Contas da Autarquia de 2010 Publicadas em Anuário

ContasFoi publicado esta semana o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, que apresenta uma análise económica e financeira às contas das autarquias locais, a nível nacional, para o exercício económico relativo a 2010.

Este Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses é um documento que vem sendo realizado nos últimos anos por iniciativa da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, com a colaboração do Tribunal de Contas, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Barcelos), Universidade do Minho e Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade.

Os municípios são diferenciados pelo número de habitantes, sendo categorizados por Grandes, acima de 100 mil habitantes, por Médios de 100 mil a 20 mil habitantes e Pequenos, com menos de 20 mil. Na região Alentejo, 78% dos municípios são de pequena dimensão e os restantes 22% são médios (Elvas, Portalegre e Évora).

A Rádio Campo Maior consultou o documento e apresenta alguns dados relevantes, relativos a municípios da região:

Nos municípios com maior grau de execução da receita cobrada em relação à receita prevista, Elvas surge na 14ª entre todos os municípios, sendo o terceiro na categoria de (Média dimensão) com 86,0%.

Évora (média dimensão) figura nos cinco primeiros municípios nacionais com maior diminuição do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) de 2009 para 2010, apresentando menos 364 mil euros seguido de Campo Maior (pequena dimensão) com menos 159 mil euros do que em 2009.

Campo Maior lidera a tabela dos municípios que apresentam maior peso das despesas com pessoal, nas despesas totais, em 2010, com uma percentagem de 54,5%.

No quadro dos municípios com menor passivo exigível (dívidas-endividamento total) referenciado a 2010, Elvas regista um decréscimo na ordem dos 34%, uma vez que em 2009 tinha 4 milhões 325 mil 114 euros e em 2010 passou para 2 milhões 856 mil 417 euros. Desta forma, o município de Elvas ocupa a 44ª posição no ranking dos municípios com maior diminuição do passivo exigível em 2010 em relação a 2009.

Campo Maior em 2009 apresentava um passivo de 1 milhão 731 mil 678 euros e em 2010 o mesmo está cifrado em 2 milhões 813 mil 68 euros, registando um aumento de cerca de 62%.

Évora é o município alentejano que aparece no ranking de municípios com maior passivo exigível reportados a 2010, sendo que em 2009 tinha um passivo de 69 milhões e meio e em 2010 apresentava um valor na ordem dos 68 milhões.

Quanto aos municípios com maior liquidez, referenciada a 2010, Elvas ocupa a 8ª posição nacional com 13 milhões de euros, sendo que em 2009 apresentava 9 milhões e meio de euros.

Portalegre (Média dimensão) surge na 18ª posição com uma liquidez de mais de 4 milhões em 2010. A liquidez mede a capacidade que uma entidade tem para solver os seus compromissos a curto prazo (1 ano).

No âmbito dos municípios com menor indice de dívidas a fornecedores relativamente às receitas totais recebidas em 2009, Elvas apresentava em 2009 uma percentagem de 4,7% e em 2010 diminuiu para os 1,4%.

O estudo está disponível para consulta em www.otoc.pt.

Cinema hoje em Campo Maior e Noite de Fados amanhã em Campo Maior

Agenda_Cultural_de_Maro_Campo_MaiorO Centro Cultural de Campo Maior apresenta hoje o filme de animação os “Marretas”. Um filme para assistir pelas 21:30 horas, o preço do bilhete é 3,50 euros.

Este sábado, dia 3 de Março, há Noite de Fados para ouvir no Centro Cltural de Campo Maior. Um evento organizado pelo Grupo de Finalistas dos cursos de Ciência e de Tecnologia da Escola Secundária de Campo Maior. Um espectáculo para ver a partir das 21:30 horas. O preço do bilhete é de 3,00 euros.

Wai Kit Lam expõe em Reguengos de Monsaraz

FotografaReguengosWai Kit Lam, fotógrafa e criadora de arte em vídeo e sons do quotidiano, vai apresentar entre os dias 5 e 30 de Março uma exposição na Casa Monsaraz, na vila medieval de Monsaraz.

