Europa bate recorde com a remoção de mais de 600 barragens num ano criando mais rios livres de barreiras e obstáculos

A Europa atingiu um novo recorde na recuperação dos seus ecossistemas aquáticos ao remover mais de 600 barragens, açudes e outras barreiras fluviais obsoletas em 2025. De acordo com o relatório da iniciativa Dam Removal Europe, esta ação permitiu que milhares de quilómetros de cursos de água voltassem a correr livremente, devolvendo a conectividade natural aos rios de países como a Suécia, Finlândia e Espanha. Segundo José Janela, da Quercus, a desmantelação destas antigas infraestruturas que perderam utilidade ao longo das décadas é uma tendência crescente, motivada por uma maior consciência de que rios desimpedidos são fundamentais para a saúde ambiental do continente.

A libertação das águas traz benefícios ecológicos imediatos, permitindo o retorno de peixes migradores aos locais de reprodução e a circulação natural de sedimentos que enriquecem a biodiversidade das margens. Especialistas relembram que a fragmentação dos rios foi um dos principais fatores para o declínio drástico das populações de peixes de água doce na Europa desde os anos 70. Para a Quercus, o restauro destes fluxos naturais afirma-se atualmente como uma das estratégias mais eficazes e urgentes para aumentar a resiliência dos ecossistemas face aos impactos severos das alterações climáticas.

Tudo para saber sobre o assunto com José Janela, da Quercus. O programa desta semana para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

Luís Rosinha eleito presidente do PS de Campo Maior. Anabela Carrilho lidera Mulheres Socialistas

Luís Rosinha foi eleito, na passada sexta-feira, 19 de junho, presidente da Comissão Política Concelhia de Campo Maior do Partido Socialista (PS), na sequência do ato eleitoral realizado para a renovação dos órgãos locais do PS.

Em simultâneo, Anabela Carrilho foi eleita presidente da Estrutura Concelhia das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID) de Campo Maior, assumindo a liderança da estrutura feminina socialista no concelho.

Nas redes sociais, a Comissão Política Concelhia de Campo Maior do PS deixa uma palavra de reconhecimento a Jorge Grifo, presidente cessante, pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos. Os socialistas de Campo Maior destacam o empenho, dedicação e sentido de missão demonstrados por Jorge Grifo durante o período em que esteve à frente dos destinos da concelhia, sublinhando ainda a importância da sua presença e camaradagem no futuro da estrutura partidária.

Nininho Vaz Maia, Bispo e Syro no Festival Raya 2026

A Câmara Municipal de Campo Maior já divulgou o cartaz completo da edição deste ano do Festival Raya. O evento decorre de 2 a 5 de julho, no parque de estacionamento das Piscinas Municipais, e traz até à vila raiana grandes nomes da música portuguesa e também artistas da região.

Para o primeiro dia de festival, quinta-feira, o cabeça de cartaz será Nininho Vaz Maia, contando ainda com Bluay; Funk Edition; e DJ Pekedy.

Já no dia 3 de julho a animação fica a cargo de Bispo; Cat, Phill & The Blues Dogs; Dupla Mete Cá Sets; e para encerrar a noite o DJ Pouca.

Para o penúltimo dia de festival o principal nome a subir ao palco será Syro, palco esse onde ainda se vão apresentar  Drezin’; Noninho Navarro; La Mala Noche; e DJ Dinga.

O último dia, domingo, 5 de julho, será totalmente dedicado aos mais novos, com o Raya Kids, onde estes poderão assistir aos espetáculos do Projeto de Formação de Música do Município de Campo Maior; Miraculous; e DJ Ovelha Choné.

Os bilhetes para o Festival Raya 2026 encontram-se à venda online na Ticketline, no Centro Cultural de Campo Maior e também nas bilheteiras do recinto nos dias dos espetáculos.

“Criança Ativa” dos Jogos do Alto Alentejo junta centenas de “mini atletas” em Elvas esta terça-feira

A 24.ª edição dos Jogos do Alto Alentejo chegou ao fim este domingo, dia 21 de junho, em Nisa, mas a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) continua a promover iniciativas que aliam o desporto à inclusão e à educação. Neste âmbito, o Estádio Municipal de Atletismo de Elvas recebe esta terça-feira, 23 de junho, a atividade “Criança Ativa”, que reunirá centenas de crianças dos 15 concelhos do distrito de Portalegre.

