Cavaco Silva fala hoje ao país

CavacoBO Presidente da República, Cavaco Silva, fala hoje ao país, pelas 20h30.

O chefe de Estado vai anunciar a sua decisão para tentar colocar um ponto final na crise política que começou no início do mês, com a demissão dos ministros Vítor Gaspar e Paulo Portas, que acabou por recuar, e depois de PSD, CDS e PS não terem conseguido alcançar um “compromisso de salvação nacional”.

O PS anunciou publicamente, na sexta-feira, o fracasso das negociações com vista a encontrar um entendimento de “salvação nacional” que já duravam há seis dias e que tinham sido explicitamente pedidas por Cavaco Silva.

Agora cabe ao Presidente decidir o que fazer.

Portugueses preferem alentejo para passar férias

alentejoO Alentejo é uma das zonas preferidas para as férias dos portugueses.

O mais recente estudo desenvolvido pela Homelidays revela que neste Verão, os portugueses aproveitam o período de descanso para fazerem férias em território nacional e perto de casa.

Este estudo diz também que devido à conjuntura financeira actual, os portugueses estão a optar por viajar pelo País, realizando férias em localidades perto da sua área de residência e o Alentejo aparece como um dos destinos preferenciais, nas primeiras cinco opções.

Já os turistas estrangeiros que nos visitam escolhem cidades com ligações aéreas low cost, como Porto, Lisboa e Faro.

Alandroal apresenta nova carta educativa

Encerramento_escola_popular_de_alandroalO Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal vai acolher, hoje, domingo, a festa de encerramento do ano lectivo da Escola Popular do Alandroal.

Antes, pelas 15h00, é apresentada no mesmo espaço a nova Carta Educativa do concelho do Alandroal. Intitulada “Atlas da Educação em Alandroal”, esta nova ferramenta de gestão da educação no concelho resulta de uma parceria estabelecida há dois anos entre a câmara municipal e a Universidade de Évora e foi coordenada pelo Professor Dr. Bravo Nico.

A necessidade de substituir a anterior carta educativa, datada de 2006, foi desencadeada por dois fatores. Em primeiro lugar, a decisão do atual executivo de justificar a manutenção em funcionamento do 1º Ciclo na localidade de Terena, contrariando a decisão de encerramento prevista. Em segundo lugar, a criação, neste mandato de uma escola popular com mais de 700 alunos, distribuídos por todo o concelho, assente na antiga rede de escolas primárias descontinuadas.

Do programa da festa de encerramento do ano lectivo, destaque para duas peças de teatro pelos grupos de teatro das escolas populares de Viana do Alentejo e Alandroal e para a actuação do grupo de instrumentos tradicionais da escola popular do Alandroal.

Reguengos: Museu do Fresco inaugura exposição

Exposio_no_Museu_do_FrescoO Museu do Fresco, na vila medieval de Monsaraz, vai apresentar a partir de hoje, dia 21 de julho, a exposição “Perdigões: O centro de um mundo – Revelações de uma comunidade pré-histórica”. Esta mostra de arqueologia vai estar patente durante um ano e pode ser visitada todos dias entre as 10h e as 12h30 e das 14h às 18h.

O povoado dos Perdigões, ocupado entre os anos 4000 e 3000 a.C., situa-se a cerca de um quilómetro de Reguengos de Monsaraz e é um grande complexo de recintos delimitados por grandes fossos, com necrópoles e um cromeleque de menires associado, que teve início no final do Neolítico e durou até ao início da Idade do Bronze.

O sítio terá tido um papel muito importante para as comunidades que habitavam aquela área na Pré-história e seria, provavelmente, um local utilizado para a prática de cerimónias rituais relacionadas com o culto dos mortos e dos antepassados. São os vestígios dessas práticas que têm vindo a ser postas a descoberto pelo Núcleo de Investigação Arqueológica da ERA Arqueologia, que desenvolve há 16 anos campanhas de escavação no local, que vão estar em exposição no Museu do Fresco. As investigações em curso são financiadas pelo Esporão, pela ERA e por um projeto da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Elvas: Museu de Fotografia inaugurou exposição de pintura

Exposio_Trao_Tempo_IIA exposição de pintura “Traços do Tempo II”, está patente no Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro em Elvas.

Paula Bravo, autora da mostra, refere que esta exposição compõe “artes e ofícios do Alentejo como é o caso da aguadeira, o cesteiro, entre outras”. “Esta mostra pretende mostrar um trabalho artesanal que se está a perder no tempo devido ao uso da maquinaria”, salientou a autora.

Estes quadros têm a particularidade de serem pintados com as mãos. A mostra está patente até 11 de Agosto.

Ver aqui Foto-Reportagem

“Um Concelho a Caminhar” hoje em Avis

CaminhadaO Município de Avis, a Freguesia de Benavila e a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza – Delegação Distrital de Portalegre, promovem hoje a a iniciativa “Um Concelho a Caminhar”.

Mais do que um simples “passeio pedestre”, esta atividade, de marcha a pé pela natureza, com a particularidade de recrutar adeptos em todas as categorias da população, tem o objetivo de ocupar um lugar preponderante nos tempos livres dos munícipes.

O trilho proposto para este passeio de, aproximadamente 7 km, começa no Largo da República, e desenrola-se ao longo da orla da Albufeira do Maranhão, permitindo a contemplação de belas paisagens.

A próxima Caminhada realizar-se-á, no dia 29 de Setembro, na Freguesia de Aldeia Velha.

Garcia de Horta homenageado em Castelo de Vide

GarciaHortaO Grupo de Amigos de Castelo de Vide e a ACENA – Associação Comercial e Empresarial do Nordeste Alentejano promovem hoje domingo, 21 de Julho, uma Homenagem Pública a Garcia de Orta, por ocasião dos 450 anos da publicação da sua obra “Colóquios dos Simples”.

Em colaboração com a Casa de Goa, e contando com vários outros apoios, o programa inclui um workshop de gastronomia goesa (Momentos 4S – sabores, saberes, sentimentos e sensações) pelas 15h00 no Salão Jardim. Seguir-se-á uma arruada pela Banda União Artística (17h30) e uma apresentação e workshop sobre danças goesas no Jardim Garcia de Orta.

Pelas 19h30, terá lugar no Salão Jardim um “jantar tipicamente goês” e à noite o Parque 25 de Abril será o palco para um desfile de trajes indianos.

Vila Viçosa recebe Triatlo

Triatlo_Vila_ViosaVila Viçosa recebe hoje, dia 21 de Julho, o XV Triatlo de Vila Viçosa. Uma prova pontuável para o Campeonato Nacional de Clubes e disputada na distância Olímpica. A competição está aberta aos escalões de juniores, sub 23 e séniores, masculinos e femininos.

Na vertente de natação, os atletas vão percorrer 1500 metros na Barragem de Lucefecit. O percurso de ciclismo, com 39 km, segue da barragem em direção ao Alandroal, passando por Bencatel e Vila Viçosa. Antes de terminar a prova, os atletas vão ainda correr 10 km, na zona histórica de Vila Viçosa, sendo que a meta ficará na Praça da República.

O inicio da prova está marcado para as 10 horas, na Barragem do Lucefecit, concelho de Alandroal e a entrega de prémios está marcada para as 12h30.

O XV Triatlo de Vila Viçosa é organizado pela Câmara Municipal de Vila Viçosa e Federação de Triatlo de Portugal.