Distrital: Campomaiorense vence Mosteirense por 1-8

MosteirenseCampomaiorense7Abril2013

O Campomaiorense venceu por 1-8 o Mosteirense, em jogo a contar para a 24ª jornada do Campeonato Sénior da Associação de Futebol de Portalegre,m disputado esta tarde no concelho de Arronches (foto ao lado).

Os “galgos” venciam por 0-5 ao intervalo e os golos campomaiorenses foram marcados por Jorginho (2, 21, 47 e 76 minutos), Eduardo (28 e 87 minutos), Fernando Toscano (36) e Eleutério (33 minutos, na própria baliza). O golo mosteirense foi de Rosado (67 minutos).

Resultados: Mosteirense, 1 – Campomaiorense, 8; Fronteirense, 2 – Esperença 0; Santa Eulalia, 0 – Condestavel, 3; Santo Amaro, 5 – Montargilense, 0; Gafetense, 2- Alpalhoense, 1; Portus Alacer, 0 – Crato, 5; e Gavionenses, 2 – Terrugem, 0. Nesta ronda, folgou o Elvas.

Classificação: 1º Crato 57 pontos, 2º “O Elvas 56, 3º Campomaiorense 51, 4º Santo Amaro 47, 5º Gavionenses 44, 6º Gafetense 38, 7º Condestável 34, 8º Fronteirense 32, 9º Santa Eulália 25, 10º Portus Alacer 23, 11º Mosteirense 21, 12º Montargilense 20, 13º Alpalhoense 19, 14º Esperança 12 e 15º Terrugem 5 pontos.

Futebol Distrital: Campomaiorense joga em Mosteiros

campomaiorenseO Campomaiorense joga hoje em Mosteiros, na 24ª jornada do campeonato distrital sénior de Portalegre, numa ronda em que “O Elvas” folga.

De ontem vem a derrota por 3 a 0 do Santa Eulália frente ao Condestável e a vitória do Fronteirense por 2 a 0 frente ao Esperança.

Para hoje, domingo, sobram os restantes cinco jogos: Mosteirense – Campomaiorense, Gavionenses – Terrugem, Portus Alacer – Crato (nos Assentos, em Portalegre), Gafetense – Alpalhoense e Santo Amaro – Montargilense.

A Rádio Campo Maior vai acompanhar a deslocação dos “galgos” a Mosteiros, num espaço de desporto entre as 15 e as 18.30 horas de domingo. Com a entrada em vigor do horário de Verão, todas as partidas começam às 16 horas.

Malha: José Branca venceu em S. Vicente

Malha_S._Vicente_2013José Branca, de São Brás e São Lourenço, venceu a oitava jornada do 18º Torneio da Malha do Concelho de Elvas, ontem, em São Vicente, junto ao Pavilhão Multiusos. Em segundo lugar ficou Januário Rangém e em terceiro Luís Branca.

Nas senhoras venceu Ilda Bico, em segundo lugar Mariana Teixeira e em terceiro Jesus Diogo. No escalão de Sub-13 venceu Telmo Caiola, seguido de Marcos Caiola e Luís Belchior. Nos veteranos venceu Alfredo Conceição, seguido de António Pirota e Manuel Arraia.

Depois de disputadas oito jornadas deste torneio José Branca está na liderança com 44 derrubes, nas senhoras lidera Mariana Teixeira (20 derrubes), nos Sub-13 Luís Belchior (20 derrubes) e nos veteranos Alfredo Conceição (45 derrubes).

A nona jornada deste torneio é no sábado, 13 de Abril, às 14.30 horas, na freguesia de Alcáçova, na Belhó/Raposeira, junto ao Centro de Convívio. O torneio encerra a 25 de Abril, de manhã, na Praça da República, em Elvas.

Alandroal: Município apresenta celebrações do foral

apresentao_forais_1A Câmara Municipal de Alandroal apresenta hoje o programa das comemorações dos 500 anos dos Forais Manuelinos de Juromenha, Terena e Alandroal. A Festa da Boa Nova, em Terena, será o palco para esta cerimónia.

As Comemorações dos 500 Anos dos Forais Manuelinos de Juromenha, Terena e Alandroal vão decorrer até Janeiro de 2016, sendo que os principais eventos irão acontecer entre Outubro de 2014 e Outubro de 2015. O restauro dos forais originais, o lançamento de uma edição “fac simile” conjunta dos 3 forais, conferências e exposições sobre o tema, são algumas das actividades que fazem parte do programa das comemorações.