A iniciativa, organizada no âmbito dos Jogos do Alto Alentejo, resulta de uma parceria da CIMAA com a Câmara Municipal de Elvas e tem como principal objetivo incentivar a prática desportiva entre os mais jovens, proporcionando-lhes contacto com diferentes modalidades. As atividades terão lugar no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas, a partir das 9 horas.

“Mais uma iniciativa que demonstra a abrangência que a Câmara Municipal tem. Ainda há bem pouco tivemos o Kids Athletics, com uma panorâmica muito agradável naquele estádio de atletismo, e vamos ter a ‘Criança Ativa’, que tem a ver com todo o distrito de Portalegre. Esperamos mais um evento de grande animação e colorido com os nossos miúdos, porque é importantíssimo criarmos nos mais jovens hábitos de vida saudáveis que possam ter continuidade no tempo”, diz o vereador da Câmara Municipal de Elvas, Hermenegildo Rodrigues.

O autarca sublinha ainda o papel do desporto no desenvolvimento das crianças, quer ao nível do bem-estar físico, quer na vertente social e educativa. “Todos sabemos que hoje é reconhecido o valor do desporto na formação, no bem-estar e também na intervenção social. Este é mais um evento que acolhemos de braços abertos, reforçando a aposta que o município tem vindo a fazer nesta área”, acrescenta.

A atividade contará com a participação de crianças provenientes de todo o distrito, sendo cada município responsável pelas inscrições e pelo transporte dos participantes até Elvas.

Ao longo da manhã, os jovens terão oportunidade de experimentar várias modalidades desportivas através de jogos lúdicos e atividades recreativas. Para além do atletismo, estarão representadas, entre outras, modalidades como o futebol e o voleibol.

Segundo Hermenegildo Rodrigues, o objetivo passa por dar a conhecer a diversidade da oferta desportiva existente na região. “Pretendemos oferecer aos miúdos a possibilidade de contactar com várias modalidades que se praticam no nosso distrito, para que conheçam a vasta oferta disponível e possam encontrar aquela que melhor corresponde aos seus interesses”, conclui.

“Criança Ativa” promete, assim, transformar o Estádio Municipal de Atletismo de Elvas num espaço de convívio, aprendizagem e promoção de estilos de vida saudáveis, envolvendo centenas de crianças numa jornada dedicada ao desporto e à diversão.

Campo de jogos de Degolados reabre após obras de recuperação dos estragos provocados pelo tornado

Mais de um ano depois dos danos causados pelo tornado que atingiu a freguesia de Degolados, no concelho de Campo Maior, em maio de 2025, o campo de jogos local voltou a abrir portas à população, após uma intervenção de recuperação promovida pela Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal.

O fenómeno meteorológico provocou estragos significativos naquela infraestrutura desportiva, afetando o relvado sintético, os balneários, o bar e vários anexos do recinto. A situação motivou a autarquia a avançar com obras de requalificação para devolver o espaço à comunidade.

O presidente da Junta de Freguesia de Degolados, Florival Cirilo, explica que a recuperação do campo Rogério Martins era uma prioridade para o executivo. “Eu mesmo antes de entrar para este novo mandato, tinha aqui esta pedra no sapato, porque custava-me muito ver o campo fechado desde maio de 2025, que foi quando o tornado assolou Degolados e danificou as instalações desportivas”, refere.

Segundo o autarca, a intervenção tornou-se essencial para garantir que os jovens e restantes utilizadores voltassem a usufruir de um equipamento considerado importante para a freguesia. “Eu e o meu executivo queríamos reparar, assim que possível, o campo de futebol, porque não fazia sentido termos aquelas instalações dignas e a juventude não estar a usufruir daquele espaço”, sublinha.