Esta mostra integrada no cíclo de exposições Monsaraz Museu Aberto pode ser apreciada de quarta-feira a domingo entre as 10:00 e as 12:30 e das 14:00 às 17:30 horas.

A artista cria efeitos de sobreposição e justaposição de imagens com o objetivo de desenvolver um ambiente entre a realidade e a ilusão. No seu estudo da representação e da noção de identificação, Wai Kit Lam diz que “examina os papéis e as influências da ideologia que construímos de nós mesmos”.

 O trabalho que a artista visual vai desenvolver em Portugal será uma continuação das outras duas residências artísticas que realizou em Berlim e Espanha. O objetivo desta residência artística é explorar e investigar as diferenças existentes entre a sua cultura e as culturas dos outros países. O projeto que Wai Kit Lam vai desenvolver em Portugal servirá de apoio a um programa educacional que a artista pretende realizar quando regressar a Hong Kong.

Campo Maior: Exposição “VitorAlves” dia 10 de Março

VitorAlvesCampoMaiorA Associação de Artes Plásticas de Campo Maior em conjunto com o Municipio de Campo Maior, apresentam a exposição de pintura e desenho, intitulada de ” VitorAlves”.

Este evento realiza-se dia 10 de Março pelas 16:00 horas, no Centro Comunitário de Campo Maior. 

A mostra está patente até dia 31 de Março.

Cinema às Segunda e Terças no CAEP e na ESEP

Caep_FilmesSegundas e Terças-feiras é dia de Cinema em Portalegre. O Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre (CAEP) em conjunto com a Escola Superior de Educação de Portalegre (ESEP) apresentam um cartaz de cinema com filmes variados para todos os gostos.

Segundas-feiras o cinema acontece no CAEP, entre as 18:30 e 21:00 horas, e nas terças-feiras na ESEP pelas 21:00 horas. A maioria das sessões são gratuitas de forma a dinamizar esta iniciativa e o gosto pela sétima arte.

Em Março o cartaz é diversificado podendo-se a assistir a filmes nomeadamente, “Os Homens que odeiam as mulheres”, “O Confronto”, “As Vinhas da Ira”, “O Gato das Botas”, “A Ressaca – Parte II”, “O Tempo que Resta” e a “Entidade Secreta”.

Campo Maior com Acordo para Reabilitação Auditiva

Protocolo_Campo_MaiorO Clube de Saúde do Sporting Campomaiorense, a Associação Coração Delta e a empresa Widex celebraram hoje um acordo para proporcionar melhores condições de acesso a consultas e tratamentos de reabilitação auditiva.

Estes benefícios são extensíveis à popilação da vila de Campo Maior e aos colaboradores da empresa Delta Cafés.

A assinatura do acordo teve lugar no Museu do Café, em Campo Maior. Este protocolo prevê condições especiais para os portadores do cartão do idoso.

Ouvir aqui Reportagem

Campo Maior: Entidades Locais assinam Protocolo de Cooperação

Sporting_CampomaiorenseO Clube de Saúde do Sporting Clube Campomaiorense, a Associação Coração Delta e a Empresa Widex- reabilitação auditiva, realizam hoje um protocolo, pelas 10:30 horas, no Museu do Café em Campo Maior.

Este protocolo tem como finalidade o aproveitamento de sinergias entre estas três entidades com vista a melhorar os serviços de reabilitação auditiva e adaptação protética auditiva junto do consumidor final.

O clube de Saúde do Sporting Clube Campomaiorense irá contar com um espaço destinado a consultas de reabilitação auditiva realizadas pela “Widex” e destinadas ao público em geral, onde os colaboradores do Grupo Nabeiro, assim como os habitantes de Campo Maior, portadores do cartão do idoso, vão poder usufruir de condições especiais em caso de aquisição de produtos widex.Corao_Delta

Paulo Dias, representante do Sporting Clube Campomaiorense, em declarações à Rádio Campo Maior falou sobre este protocolo afirmando ser uma mais “valia” para toda a população de Campo Maior.

Ouvir aqui Paulo Dias