“O Elvas” 2013/2014 tem 19 jogadores definidos

OElvas

O plantel de “O Elvas”, para 2013/2014, no campeonato nacional de seniores, está quase definido. Como principais aquisições, ressaltam os nomes de Leandro, Galacho (ambos ex-Santo Amaro), Camilo e Luís Dias (ambos ex-Campomaiorense).

Até ao momento, o plantel que vai ficar ao serviço do treinador Emanuel Baleizão tem 19 jogadores: o guarda-redes Luís Marques; os defesas Ricardinho, Chinita, Rui Santos, João Carapinha e João Cordeiro; os médios Largueiras, Luís Carapinha, Luís Dias, Camilo (ambos ex-Campomaiorense), Galacho e Leandro (ambos ex-Santo Amaro); e os avançados Coelho, Canoa, Lourinho, Mañas, Carlos Xavier, Ricardo Fernandes (ex-júnior) e Carlos Vaz (ex-Ferreira de Aves, AF de Viseu).

Além do treinador principal Emanuel Baleizão, a equipa técnica dos “azuis-e-ouro” é constituída por António Bragança, João Guerra (adjuntos) e João Cristo (treinador de guarda-redes).

A época inicia-se no próximo dia 20 (sábado) e já se encontram marcados seis encontro de preparação: dia 27 de julho Castelo Branco (em casa), 4 de agosto União de Montemor (em casa), 7 de agosto Moura (fora), dia 10 Castelo Branco (fora), 14 de agosto Moura (casa) e dia 18 Atlético de Reguengos (casa).

Deco Exige contas à ordem sem Custos

MaraConstantinoRCMAs despesas de manutenção associadas às contas à ordem “são abusivas e penalizam os consumidores com menos recursos”, defende a DECO. A associação lançou uma campanha de recolha de assinaturas pelo fim destes custos e pretende levar uma petição ao Parlamento.

Este é tema de hoje na “À Conversa Com” na Rádio Campo Maior, onde a nossa convidada, Mara Contantino (na foto), jurista na delegação de Évora da DECO, fala sobre as razões pelas quais a associação para a defesa dos consumidores pretende levar esta petição ao parlamento.

Outros dos temas abordados é a campanha contra o desperdício de água lançado pela DECO.

Ouvir aqui a “À Conversa Com”

NOITES DE VERÃO PROSSEGUEM EM ELVAS

Noites_de_Vero-Praa_Repblica_1_Dia_14As Noites de Verão prosseguem na Praça da República em Elvas, e hoje têm início nas freguesias rurais do concelho.

Na Praça da República atuam “Os Populares do Cacém” e “Xumbo Torto” a partir das 21h30.

Barbacena recebe hoje uma Viagem pelo Fado com Pinto Bastos e José Gonzalez, no pavilhão ,multiusos pelas 22h00.

Na noite de ontem, quinta-feira, os presentes recordaram os festivais da canção com a atuação de Júlia Brinquete, Ana e Rui Magarreiro.

 

Ver aqui a Fotoreportagem

Portugueses marcam presença no Badasom 2013

Carlos_do_Carmo_e_Maria_BerasarteCarlos do Carmo cantou e encantou as centenas de pessoas presentes na noite de ontem, quinta-feira, no Badasom 2013.

O fadista português, que assinala este ano 5 décadas de carreira, interpretou temas como “Lisboa Menina e Moça” e “Os putos” no espetáculo que durou cerca de duas horas. Em declarações à Rádio Campo Maior, Carlos do Carmo afirmou que “gostou muito de ter escolhido esta profissão” estando a continuidade da sua carreira dependente “da sua saúde”.

Flamenco

Maria Berasarte, atuou no primeiro dia de festival, quarta-feira, e ontem voltou a subir ao palco com Carlos do Carmo. A artista espanhola, em exclusivo à Rádio Campo Maior, referiu que estas experiências “foram incríveis para uma cantora basca que descobriu o gosto pelo fado português”.

A noite de ontem contou também com a homenagem a António Silva, “O Peregrino”, o cigano de Badajoz que em 1962 ganhou o primeiro prémio de sapateado para profissionais em Jerez de la Frontera e subiu ao palco do Badasom para atuar com o grupo Extremadura – Território Flamenco

O Festival Badasom em Badajoz recebe hoje a portuguesa Carminho e Diana Navarro.

Os bilhetes para este espetáculo já se encontram esgotados.

