Castelo de Vide: Antiga Casa dos Magistrados em Leilão

casa_dos_magistradosO imóvel mais caro que a Direção Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) colocou hoje em hasta pública, com uma base de licitação de 205 mil euros, ficou por vender, não comparecendo ao leilão nenhum interessado.

A antiga Casa dos Magistrados foi a leilão com uma base de licitação de 205 mil euros, estando este prédio urbano situado na Rua Luís de Camões, na freguesia de São João Batista, em Castelo de Vide.

Considerado um prédio “devoluto”, a antiga Casa dos Magistrados é composta por duas habitações iguais de rés do chão e 1.º andar com superfície coberta de 250 metros quadrados e logradouro de 1050 metros quadrados.

O processo da venda do imóvel vai agora ser novamente reencaminhado para a DGTF, em Lisboa, desconhecendo-se ainda a nova data para a sua venda.

Fundação Eugénio de Almeida promove Ciclo de Workshops

imagesNo próximo dia 22, a Fundação Eugénio de Almeida realiza um workshop subordinado ao tema “Estratégia, Empreendedorismo e Inovação Social”.

A iniciativa decorre no Fórum Eugénio de Almeida e insere-se no Ciclo de Workshops “Empreendedorismo e Inovação Social nas Organizações do Terceiro Setor”. O objectivo é dotar as organizações do Terceiro Setor de soluções que as ajudem a incorporar iniciativas de inovação na sua estratégia, a fomentar a criatividade e inovação nos seus processos e a encontrar novos serviços considerando a sua sustentabilidade, este Ciclo de workshops integra-se no plano de ação do Observatório Social do Alentejo.

O Ciclo deWorkshops “Empreendedorismo e Inovação Social nas Organizações do Terceiro Setor” decorre entre os meses de Março e Junho.

Jogos do Norte Alentejano realizam mais uma edição

JNAEstá aí mais uma edição dos Jogos do Norte Alentejano (JNA), numa iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) em parceria com com autarquias, associações, clubes, instituições de apoio à deficiência e escolas.

São várias as modalidades que integram os JNA, tais como BTT, remo, cicloturismo, caminhada, atletismo, malha, tiro ao alvo, canoagem, futebol 7, ténis de mesa, natação, badminton, ténis, hipoterapia, sueca, damas, jogos adaptados e gira-vólei. O público alvo são as crianças, jovens e idosos do distrito.

Armando Varela, presidente da CIMAA, afirmou acreditar que o evento deste ano será pautado pelo “sucesso” à semelhança de edições anteriores.

Ouvir aqui Armando Varela

Empresas do Alentejo entre as que mais pagamentos falham à banca

endividamentoAs empresas do Alentejo, da região Centro e Algarve são as que mais falham nos pagamentos à banca. Este factor, juntando a uma economia marcada por dificuldades de liquidez, niveis historicos de desemprego e uma nova onda recessiva levam a que o crédito malparado chegue a niveis historicos. No Alentejo, o crédito malparado chega já aos 6,8% ultrapassando a médio nacional que se encontra nos 6,6%.

Jorge Pais, presidente do Núcleo Empresarial da Região de Portalegre – NERPOR, analisou os dados agora divulgados e reiterou que o Alentejo precisa de “medidas de excepção” para evitar a “má fama bancária”.

Ouvir aqui Jorge Pais

No total, os bancos somavam no final do ano 7,6 mil milhões de euros de crédito malparado de empresas, mais 2,4 mil milhões do que no final de 2010.

Trata-se de um aumento expressivo que as empresas atribuem à falta de financiamento dos bancos, enquanto a banca remete para a falta de fundos próprios das empresas.

Hospitais públicos registam decréscimo no número de consultas em Janeiro

urgenciaEm Janeiro de 2012, os hospitais públicos fizeram menos 58 mil urgências. Em contrapartida, o número de consultas médicas aumentou em 43 mil. Os dados resultam da monitorização mensal da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e indicam ainda a diminuição do número de cirurgias em 1190 casos. No Distrito de Portalegre, estas alterações de resultados também se verificaram.No entanto, para Vitor Silva, Director Clínico da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano “não  podemos comparar um número com o outro”.

Ouvir aqui Vitor Silva

Vitor Silva, referiu ainda que “também o número de internamentos aumentou”, a nivel distrital.