MONSARAZ VAI TER PLANO DE SALVAGUARDA E VALORIZAÇÃO

reguengos-de-monsarazA vila medieval de Monsaraz vai ter um Plano de Pormenor de Salvaguarda e Valorização. O Município de Reguengos de Monsaraz adjudicou a elaboração do plano à empresa JLCG – Arquitetos Lda., do Arq.º João Luis Carrilho da Graça.

O Plano de Pormenor de Salvaguarda e Valorização de Monsaraz pretende promover a reabilitação e valorização do seu património natural e construído, afirmando a sua identidade histórico-cultural, conferindo-lhe um carácter museológico-vivencial por excelência e de polo na dinâmica turístico-sócio-económica no contexto da paisagem transfigurada pela bacia do Alqueva, estimulando a compatibilização da salvaguarda do património urbano, cultural e de paisagem com os processos das dinâmicas culturais e turísticas contemporâneas.

Através deste plano de pormenor, poderão ser criados espaços públicos de fruição, recreio e lazer interligados entre si que, associados à recuperação e valorização do património existente possam potenciar uma nova dinâmica socioeconómica e a afirmação da identidade da vila medieval, conferindo-lhe o carácter de um lugar em que a preservação patrimonial, material e imaterial, é compatível e estimulada pelas dinâmicas socioculturais contemporâneas.

O Plano de Pormenor de Salvaguarda e Valorização de Monsaraz abrange uma área com cerca de 23 hectares e implicará alterações ao Plano Diretor Municipal, designadamente no que se refere à definição dos indicadores e parâmetros urbanísticos e transformação de uso do solo (espaços privados/espaços públicos). A definição de uma zona especial de proteção/influência tomará por referência o disposto na Convenção Europeia da Paisagem, assinada em Florença em 20 de outubro de 2000.

O plano de pormenor vai definir as regras sobre a implantação das infraestruturas, o desenho dos espaços de utilização coletiva, a forma de edificação e disciplina da sua integração na paisagem, a localização e inserção urbanística dos equipamentos de utilização coletiva, a organização espacial das demais atividades de interesse geral e o desenvolvimento e concretização de programas de ação territorial.

A elaboração do Plano de Pormenor de Salvaguarda e Valorização de Monsaraz terá quatro fases que em conjunto significam um prazo de 180 dias, a que acresce o tempo necessário dos procedimentos para análise, decisão e aprovação das entidades competentes. Considerando a especificidade do plano, a equipa técnica multidisciplinar integrará um arquiteto, um engenheiro civil, um arquiteto paisagista, um urbanista, um licenciado em Direito e um arqueólogo, com experiência profissional relevante, a que se podem juntar outros técnicos.

REDONDO: RUAS FLORIDAS ATÉ DOMINGO

_DSC0133Até dia 11 de agosto, Redondo continua a colocar-se entre os destinos mais procurados por ocasião das Ruas Floridas que cumprem este ano a sua XIII edição.

São 43 as ruas engalanadas para ver até este domingo.

Esta sexta feira há animação de rua com “Os Repórteres” da Companhia Pim Teatro, pelas 19 horas. Às 22, corrida de toiros no Coliseu de Redondo e pelas 23 horas Summer Session com os dj’s Jonh G., Alex Salomé, Jonh Pittz e Malasiano.

WORKSHOP E-COMMERCE EM ALANDROAL

WORKSHOP_E-COMMERCE_EM_ALANDROALO workshop E-Commerce realiza-se hoje, no Fórum Cultural de Alandroal, pelas 14:30 horas.

Um espaço onde vai ser possível esclarecer as dúvidas relacionadas com as compras ou vendas pela Internet.

A iniciativa é promovida pela Associação Empresarial da Região do Alandroal, com o apoio do Município.

ELVAS: FESTIVAL DE FOLCLORE REGRESSA HOJE

18651.bigO 24º Festival Internacional de Folclore está hoje de regresso à Praça da República, em Elvas.

Pelas 21.30 horas, actuam o Grupo Folclórico do Centro Social, Cultural e Recreativo de Parede do Bairro (Anadia) e o “Kin Yich y Águila o Sol”, do México.

O festival de folclore é organizado pela Câmara Municipal de Elvas e Rancho Folclórico de Elvas, com acesso livre do público.