Exposição de desenho “Maravilhas de Elvas” inaugurada no MAEE

O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires (MAEE) recebe, a partir do próximo domingo, dia 28, a exposição de desenho “Maravilhas de Elvas”, da autoria de Quim Moreira, numa mostra que presta homenagem ao património histórico, arquitetónico e cultural da cidade Património Mundial.

A inauguração está marcada para as 15h00, e poderá ser visitada até 2 de agosto de 2026. Através de um conjunto de desenhos de grande sensibilidade artística, Quim Moreira retrata alguns dos mais emblemáticos monumentos e recantos de Elvas, captando a identidade e a beleza singular da cidade fortificada.

A mostra convida os visitantes a redescobrir os espaços que fazem parte da memória coletiva dos elvenses, numa abordagem artística que valoriza o património local e reforça a ligação entre a arte e a história. Os trabalhos expostos evidenciam o detalhe arquitetónico e o caráter único dos monumentos que distinguem Elvas no panorama nacional e internacional.

Com esta iniciativa, o Município de Elvas e o MAEE prosseguem a sua missão de promoção cultural e de valorização dos artistas, proporcionando ao público uma oportunidade para apreciar uma visão artística inspirada nas “maravilhas” da cidade. A entrada é livre, sendo a exposição aberta a toda a comunidade e aos visitantes que escolham Elvas como destino cultural neste verão.

CAIA Spirit of Triathlon nasce em Campo Maior para promover a modalidade no Alto Alentejo

A CAIA Spirit of Triathlon – Associação de Triatlo do Alto Alentejo, com sede em Campo Maior, apresentou-se oficialmente à comunidade, assumindo como principal missão a promoção da prática do triatlo e das suas disciplinas associadas.

A associação pretende incentivar um estilo de vida ativo, saudável e inclusivo, criando oportunidades para atletas de diferentes idades e níveis de experiência, com base em valores como o espírito de equipa, a dedicação, a superação e o respeito.

A nova associação pretende afirmar-se como um ponto de encontro para os apaixonados pela modalidade, contribuindo para o crescimento do triatlo na região e para o fortalecimento do movimento associativo e federativo. Neste âmbito, promove este sábado o seu primeiro “Open Day”, uma iniciativa destinada a aproximar a comunidade da modalidade, reunindo atletas, famílias, parceiros e entidades locais num momento de convívio, demonstração e promoção do triatlo.

O percurso inclui um quilómetro de natação, 30 quilómetros de ciclismo e cinco quilómetros de corrida, com partida e chegada na Barragem do Caia. A atividade pretende dar a conhecer o triatlo de forma acessível e sem caráter competitivo, incentivando a participação de praticantes de natação, ciclismo e corrida. Os interessados podem obter mais informações através do site oficial da Associação de Triatlo do Alto Alentejo.

Compras saudáveis são a opção acertada! A DECO aconselha-o nas escolhas equilibradas na hora de comprar

A rubrica semanal da DECO na sua rádio, que há duas décadas informa os portugueses, associa-se ao projeto “TUDO A QUE TEM DIREITO” para alertar que fazer escolhas alimentares equilibradas é essencial para a saúde, o ambiente e a economia local. Cofinanciada pela União Europeia, esta iniciativa destaca a importância do planeamento prévio, aconselhando os consumidores a definirem um orçamento, a planearem as refeições semanais e a levarem uma lista de compras. Durante a ida ao supermercado, o foco deve estar na leitura atenta dos rótulos e da declaração nutricional para controlar os níveis de gorduras, açúcares e sal, além de se saber distinguir o prazo de validade imperativo (“Consumir até”) da data de qualidade (“De preferência antes de”).