As obras contaram com o apoio financeiro do Município de Campo Maior e representaram um investimento na ordem dos 15 mil euros. Além da recuperação do relvado sintético, foram reparados diversos elementos danificados pelo tornado. “Ficaram paus na vedação todos danificados. O tornado danificou todo aquele espaço, a vedação exterior, e foi tudo reparado. Agora aproveitámos e pintámos toda a envolvente do recinto desportivo, retirámos todas as ervas e reparámos alguns buracos que ficaram no espaço. Enfim, reparámos tudo aquilo que ficou danificado pelo tornado”, explica Florival Cirilo.

Com a reabertura do campo, a Junta de Freguesia pretende incentivar a prática desportiva e devolver à população um espaço de convívio e lazer. “Aquilo que nós, o Executivo, pretendíamos é que os jovens e não só, todos aqueles que queiram fazer desporto, usufruam do espaço. São essas as nossas competências: proporcionar a todos a prática desportiva e era do interesse recuperar o espaço e devolvê-lo à população”, conclui o presidente da Junta de Freguesia de Degolados.

Campo Maior de luto pela morte de Francisco Fonenga

O concelho de Campo Maior está de luto pelo falecimento de Francisco Manuel Pepino Fonenga, figura amplamente reconhecida pelo seu percurso cívico, político e associativo.

Nascido a 24 de abril de 1948, Francisco Fonenga destacou-se ao longo da sua vida pelo serviço prestado à comunidade, tendo exercido funções como deputado da Assembleia da República, eleito pelo círculo eleitoral de Portalegre. A sua carreira política ficou igualmente marcada pelo desempenho do cargo de vereador a tempo inteiro na Câmara Municipal de Campo Maior.

Para além da atividade política, Francisco Fonenga teve uma forte ligação ao movimento associativo local, integrando as direções do Sporting Clube Campomaiorense e do Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes, instituições onde deixou um legado de dedicação e compromisso.

Em nota de pesar, o Município de Campo Maior manifestou o seu profundo pesar pelo falecimento de Francisco Fonenga, destacando o seu contributo para o concelho e para a região.

Neste momento de dor, a autarquia apresentou as mais sentidas condolências à família e amigos de Francisco Manuel Pepino Fonenga, associando-se ao luto de todos aqueles que com ele privaram e trabalharam ao longo dos anos.

Weekend’Art poderá transformar-se num festival no futuro

A quarta edição do Weekend’Art chega ao fim este domingo, 21 de junho, após três dias de animação no Jardim das Laranjeiras, em Elvas. Promovido pela associação Gota d’Arte, o evento reúne música ao vivo, dança, feira de artistas, demonstrações de artes marciais e diversas atividades culturais, consolidando-se como uma referência no panorama artístico local.

O crescimento registado ao longo das últimas edições faz com que a organização já olhe para o futuro com ambição. O presidente da direção da Gota d’Arte, Luís Rosário, revela que o objetivo passa por transformar o Weekend’Art num verdadeiro festival.

“O nosso objetivo é tornar este evento num festival. Ano após ano temos vindo a dar-lhe um bocadinho mais de dimensão. A Feira dos Artistas tem vindo a crescer e acreditamos que há potencial para continuar a evoluir”, assegura.

Apesar da ambição, Luís Rosário reconhece que a organização do evento já representa um desafio significativo, devido ao elevado número de participantes, expositores e contactos envolvidos. Além disso, aponta limitações logísticas, nomeadamente ao nível das infraestruturas disponíveis, como os stands utilizados, que também servem outros eventos da cidade, como o Festival Medieval.

Ainda assim, o responsável acredita que existe margem para ampliar a iniciativa. Entre os objetivos está aumentar o número de artistas presentes e criar condições para que os visitantes possam permanecer mais tempo em Elvas durante o fim de semana.

“Porque não pensar que, de hoje para amanhã, as pessoas que visitam Elvas nestes dias possam passar cá o fim de semana e pernoitar num espaço agradável, como é o Jardim das Laranjeiras? Poderá ser um sonho, um objetivo, como lhe quiserem chamar”, remata.

Com uma adesão crescente de artistas e público, o Weekend’Art continua a afirmar-se como uma montra da criatividade e da cultura local, alimentando a expectativa de que, num futuro próximo, possa ganhar uma nova dimensão e assumir o formato de festival.

