Distrital: “O Elvas” e Campomaiorense jogam no domingo

Bola_1“O Elvas” e o Campomaiorense jogam no domingo, dia 9, às 15 horas, na décima jornada do campeonato distrital de seniores: o Clube Alentejano de Desportos recebe o Montargilense e os “galgos” jogam no campo do Gafetense. Estes dois confrontos são acompanhados em direto pela Rádio ELVAS, em emissão desportiva especial, entre as 14 e as 18.30 horas.  

Para sábado, 8 de dezembro, às três da tarde, estão marcados dois encontros: Santa Eulália – Terrugem e Fronteirense – Crato. No domingo, além das partidas de Elvas e Gáfete, há mais três: Santo Amaro – Alpalhoense, Mosteirense – Esperança e Portus Alacer – Condestável (nos Assentos, em Portalegre). O Gavionenses folga nesta ronda. 

 

BONECOS DE SANTO ALEIXO SEM FINANCIAMENTO PARA ATUAR

bonecosO CENDREV – Centro Dramático de Évora cancelou os espetáculos dos conhecidos Bonecos de Santo Aleixo.

José Russo, diretor do CENDREV, assegura que “não há condições” para garantir os salários aos trabalhadores devido aos cortes nos apoios à cultura por parte do Governo e da Câmara Municipal de Évora.

“O CENDREV era para ter recebido 315 mil euros de apoio do Estado e só recebeu 195 mil (…) a Câmara de Évora não faz pagamentos desde o segundo semestre de 2009”, especificou.

Apesar da paragem nos espetáculos, José russo, garante que não será o fim dos Bonecos de Santo Aleixo.

“Trata-se apenas de um alerta para a situação precária em que nos encontramos. Os Bonecos fazem parte da nossa cultura, jamais irão desaparecer. Já estamos a programar a bienal de marionetas de 2013, embora sem sabermos como é que a vamos conseguir fazer”.

Ouvir aqui José Russo

Assim, as apresentações dos Bonecos de Santo Aleixo, previstas para o Teatro Garcia de Resende , em Évora de 11 a 16 de dezembro estão canceladas.

IPSS ENFRENTAM CRISE E APELAM AO VOLUNTARIADO

SolidariedadeAs Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) estão a atravessar dificuldades financeiras à semelhança de outros organismos no nosso país.

João Carlos Laranjo, Diretor Distrital da Segurança Social de Portalegre, referiu à Rádio ELVAS que para além da crise económica há também uma crise de valores que é necessária combater.

A Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – APPACDM de Elvas, tem vindo a sentir as dificuldades e restrições orçamentais.

António Escarduça, presidente da APPACDM de Elvas, alertou para uma subida na ordem dos 60 por cento nas despesas daquela instituição.

António Escarduça, referiu que as institiuições particulares de solidariedade social não podem viver apenas do trabalho que é pago, advertindo que são necessários mais voluntários para este tipo de atividades.