Para além das regras de seleção de produtos frescos — como verificar o brilho do peixe, a firmeza dos hortofrutícolas e a cor viva da carne —, a rubrica reforça os cuidados a ter em casa para evitar o desperdício alimentar e garantir a segurança. A DECO recorda as temperaturas ideais de conservação no frigorífico e no congelador, deixando a dica crucial de descongelar sempre os alimentos no frigorífico e nunca os voltar a congelar. Ao incentivar a compra de produtos locais, sazonais e a granel, esta parceria contínua visa aproximar o apoio ao consumidor de todo o território nacional, transformando a informação em ferramentas para uma cidadania mais ativa, sustentável e saudável.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Inovação e Projetos da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

“Open Day” de Triatlo promete agitar Barragem do Caia

O Município de Campo Maior e a Associação de Triatlo do Alto Alentejo promovem, este sábado, 27 de junho, um “Open Day” de Triatlo, proporcionando aos participantes uma experiência única de contacto com a modalidade na envolvente natural da Barragem do Caia.

A iniciativa tem início marcado para as 09h00 e destina-se a todos aqueles que pretendam experimentar o triatlo, independentemente do seu nível competitivo.

O desafio contempla três segmentos: um quilómetro de natação, 30 quilómetros de ciclismo e cinco quilómetros de corrida, terminando o percurso no mesmo local da partida: na Barragem do Caia.

Segundo a vereadora da Câmara Municipal de Campo Maior, Paula Jangita, a atividade surge por iniciativa da recém-criada Associação de Triatlo do Alto Alentejo. “É organizado pelo CAIA – Spirit of Triathlon, a Associação de Triatlo do Alto Alentejo, uma associação nova que foi criada há pouco tempo e que teve esta ideia de promover um dia aberto para que as pessoas possam ter a experiência do que é o triatlo”, explica.

A autarca destaca ainda que o evento pretende incentivar a participação de praticantes de modalidades individuais, promovendo uma abordagem acessível e não competitiva ao desporto. “Temos muitos participantes ligados à natação, ao ciclismo ou à corrida, de forma individual. Esta iniciativa é bastante importante porque não tem uma vertente competitiva, mas sim de experimentação e contacto com a modalidade. Creio que é uma atividade muito interessante”, refere.

Paula Jangita sublinha igualmente o envolvimento do Município na organização do evento, considerando que é uma “mais-valia” para o concelho a promoção de uma modalidade tão completa como o triatlo.

Os interessados podem obter mais informações sobre a iniciativa através do site oficial da Associação de Triatlo do Alto Alentejo, em www.caiatriatlo.pt.

Campo Maior leva fusão de fado, flamenco e dança oriental a festival em Marrocos

Entre os dias 18 e 22 de junho, realizou-se em Marrocos a 5.ª edição do Festival Internacional Tanjafest of Nations – Fitcha, um dos mais relevantes encontros multiculturais dedicados à promoção da paz, da arte e do diálogo entre os povos. O evento decorreu nas cidades de Tânger, Rabat e Larache, reunindo participantes de diversas nacionalidades.

A representação portuguesa foi liderada por Letícia Garcia, que participou no festival pela terceira vez. Sob a sua coordenação, os Projetos de Formação de Dança Oriental e Música do Município de Campo Maior marcaram presença no evento internacional, levando a palco um trabalho artístico de fusão cultural. O projeto contou ainda com a participação de alunas espanholas, refletindo o caráter transfronteiriço da iniciativa.

A criação apresentada destacou-se pela integração de diferentes linguagens artísticas, resultando numa fusão entre fado, flamenco e dança oriental. O trabalho contou com a colaboração do professor Alexandre Gomes e da cantora Mónica de Salas, natural de Badajoz.

A participação portuguesa teve como objetivo não só a promoção da cultura nacional, mas também a divulgação do trabalho artístico e formativo desenvolvido em Campo Maior. Ao mesmo tempo, permitiu reforçar o intercâmbio cultural entre Portugal e Espanha, no âmbito da cooperação da EuroAce, fortalecendo laços entre os dois territórios.

Ao longo do festival, os participantes partilharam experiências, tradições e expressões culturais, num ambiente marcado pela convivência, pela música e pela dança, reforçando a união entre povos através da arte.

A atuação coordenada por Letícia Garcia foi destacada pela sua originalidade e qualidade artística, contribuindo para o reforço das relações culturais entre Portugal e Marrocos e para a projeção internacional do concelho de Campo Maior.