Clubes de Verão voltam a animar férias das crianças de Campo Maior entre julho e agosto

Entre 1 julho e 31 de agosto, as crianças de Campo Maior voltam a poder ocupar as suas férias, com diversas atividades, no decorrer de mais uma edição dos Clubes de Verão.

Idas à piscina e visitas a vários espaços museológicos da vila, a par de muitas atividades divertidas, serão apenas alguns dos ingredientes deste programa municipal, para o qual já se encontram abertas as inscrições.

Com isto, a Câmara Municipal, tal como explica a vereadora Paula Jangita, procura apoiar as famílias, numa altura em que os mais novos estão de férias, ao mesmo tempo que proporciona às crianças um conjunto diversificado de atividades lúdico-desportivas. “Vamos ter monitoras e formadoras com as crianças e serão promovidas algumas atividades, para que elas se sintam acompanhadas, ao mesmo tempo que damos apoio às famílias”, refere a autarca.

Prometendo algumas novidades no que concerne às atividades a serem desenvolvidas com os mais novos, Paula Jangita espera que tudo possa “correr bem” e que as crianças “aproveitem a experiência”.

A iniciativa é destinada a crianças dos cinco aos dez anos, com a Câmara Municipal a permitir um total de cem inscrições.

Contrariamente ao que acontecia até aqui, os Clubes de Verão não terão, desta vez, o seu quartel-general no Centro Comunitário da vila. “Vamos ter uma alteração de espaço, mas depois, atempadamente, essa informação irá ser transmitida aos pais e aos seus encarregados de educação das crianças que estiverem inscritas nas atividades dos Clubes de Verão”, revela ainda a vereadora.

Os Clubes de Verão vão funcionar ao longo de dois meses, com interrupção entre os dias 8 e 16 de agosto, por ocasião das Festas do Povo. As inscrições podem ser feitas no Centro Comunitário.

Escolas de Karaté de Elvas e Monforte participaram no Weekend’Art 2026

As escolas de Karaté do MotoClube Alentejano de Elvas e do Karate Kontact Monforte participaram, uma vez mais, no Weekend’Art 2026, promovendo uma aula aberta ao público no Jardim das Laranjeiras. A iniciativa permitiu dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos praticantes e incentivar a comunidade a contactar de perto com esta modalidade marcial.

Orientadas pelo Sensei Paulo Ramalhete, recentemente reconduzido como representante em Portugal da World Koshiki Karatedo Federation (WKKF), as duas escolas aproveitaram o evento para mostrar o trabalho realizado em prol da formação desportiva e pessoal dos seus atletas. Os grupos preparam agora a participação nas 25 Horas de Karaté, em Cortegaça, no próximo mês de setembro, iniciativa integrada nas comemorações dos 25 anos da Associação de Karaté do Porto (AKP), entidade na qual ambas estão filiadas.

Município de Campo Maior assegura transporte escolar para o ano letivo 2026/2027

O Município de Campo Maior volta a garantir o transporte escolar dos alunos do concelho no ano letivo 2026/2027, reforçando o seu compromisso com a promoção da igualdade de oportunidades no acesso à educação e com o bem-estar das famílias.

O serviço de transporte escolar continuará a assegurar deslocações com comodidade, segurança e eficiência, abrangendo diversas localidades do concelho e permitindo que os alunos se desloquem diariamente para os estabelecimentos de ensino.

De acordo com as condições de acesso definidas, o transporte é gratuito para todas as crianças da educação pré-escolar, para os alunos abrangidos pela educação inclusiva e para os alunos do Agrupamento de Escolas que residam a mais de três quilómetros do estabelecimento de ensino que frequentam. Estão ainda previstas isenções para alunos do 1.º ciclo em função da distância entre a residência e a escola.

Os alunos que não cumpram os critérios de gratuitidade poderão igualmente beneficiar do serviço mediante o pagamento de 7,50 euros por período letivo.

O Município assegura o transporte a partir de Degolados e Ouguela, bem como de vários pontos da vila de Campo Maior: Bairro de São Sebastião, Rua do Estádio, Rua do Emigrante, Largo do Barata, Largo Dr. António José de Almeida e Avenida António Sérgio, garantindo uma resposta ajustada às necessidades da comunidade escolar.