Vaivém Oceanário chega a Campo Maior

VAIVEM_CARTAZ_CAMPOMAIORO Município de Campo Maior vai receber entre os dias 30 de Outubro e 3 de Novembro o VAIVÉM OCEANÁRIO.

A autarquia de Campo Maior abraçou este projecto uma vez que é uma iniciativa vocacionada para toda a população onde poderão participar em workshops sobre seres marinhos, onde serão revelados pormenores da vida destes seres que habitam nas profundezas do oceano.

O Vaivém Oceanário vai estar junto ao Jardim Municipal com actividades direccionadas para as escolas e também para o público em geral. As ações de educação ambiental consciencializam para a necessidade urgente de uma mudança de atitude, visando a conservação e a sustentabilidade dos recursos. Os educadores e professores são os principais aliados do Oceanário na educação ambiental de crianças e jovens. Estas ações, integradas no projeto Vaivém Oceanário, são de acesso livre e gratuito.

Só 4 municípios alentejanos aprovam agregação de freguesias

MapaPortugalQuatro dos 47 municipios alentejanos aprovaram propostas de fusão, agregação ou extinção de freguesias, enquadradas na reorganização administrativa do território. São eles os municípios de Elvas, Vila Viçosa, Odemira e Almodôvar.

No municipio elvense as alterações passam pela fusão de duas das quatro freguesias da cidade, “ a freguesia de Caia e São Pedro junta-se á freguesia de Alcáçova e a freguesia Assunção com a freguesia da Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso”, segundo Nuno Mocinha, vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas. O vice-presidente refere ainda que “a posição da autarquia vai de encontro aos interesses dos municipes garantindo que os funcionários e serviços vão manter-se”.

“As juntas de freguesia de São Bartolomeu e Conceição, em Vila Viçosa, Distrito de Évora, vão juntar-se numa só. Uma medida que é justificada pela falta de habitantes da freguesia de São Bartolomeu”, segundo Luis Caldeirinha Roma, presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa. Esta agregação vai permitir um acréscimo de 15% na dotação da nova freguesia.

No caso do municipio de Almodôvar a proposta passa pela “agregação de duas freguesias” segundo João Palma, vice presidente da autaqruia local. Também o executivo camarário de Almodôvar garante “a continuação dos serviços nas freguesias que forem agregadas”.

Em Odemira, o concelho deverá passar de 17 para 13 freguesias, através da agregação de nove freguesias, que darão origem a quatro. A Rádio Campo Maior tentou contactar o presidente da Câmara Municipal de Odemira, mas até ao momento não foi possivel.