Évora: Galeria da Casa de Burgos debate tema dos Bonecos de Estremoz

BonecosEstremozA Conferência “Os Bonecos de Estremoz no contexto da imaginária setecentista em Portugal” realiza-se, hoje, na Galeria da Casa de Burgos, em Évora.

A iniciativa terá como oradora Ana Duarte Rodrigues. Doutorada em História da Arte, Ana Duarte Rodrigues é investigadora do CHAIA/Universidade de Évora e do IHA e CHAM da FCSH, faculdade onde é também docente.

A Direção Regional de Cultura do Alentejo organiza esta iniciativa no âmbito da exposição “Bonecos de Estremoz – Devoção e Festa”, centrando-se a conferência em questão na imaginária devocional em Portugal durante a Idade Moderna, sendo que as especificidades desta, ao nível da produção, dos materiais e dos temas iconográficos conferem-lhe uma identidade própria no seio da produção escultórica.

Será com este grupo de esculturas que os Bonecos de Estremoz, apesar do seu caráter de exclusividade, apresentam algumas semelhanças, pois deverá ter sido a imaginária de Estremoz e redondezas a sua fonte de inspiração.

Avis: Equipa de remo da Grã-Bretanha prepara Jogos Olímpicos na Albufeira do Maranhão

AvisA seleção olímpica de remo da Grã-Bretanha encontra-se na Albufeira do Maranhão para a fase final de preparação para os Jogos Olímpicos de Londres, que decorrem de 27 de Julho a 12 de Agosto.

A comitiva britânica, que é composta por 43 elementos, entre atletas e equipa técnica, permanecerá em Avis até 23 de Julho, naquele que é um período determinante na preparação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

A equipa de remo britânica encontra-se entre as mais prestigiadas da modalidade, sendo apontada como a favorita à conquista das medalhas que estarão em disputa, de 28 de Julho a 4 de Agosto, período em que se realizam a provas de remo no Lago Dorney, em Eton.

O remo é, de facto, a modalidade olímpica mais mediática na Grã-Bretanha e aquela que mais medalhas tem conquistado para o país, que conta no seu palmarés olímpico com 24 medalhas de ouro, 20 de prata e 10 de bronze, sendo mesmo a única modalidade em que o país conquistou sempre o ouro em todas as edições dos Jogos Olímpicos desde 1984.

A seleção de remo britânica é liderada pelo treinador alemão Jürgen Gröbler, que desde 1990 levou os remadores britânicos à conquista de 16 medalhas de ouro olímpicas, feito nunca alcançado por nenhum outro treinador da modalidade. Destaca-se também a presença em Avis do shell de 4 campeão olímpico desde 2000, que se prepara para revalidar o título, bem como do shell de 8 que não consegue vencer desde os Jogos Olímpicos de Sidney. Da tripulação do shell de 8 faz parte Greg Searle, campeão olímpico em Barcelona, em 1992 e que aos 40 anos, se prepara a reconquistar o título.

Ao longo do período de estágio, sobretudo durante o período da manhã, o Complexo do Clube Náutico de Avis será o local ideal para quem quiser acompanhar o treino destes atletas de alta competição, sendo que os treinos competitivos poderão deixar antever as disputas que terão lugar durante os Jogos Olímpicos.

Portalegre: Bairro do Atalaião em protesto contra a falta de médico

ext_atalaiaoA comissão de utentes do Bairro do Atalaião está a mobilizar a população, residente neste bairro da cidade de Portalegre, para um protesto contra a falta de médico.

O protesto agendado para as 14:00h de hoje pretende, demonstrar os inúmeros constrangimentos que a falta de médico está a causar aos cerca de 300 utentes desta extensão de saúde, na sua maioria idosos.

Portalegre: Exposição “Uma Luz diferente” inaugurada hoje

Exposiao12JulhoA Galeria de Exposições do Castelo de Portalegre recebe hoje a inauguração da Exposição de Pintura ”Uma Luz Diferente” de Roger Oakes. A mostra estará patente até 31 de Agosto de Terça-Feira a Domingo das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00 com entrada gratuita.

“Uma Luz Diferente” expõe 20 obras onde o autor faz transparecer as suas vivências e onde nos mostra a luz, a paisagem, as pessoas, a vida selvagem e a cultura de dois países díspares, onde viveu e vive, respectivamente: Reino Unido e Portugal.

Com a sua exposição o artista pretende que o público veja “Uma Luz Diferente” e que se prenda com os pormenores e a exuberância destes dois países através das suas pinceladas rápidas, intensas e com cores harmoniosas e inigualáveis, que produzem pinturas, por vezes fortes, por vezes puras e delicadas.