria Real –origem, criação e funcionamento.

Eng. João Bonneville Franco (Membro do Real Club Tauromáquico Português e antigo forcado dos Grupos de Forcados Amadores de Évora e Santarém)– O Rei D. Carlos e o Real Club Tauromáquico, fundado em 1892.

João Nunes Patinhas (Antigo Forcado dos Grupos de Forcados Amadores de Santarém, Montemor e Cabo Fundador do Grupo de Forcados Amadores de Évora) -Os Moços de Forcado no reinado de D. Carlos.

FEIRA DA LUZ ANIMA MONTEMOR-O-NOVO ATÉ SEGUNDA-FEIRA

FeiraluzMOMMontemor-o-Novo vai estar em festa, a partir de hoje, e até 2 de Setembro, com a realização de mais uma edição da Feira da Luz/Expomor. A abertura oficial da Feira da Luz, está marcada para as 21h00, junto ao Pavilhão de Exposições, e conta com a participação da Oficina do Canto da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, da Banda Filarmónica Simão da Veiga da Casa do Povo de Lavre e da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.

Com um programa vasto e diverso, a Feira da Luz/Expomor tem nos seus espetáculos musicais a sua imagem de marca. Sempre com entradas gratuitas as noites têm nos dois palcos do certame, várias propostas musicais.

Áurea (hoje, dia 28), Diabo na Cruz (amanhã, dia 29), Gonçalo Salgueiro (sexta, dia 30), Noite de Folclore com o Rancho de Foros de Vale de Figueira e convidados (sábado, dia 31), José Cid (domingo, 1 de setembro) e The Gift (dia 2) são os cabeças de cartaz que vão atuar no palco principal.

As noites na Feira da Luz terminam, em termos musicais, por volta das 23.30 horas, no Palco 2. Instalado em local privilegiado (mesmo em frente ao espaço de tasquinhas da Feira), vai atuar Freddy Locks (28), Soul Secrets (29), Kussondulola (30), Blog (31), Peña Kalimotxo (1).

Edição 2013 do Festival do Crato arranca hoje

cartaz_crato_2013O Festival do Crato está hoje, quarta-feira dia 28, de regresso com um cartaz que aposta em projetos da música nacional e internacional. O evento encerra na madrugada do próximo domingo. No primeiro dia de certame, marcam presença “Os Azeitonas” e Carlos do Carmo & Orquestra Sinfonietta de Lisboa.

Comer bem e conhecer as artes tradicionais de todo o País, são características do Festival do Crato, desde que em 1984 se realizou a primeira Feira de Artesanato e Gastronomia.

Ao ganhar identidade de Festival, o evento afirmou-se no panorama dos festivais de verão nacionais, atraindo à histórica vila alentejana novos públicos que fazem dele uma referência singular entre os certames do género.

Até dia 31 de Agosto sobe ainda ao palco o klezmer frenético dos Melech Mechaia e Richie Campbell (dia 29), GNR, acompanhados de Camané, Márcia e Mitó Mendes (A Naifa) e a voz de Aurea (30 de Agosto); Skunk Anansie são os cabeças de cartaz, a que se junta o roque popular dos Diabo na Cruz (31 de Agosto).

Há ainda lugar para a aposta em relevantes projetos locais como Spinning Parks, Ricardo Gordo, Plano B, Pedro Madeira e a Filarmónica e Coro da Misericórdia do Crato. O Festival do Crato é organizado pela Câmara Municipal do Crato.