Dia Mundial da Saúde assinala-se hoje

OlhosO Dia Mundial da saúde assinala-se no próximo hoje.

A propósito deste tema conversámos com a médica Isabel Prieto, da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia. Fomos conhecer alguns dos mandamentos para ter uma boa saúde ocular.

1 – Alimentação equilibrada e exercício físico

Uma alimentação equilibrada aliada à prática de exercício físico contribuem para a saúde dos olhos. Isto porque doenças relacionadas com a alimentação e o estilo de vida, como a hipertensão e a diabetes tipo II, podem comprometer seriamente a saúde dos nossos olhos. A retinopatia diabética, por exemplo, continua a ser uma importante causa de cegueira em Portugal.

2 – Repouso ocular

Quando realizamos tarefas que exigem esforço visual ao perto, como a leitura ou a utilização de computadores e monitores, deveremos fazer intervalos regulares para que possa de novo haver um normal reflexo do pestanejo. Este está diminuído durante o estado de concentração aplicado à realização de tarefas de perto. A posição dos ecrãs do computador e da televisão deve ser corrigida de forma a evitar os reflexos. Os olhos devem estar num plano ligeiramente acima do centro do monitor do computador e a uma distância da televisão equivalente a cinco vezes a largura do ecrã.

3 – Óculos de Sol

Os olhos devem ser protegidos com óculos de sol durante todo o ano. As lentes não precisam de ser escuras, mas devem conter filtros para os raios UV. Quem usa óculos escuros mas sem filtros para raios UV está tão exposto aos efeitos nocivos da luz solar como quem não os usa. É importante lembrar que a luz solar está na origem de patologias graves como sejam a catarata e degenerescência macular ligada à idade.

5 – Cuidados na infância

Cerca de 20% das crianças em idade escolar têm algum défice da função visual capaz de interferir com o rendimento escolar. A deteção precoce dos problemas visuais das crianças através de rastreios deverá começar a partir dos 2/4 anos. Dores de cabeça, olhos vermelhos, inchados ou lacrimejantes, estrabismo e fotofobia (dificuldade em suportar a luz) são sintomas que não podem ser ignorados e devem levar os pais a procurar um oftalmologista.

6 – Alergias

A conjuntivite alérgica, que atinge uma percentagem significativa da população portuguesa, em especial a camada mais jovem, é uma doença inflamatória da superfície ocular externa que se manifesta através de prurido, sensação de ardor nos olhos, lacrimejo, olhos vermelhos, fotofobia e edema (inchaço) da conjuntiva e das pálpebras. Para tratar a conjuntivite alérgica são utilizados anti-histamínicos e ou corticosteróides tópicos (sempre recomendados pelo oftalmologista). Mas, tal como acontece com outras manifestações alérgicas, deve prevenir-se o desencadear ou o agravamento evitando a exposição aos alergénios.

7 – Hidratação ocular

A síndrome vulgarmente chamada de “olho seco”, é uma patologia inflamatória que atinge 10-20% da população adulta. Desconforto ocular, ardor, sensação de corpo estranho e olho vermelho são alguns dos sintomas de alerta para esta e outras formas de inflamação ocular. O tratamento é sintomático, devendo ser utilizadas substâncias lubrificantes denominadas lágrimas artificiais.

8 – Proteção ocular na prática desportiva

As lesões oculares que ocorrem durante alguns tipos de desporto podem ser graves e comprometer a qualidade da visão. Tem sido demonstrado que o uso de protetores oculares atualmente disponíveis reduz o risco de lesão ocular em, pelo menos, 90 por cento.

9 – Cuidados depois dos 40

Depois dos 40 anos os cuidados com a visão devem redobrar-se e a visita ao oftalmologista deve ser feita pelo menos de dois em dois anos, numa consulta que deve incluir observação do cristalino e da retina, medição da tensão ocular (caso seja elevada podemos estar perante um caso de glaucoma), e verificar se há necessidade de correção de ametropias (uso de óculos com graduação).

10 – Em caso de dúvida consulte o seu oftalmologista

Os oftalmologistas são os especialistas médicos mais habilitados para diagnosticar e tratar as doenças dos olhos. Se notar alguma alteração na sua visão, procure um oftalmologista.