A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) Núcleo Regional Sul está a desenvolver campanhas de prevenção sobre os riscos de exposição solar.
A campanha Prevenir é o melhor remédio pretende passar informação sobre o cancro de pele, com o objetivo de alertar a população para os perigos da exposição solar excessiva nas praias e sensibilizar para a importância da prevenção mediante a adoção de comportamentos saudáveis.
Em Portugal são diagnosticados cerca de 10 000 novos casos de cancro de pele anualmente. Para o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro Francisco Cavaleiro de Ferreira, a forma mais inteligente de o evitar é prevenindo.
Com esta campanha, a LPCC recomenda à população a limitação do tempo de exposição ao sol, especialmente entre as 12h e as 16h, o uso de protetor solar, chapéu e óculos de sol na praia e cuidados redobrados com as crianças para prevenção primária e detecção precoce do cancro, componentes fundamentais para a redução da sua incidência e mortalidade na população. Esta é uma acção que vai continuar ao longo do verão.