Embaixadores de Malta visitaram Elvas – Cidade Património Mundial

Malta1Os Embaixadores de Malta visitaram este sábado, 15 de setembro, a cidade de Elvas, no âmbito da sua classificação como Património Mundial.

Joseph Filletti (na foto à esquerda), embaixador não residente de Malta, iniciou hoje a sua visita a Portugal. “Tenho muito gosto em iniciar a minha visita ao vosso país aqui na histórica cidade de Elvas”. Filletti destacou a semelhança existente entre as fortificações de Elvas e as existentes na ilha de Malta.

Ray Bondin (na foto à direita), embaixador de Malta em Portugal e encarregado de Negócios da UNESCO em Portugal, lembrou a importância desta classificação e revelou-se esperançado que a partir de agora “Elvas seja mais conhecida em todo o mundo”.

O mesmo responsável assegurou que a classificação é “uma grande honra para a cidade e para o país”.

Ouvir aqui Reportagem

Ver aqui Fotoreportagem

José Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas (na foto ao meio), recordou que desde a classificação, a 30 de junho, a visita dos dois embaixadores de Malta é a primeira a nível oficial de entidades importantes. O autarca lamentou que as entidades portuguesas ainda não tenham visitado Elvas após esta relevante classificação.

Rondão Almeida desafiou ainda os embaixadores a criarem uma “irmandade”, tendo em conta as semelhanças existentes, a nível de fortificações, entre Elvas e Malta.

Património Mundial: Elvas recebe visita de Embaixadores de Malta

ElvasElvas recebe hoje a visita de individualidades internacionais, no âmbito da sua classificação como Património Mundial. 

Este sábado a cidade é visitada por dois Embaixadores de Malta.

Os embaixadores são recebidos às 11 da manhã na Câmara Municipal de Elvas. A visita incluí passagens pelo pelo Posto de Turismo de Elvas, Sé, Igreja de Nossa Senhora dos Aflitos, Castelo, Miradouro, Aqueduto, Forte de Santa Luzia, Igreja do salvador e Biblioteca.

Os embaixadores terminam a visita a Elvas, cidade Património Mundial, na Igreja de São Domingos, pelas 16 horas.

Entre 19 e 21 de setembro é a vez de três especialistas coreanos em fortificações tomarem contacto com o património elvense

Portalegre recebe manifestação “Anti-Troika”

TroikaÀ semelhança do que acontece hoje na capital do país, também para a cidade de Portalegre está marcada uma manifestação promovida por cidadãos que pretendem mostrar o seu desagrado e discordância para com as recentes medidas de austeridade anunciadas pelo governo.

“Que se Lixe a Troika! Queremos as nossas Vidas” é este o lema da concentração, marcada para as 17 horas, na Praça da República.

Isabel Brasinha, uma das promotoras da manifestação, referiu que estão confirmadas “mais de 300 presenças”, através das redes sociais.

Motards de Portalegre doam sangue

RecolhaSangueCampoMaior1Hoje vai realizar-se habitual colheita de sangue feita em parceria com o Grupo Motard Novo Milénio de Portalegre (nas instalações da nova sede do Grupo).

Esta é já a 14.ª dádiva da história do Grupo e vai ter um condimento muito especial: É que nesta data os Motards vão inaugurar a nova sede sita no antigo Kartódromo de Portalegre, junto ao Campo da Feira.

A 29 de Setembro tem lugar outra colheita, desta feita no quartel dos Bombeiros de Sousel.

Desemprego: Portugal com maior subida desde 2009

desempregoEm Agosto, os centros de emprego acolhiam 673.421 desempregados, um novo valor recorde.

O “Diário Económico” fez as contas e constatou que a última vez que o número de inscritos atingiu um valor máximo foi em Março deste ano, com mais de 661 mil desempregados.

De acordo com os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o total de inscritos aumentou 26,3% face ao período homólogo.

É preciso recuar a Novembro de 2009 para encontrar um crescimento mais elevado. Em comparação mensal, a subida é de 2,8%.

Campo Maior: Liga dos Combatentes visita Olivença e Elvas

LigaCampo_MaiorO Núcleo da liga de combatentes de Campo Maior vai promover hoje, 15 de setembro, um passeio a Olivença e ao museu Militar de Elvas.

Uma iniciativa que contém uma carga histórica, como referiu à Rádio Campo Maior, o Major Silveirinha presidente do Núcleo da Liga de Combatentes de Campo Maior.

 Após as visitas os participantes almoçam em Elvas.