Portalegre: Temporada de Fado tem hoje inicio

Bil_MalanhoA “Asociación Juventudes Musicales de Los Santos de Maimona” organiza, hoje, em colaboração com o Ayuntamiento de Los Santos de Maimona, o primeiro concerto da temporada de Fados Portugueses, às 20:30 h, na Sala dos Atos da Casa da Cultura.

Ao todo irão participar cinco fadistas de Portalegre, entre os quais Bil Malanho e Paula Cruz. Os fadistas irão proporcionar ao Povo da Extremadura espanhola, um repertório variado repertório de música tradicional portuguesa, com o objetivo de fomentar o intercâmbio cultural e artístico entre os territórios de Extremadura e Portugal, e de continuar a trabalhar na difusão e fomento da música nesta região raiana da Península Ibérica.

Este concerto pertence ao MICROPROJECTO: IAICAM (INTERCAMBIO EN LAS ÁREAS DE INFLUENCIA DE LOS EIs DE LA CULTURA Y EL ARTE DE LA MUSICA), dentro do “Projeto Fénix-Riep”: Rede Transfronteiriça de Inovação Económica centrada nas Pessoas e lançado pelo Ayuntamiento de Los Santos de Maimona.

Turismo: Ceia da Silva reeleito

CeiaSilvaObservatorioAntónio Ceia da Silva (na foto) foi reeleito por unanimidade Presidente da Direcção da Turismo do Alentejo, ERT.

Os destinos do turismo do Alentejo continuam assim a ser conduzidos pela equipa liderada por António Ceia da Silva que avança assim para um segundo mandato.
No mesmo ato eleitoral foi ainda eleita a mesa da Assembleia Geral da Turismo do Alentejo, a qual continua a ser presidida por João Basto, responsável máximo da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA).

Campo Maior: Baile Solidário

Baile_solidrioO Município de Campo Maior promove hoje dia 23 de novembro, um Baile Solidário inserido no Projeto Campo Maior Solidário, pelas 21h30 nas instalações do Centro Comunitário de Campo Maior.

Sob o lema “Seja solidário a Dançar”, os parceiros deste projeto  social convidam todos os campomaiorenses a participar e contribuir com um bem alimentar ou de higiene pessoal para a Loja Social. 

A iniciativa pretende que com a ajuda de todos, seja possivel reforçar o Projeto Campo Maior Solidário

Os produtos de maior necessidade são o leite, azeite, óleo, gel de banho, sabonete, champô.

O baile vai contar com a animação musical de Luís Corta-Ventos.

Hospital de Elvas continua a prestar cuidados aos utentes da região

HospitalElvas

O despacho emitido pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) não vai, para já, entrar em vigor. O documento determinava a impossibilidade do Hospital de Santa Luzia em Elvas, poder prestar serviços a residentes fora da sua área de influência.

Ontem, quinta-feira dia 22, em reunião de autarcas com a ARS do Alentejo e ULSNA, ficou garantido que tudo irá continuar como está, ou seja, o Hospital de Elvas irá continuar a servir os utentes da região. José Robalo, presidente do conselho de administração da ARS (Administração Regional de Saúde) do Alentejo, resumiu o encontro com os autarcas, referindo que não há motivo de preocupação para as populações.

À Rádio ELVAS, a administração da ULSNA, presente na reunião, recusou prestar declarações sobre o tema. José Rondão Almeida, presidente da câmara de Elvas, deixou o seu comentário a pós a reunião, revelando-se satisfeito com a força dos autarcas, mas alertando que estará “atento ao desenrolar dos acontecimentos”.

Armando Varela, presidente da CIMAA (Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo), frisou a força dos autarcas no “volte face” desta situação e tranquilizou os utentes, pois “tudo fica como estava”. Isabel Raminhas, vereadora da câmara de Campo Maior,  fez o balanço positivo da mesma.

Ouvir aqui depoimentos

Os autarcas das câmaras municipais da região reuniram ontem, em Évora, com o presidente do conselho de administração da ARS do Alentejo e o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).

O tema em análise foi o despacho da ULSNA, que determina a impossibilidade do Hospital de Santa Luzia, em Elvas, poder prestar serviços a residentes fora da sua área de influência. Despacho esse, que após a reunião, ficou sem efeito. 

De acordo com o referido despacho, os custos com os medicamentos serem demasiadamente elevados, onde sugerem que sejam impedidos de tratar, doentes que não são da sua responsabilidade.

Campo Maior: Sessão de Orçamento Participativo

oramento_participativoO Munícipio de Campo Maior desenvolveu ontem, dia 22 de novembro, uma sessão de Orçamento Participativo com a população no Centro Cultural de Campo Maior.

Ricardo Pinheiro, presidente da autarquia local, fez o balanço do encontro de ontem com a população, e mostrou-se satisfeito com o facto da população se preocupar com questão imateriais.

Segundo o presidente, “o orçamento de 2013 da Câmara Municipal de Campo Maior vai ser notado numa série de pacotes sociais”.

Ouvir aqui Ricardo Pinheiro