Alandroal: IV Edição da Mostra Gastronómica do Peixe do Rio até 10 de Março

AF_CartazA IV Edição da Mostra Gastronómica do Peixe do Rio realiza-se no Município de Alandroal a partir de hoje e até ao dia 10 de Março.

“Uma Iniciativa que aposta na promoção da tradição gastronómica do concelho ligada ao peixe do rio” segundo João Grilo Presidente na Autarquia, e que, associada à inovação que as novas espécies que o Alqueva trouxe para a região e à criatividade dos restaurantes locais, tem permitido projectar o Alandroal como um destino gastronómico de eleição.

Entre os dias 1 e 10 de Março de 2013, em todos os restaurantes, cafés e “tascas” aderentes, vai ser possível saborear o “peixe frito” e a “caldeta de barbo”, mas também a carpa, o lúcio-perca e o sável, em receitas variadas e surpreendentes.

Para esta IV edição da Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, o Município aposta na instalação de um “Welcome Center” no centro da vila de Alandroal, na Praça da República, onde os visitantes poderão encontrar toda a informação sobre a Mostra e sobre os produtos regionais do concelho, e onde se irão realizar workshops de culinária, momentos de degustação de produtos e de animação associada à cultura local.

Roteiros gastronómicos pelos estabelecimentos aderentes, “A Hora do Petisco”, a inauguração de um novo percurso pedestre “Nas Margens do Alqueva”, a realização de mercados de produtos regionais aos sábados, um concurso de pesca e um concurso de poesia de popular, com o peixe do rio como mote, são outros motivos de interesse para passar pelo concelho de Alandroal ao longo destes dez dias.

Luis Mourão, Chef Executivo da cozinha do restaurante “Divinus”, do Convento do Espinheiro, é convidado nesta edição a trazer ao Alandroal a sua interpretação do peixe do rio. A merecer destaque está também a realização da tradicional “Caldeta para Todos”, que este ano se realiza junto à aldeia de Rosário, nas margens de Alqueva, e irá encerrar esta IV Mostra do Peixe do Rio do Concelho de Alandroal.

O município aposta ainda na promoção do evento em dois importantes certames que coincidem com o primeiro fim-de-semana da mostra, a Bolsa de Turismo de Lisboa, de 27 de Fevereiro a 3 de Março, onde já esteve presente no ano passado integrado no stand da Entidade Regional de Turismo, e a “Feria del Toro de Olivença”, de 28 de Fevereiro a 03 de Março, onde estará presente pela primeira vez.

 

CAMPO MAIOR: “EMPREENDER SEM FRONTEIRAS” HOJE NA ENOVE+

_DSC4305“Empreender sem Fronteiras”, é o tema hoje em debate, na  5ª edição da ENOVE+ – Feira de Emprego e Empreendedorismo, que está a decorrer em Campo Maior.

Adriano Pedro, docente no Instituto Politécnico de Portalegre refere que “neste debate pretende-se que a questão vá alél fronteiras e por isso vão estar presentes entidades portuguesas e espanholas”.

O debate tem inicio pelas 15 horas, no auditório do Hotel Santa Beatriz e conta com a presença do Director Regional de Economia do Alentejo, João Filipe de Jesus, Ignacio Sánchez Amor, deputado no congresso de Deputados e António Costa Dieb, Presidente da CCDR Alentejo.

CAMPEONATO REGIONAL DE FUNDO EM REMO REGRESSA A AVIS

avisEste domingo, dia 3, as águas da Albufeira do Maranhão vão voltar areceber o Campeonato Regional de Fundo em Remo, organizado pela Associação deRemo de Setúbal.

A competição, disputada nas categorias de Juniores e Seniores, irá envolver mais deuma centena de atletas de ambos os sexos, inscritos na Federação Portuguesa deRemo, que irão deslocar-se a Avis em representação de 7 clubes dos Distritos deLisboa, de Setúbal e de Faro.

As provas, a realizar por conta desta grande jornada desportiva, desenrolar-se-ão, apartir das 10h00, em barcos curtos (double-scull), para o escalão mais jovem, e abordo de barcos longos (quadri-scull e shell de quatro) para tripulantes maisexperientes e prontos para o “ataque” na distância de 4000 metros.A participação neste cenário desportivo, a decorrer no Complexo do Clube Náutico, étambém extensiva aos clubes que irão tomar parte nas Regatas Complementares,destinadas à captação e formação de novos valores, nomeadamente o Grupo deRemo do Desporto Escolar de Avis que integra jovens remadores no seu primeiro anode prática competitiva.

No final, serão agraciados, com medalhas, os atletas que alcançarem o primeiro lugarem cada uma das regatas, em cerimónia a realizar no Clube Náutico, após a jornada desportiva.