Festival de balões de ar quente levanta voo em Elvas este sábado

baloesElvas vai receber a 16ª edição do festival Internacional de Balões de Ar Quente, entre 10 e 18 de novembro.

Elsa Grilo, vereadora no município de Elvas, explicou que este festival está integrado nas comemorações da cidade como Património Mundial e constitui uma forma “inovadora” de promover o concelho.

Para a noite deste sábado, entre as 20 e as 22 horas, junto ao fosso de muralhas do Hotel São João de Deus, terá lugar uma night glow, na qual ser possivel apreciar os 50 balões participantes.

Os voos são gratuitos e o primeiro está marcado para as 7.30 do próximo domingo, dia 11.

Ouvir aqui Elsa Grilo

A organização estima que aos céus da cidade subam mais de 50 balões, num total de aproximadamente 900 pessoas transportadas no total dos dias.

Os 50 pilotos de balões de ar quente são oriundos de vários países europeus, Brasil e África do sul.

CGTP-IN: greve geral de dia 14 apresentada hoje em Elvas

cgtp“Combater a exploração e o empobrecimento por um Portugal com futuro” é o lema da greve geral, marcada pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN), para o próximo dia 14, quarta-feira.

No entanto, esta greve assume-se, em especial na zona transfronteiriça luso-espanhola, como “um dia histórico” pois, pela primeira vez, “a greve geral ocorre em Portugal e Espanha”, referiu Diogo Serra, coordenador da União dos Sindicatos do Norte Alentejano, na conferência de Imprensa, na manhã de sexta-feira dia 9, na Casa Sindical de Elvas.

“Pela primeira vez, os trabalhadores de Portugal e Espanha estão unidos em luta com os mesmo objectivos. Em Portugal e em Espanha a greve geral assume um combate em defesa da democracia e do poder local”, segundo o mesmo responsável.

Julián Carretero, secretário-geral das Comisiones Obreras da Estremadura espanhola, e cordenador desta greve em Espanha, referiu que esta “esta greve de solidariedade destina-se aos 167 mil desempregados que, neste momento, se verificam na Estremadura”.

Com esta greve geral marcada para dia 14, a CGTP-IN reivindica, sobretudo, o aumento dos salários e a actualização imediata do Salário Minimo Nacional para 515 euros, bem como a melhoria dos serviços públicos e a defesa das funções sociais do Estado.

Reguengos: “Até à Lua Nova” é hoje apresentado

Luis_Filipe_MarcoO livro “Até à Lua Nova”, de Luís Filipe Marcão, vai ser apresentado hoje, dia 9 de Novembro, às 21 horas, no salão nobre nos Paços do Município de Reguengos de Monsaraz.

“Até à Lua Nova” é um conjunto de estórias que tem o Alentejo como cenário e que constitui a sua primeira publicação em prosa. O autor conta estórias como “O milagre de Natal”, “O piquenique de segunda?feira de festa”, “Os lenços de seda” e “O avô”, entre outras.

Um leque de narrativas em forma de contos onde surge com naturalidade e realismo um Alentejo povoado de personagens como o rico lavrador Jerónimo do Rosário Safão, o pequeno grande Ilídio, a revolucionária Carlota, o Ramiro, o Dr. Nava, o Luís, a Rosa, o Valentim e outros que cativam o leitor até à última página. O livro foi editado pelas Edições Ecopy e integra a coleção Prosadores Contemporâneos.

Natural de Reguengos de Monsaraz, Luís Filipe Marcão começou em 1972 a divulgar os seus primeiros versos em jornais regio­nais. O autor publicou quatro livros de poesia, nomeadamente “Poemas sem algemas” (1984), “Mísseis da paz” (1986), “Do silêncio ao biombo das palavras” (1993) e “Uma gaivota que debica a madrugada” (2001).

 

Luís Filipe Marcão alcançou alguns prémios em iniciativas culturais, como em 1984 quando recebeu três menções honrosas nos “Encontros de Poesia de Vila Viçosa”. Os trabalhos “Varanda do Alqueva”, “Hino ao Alentejo” e, mais recentemente, “Ao Cair da Tarde”, são canta­dos e foram editados em CD pelo Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.