Funcionários públicos recebem propostas de rescisão

rescisaoO Governo ordenou aos serviços o envio de cartas aos funcionários públicos com propostas de rescisão, nas quais é apresentado o montante a receber caso aceitem rescindir com o Estado. A notícia é avançada pele edição on line do semanário “Sol”.

No âmbito da reforma do Estado, o Governo decidiu alterar a legislação laboral e abrir um programa de rescisões de funcionários públicos.

“Embora seja intenção do executivo aplicar esta medida na nova Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, que deverá entrar em vigor a partir de Janeiro do próximo ano, o Governo pretende abrir já um plano de rescisões amigáveis entre 01 de Setembro e 30 de Novembro, processo que deverá estar concluído até 31 de Dezembro”, pode ler-se.

Para efeitos de compensação serão oferecidos 1,5 meses de remuneração por ano de trabalho a quem tenha até 50 anos de idade. Entre os 50 e os 54 anos serão oferecidos 1,25 meses por ano e, entre os 55 e os 59 anos de idade o Estado propõe pagar um mês de remuneração por cada ano de trabalho.

O envio destas cartas com propostas de rescisão aos funcionários públicos surge na sequência da indicação dada aos serviços da Administração Central do Estado para que, até 02 de Agosto, reformulassem os horários de trabalho e apresentassem os mapas de pessoal com vista à racionalização de efetivos.

Évora: Jovem morre esmagado por busto

busto12agoUm jovem, com 22 anos de idade, estudante na Universidade de Évora, morreu na madrugada do passado sábado, dia 10, na sequência do busto de uma estátua lhe ter “esmagado o tórax”, no jardim municipal da cidade de Évora.

De acordo com a notícia avançada pelo jornal “Correio da Manhã”, a vítima “foi esmagada no tórax e não resistiu a várias paragens cardiorrespiratórias provadas pela perfuração dos pulmões”.

O jovem terá alegadamente saltado a vedação do jardim com dois amigos e “agarrou-se depois, na brincadeira, ao busto do arquiteto e pintor José Cinatti. Nesse instante, o busto desprendeu-se da base e esmagou o peito da vítima contra o chão”, relata o matutino.

A vítima foi transportada para o Hospital do Espírito Santo, em Évora, e transferido para Santa Maria, Lisboa, onde acabou por falecer na tarde de sábado. O caso está a ser acompanhado pela PSP.

(Foto que ilustra o busto que vitimou jovem – Correio da Manhã)

Arnaldo Trindade na edição desta semana do “Ponto de Vista”

ArnaldoTrindadeArnaldo José Trindade, 29 anos, é o candidato pelo PSD à Câmara Municipal de Campo Maior, nas próximas autárquicas.

Na edição desta semana do “Ponto de Vista” na Rádio Campo Maior, o candidato apresenta-se como “um jovem campomaiorense que sempre esteve envolvido em movimentos associativos fazendo, ainda hoje, parte de alguns”.

Arnaldo Trindade explica que se candidata” porque não se conforma com a actual situação de Campo Maior”, referindo que “é um dever cívico liderar uma equipa que quer tornar a vila num local promissor”.

Ouvir aqui “Ponto de Vista” com Arnaldo Trindade