Ver aqui Foto-Reportagem

ARRONCHES EM FESTA COM FEIRA DAS ATIVIDADES ECONÓMICAS

Arronches_-_Vistas_de_Outono_2009_431A 4ª edição da Feira das Atividades Económicas arranca hoje na vila de Arronches. No decorrer do certame há exposições, animação musical, o II Concurso do rafeiro Alentejano, animação infantil, e uma discoteca ao ar livre.

No que diz respeito ao cartaz musical marcam presença nomes como Emanuel, Banda Régis e um espetáculo de tributo aos ABBA.

A Feira decorre até domingo, dia 14.

MONFORTE: NOITES NA PRAÇA ANIMAM POPULAÇÃO

Noites-na-PracaA edição de 2013 das “Noites na Praça” decorre entre os dias 12 e 27 de julho na Praça da República, em Monforte, onde a dança, os concertos e as largadas de toiros são as principais atividades que vão ser proporcionadas.

Hoje, pelas 21:30 horas, sobe ao placo o Grupo de Jovens da Escola de Música da Sociedade Filarmónica Monfortense.

A 13 de julho, pelas 21:00 horas, atua o Grupo Folclórico Rosas de maio de Veiros, e pelas 21:30 horas, sobem ao palco as Guitarras Clássicas da “Associação Ajalentejo” do Crato.

No dia 19 de julho, pelas 21:00 horas, decorre uma demonstração de ballet e de karaté, e pelas 21:30 horas, realiza-se o concerto a cargo da Orquestra Ligeira “Novas Melodias”. A 20 de julho, pelas 21:30 horas, sobe ao palco o Grupo de Música Popular “Associação de Cantares de S. Vicente e Ventosa”.

No dia 26 de julho, a partir das 21:30 horas, vai ter lugar uma largada de toiros no Largo José Carlos Malato. Por fim, a 27 de julho, pelas 17:00 e pelas 21:30 horas, vão ter lugar mais duas largadas de toiros a decorrer no Largo José Carlos Malato.

Em paralelo vai estar patente, na Praça da República, uma mostra de artesanato de rua.

PORTALEGRE: “ALENTEJO 2015 EXPORTAR +” EM DEBATE

alentejoO NERPOR – parque de feiras e exposições de Portalegre, realiza hoje um workshop denominado “Apoio à internacionalização – Projeto Alentejo 2015 Exportar +”.

O objetivo “é aumentar o volume de negócios das exportações por parte das PME´s da região, e preparar aquelas empresas que pretendam iniciar o processo de internacionalização”, referiu Rui Perestrelo, da organização.

O projeto pretende realizar atividades de sensibilização e de informação, territorialmente desconcentradas, para identificação de empresas com potencial exportador; identificar sectores económicos com maior potencial de internacionalização (smart specialization); dinamizar acções de colaboração sectoriais para a internacionalização; identificar e caracterizar mercados internacionais de destino para os sectores económicos prioritários; elaborar e implementar Planos de Acção Sectoriais para a Internacionalização.

EXAMES NACIONAIS: MÉDIA DO EXAME DE PORTUGUÊS IGUALA PIOR RESULTADO DE SEMPRE

notas_examesA Média nacional ficou-se pelos 8,9 numa escala de 0 a 20, tal como em 2011.

O Ministério da Educação e Ciência optou por não separar os resultados dos dois exames realizados nesta 1.ª fase na sequência das perturbações geradas com a greve geral de professores.

O certo é que a média nacional divulgada nesta quinta-feira pelo MEC, que junta as duas provas, empata com o pior resultado obtido neste exame — 8,9 (numa escala de 0 a 20), obtida também em 2011.

A percentagem de negativas subiu para 55%. Ou seja, mais de metade dos alunos chumbaram no exame, o que não quer dizer que tenham reprovado à disciplina, já que o resultado destas provas apenas conta 30% para a classificação final dos alunos. Feita esta ponderação, a taxa de reprovações a Português subiu de 8% para 10%, a mesma também registada em 2011.

Recorde-se que alguns alunos não puderam fazer a prova de português na 1ª fase, a 17 de junho, devido à greve dos professores. Os alunos de quatro escolas em que se registaram protestos nesse dia também puderam repetir a prova no dia 2. No dia 17, realizaram a prova de Português 56.878 alunos; no dia 2 de Julho, compareceram 13.755. A prova de Português é obrigatória para todos os alunos do 12.º ano.

As médias dos outros exames realizados pelos alunos do 11.º e 12.º ano foram divulgadas esta quarta-feira. Os resultados de ontem confirmam um cenário de desastre, com médias negativas em 12 das 19 provas realizadas, entre elas as que são as mais concorridas deste nível de ensino.