Fotos: Susana Freitas Pinto

ISEKAIS celebra época de sucesso no 38º Encontro de Ginástica “Cidade de Elvas” esta sexta-feira

O Coliseu Comendador Rondão Almeida recebe esta sexta-feira, dia 26 de junho, a partir das 21h00, a 38.ª edição do Encontro de Ginástica “Cidade de Elvas”, evento organizado pela ISEKAIS – Associação de Desportos Gímnicos de Elvas, que promete uma noite de muita animação, energia e celebração da modalidade.

O sarau contará com a participação de vários clubes convidados, incluindo algumas das mais prestigiadas instituições da ginástica nacional. Entre os participantes confirmados estão o Ginásio Clube Português, o Clube Atlético de Alvalade e a ZakiGym, além de diversas associações locais e outros grupos que se associam à iniciativa.

Segundo uma das treinadoras e responsáveis pela Isekais, Filipa Dores, o encontro não tem qualquer caráter competitivo, assumindo-se antes como um momento de partilha e demonstração do trabalho desenvolvido ao longo da época.

A responsável destaca que um dos principais objetivos do evento é permitir que todos os praticantes, desde os mais novos até aos atletas mais experientes, se possam apresentar ao público. “A ideia é dar palco a todos, dos três aos cinco anos inclusive e aos restantes escalões, para mostrarmos aquilo que fazemos e demonstrar a grande família que somos. Pretendemos que seja a festa deles e é para eles que estamos a trabalhar”, afirma.

Além das exibições habituais, o público poderá assistir a coreografias e apresentações inéditas, uma vez que o clube procura renovar totalmente os esquemas de edição para edição. “Tentamos sempre apresentar um trabalho diferente do ano anterior. Não repetimos esquemas, é sempre tudo novo, até para que eles tenham um entusiasmo diferente naquela que é a apresentação anual”, revela Filipa Dores.

O evento servirá também para assinalar um dos marcos da época da ISEKAIS: a estreia do clube no Campeonato Nacional de TeamGym. A treinadora recorda que o clube participou pela primeira vez na fase de apuramento com duas equipas, conseguindo qualificar ambas para a competição nacional. “Entrámos com duas equipas, apurámos as duas e isso foi fantástico para nós. Vamos aproveitar este encontro para apresentar também algum trabalho desenvolvido na vertente de TeamGym”, sublinha.

Com centenas de atletas em ação, convidados de vários pontos do país e um ambiente de festa dedicado à ginástica, o 38.º Encontro “Cidade de Elvas”, com entrada gratuita, promete encher o Coliseu de cor, movimento e espírito de equipa, numa celebração do trabalho realizado ao longo da temporada.

São João festeja-se em Degolados com música de João Tocha e sardinhada para todos

A noite desta sexta-feira, 26 de junho, em Degolados, no concelho de Campo Maior, é de celebração de Santos Populares, com um tradicional Arraial de São João.

Promovido pela Junta de Freguesia, o evento contará com animação musical a cargo de João Tocha, a partir das 21h30.

“Acima de tudo queremos manter as tradições vivas e o São João é uma data bastante festiva que nós queremos assinalar, reavivando a memória de todos”, assegura o presidente da Junta de Freguesia de Degolados, Florival Cirilo.

Por esta ocasião, a Junta de Freguesia “faz questão de oferecer a sardinhada a todas as pessoas”, não só aos degoladenses, como a todas as pessoas que queiram comparecer no arraial. A festa terá lugar junto ao edifício da Junta de Freguesia e contará com serviço de bar.

Na organização do evento, a Junta de Freguesia conta com os apoios do Município de Campo Maior e do União Futebol de Degolados.

Centro de Dia e Lar de Degolados celebra dez anos de dedicação à comunidade

O Centro de Dia e Lar de Degolados, no concelho de Campo Maior, assinalou esta quinta-feira, 25 de junho, o seu décimo aniversário com uma tarde de festa, convívio e animação, reunindo utentes, colaboradores, direção e convidados para celebrar uma década de serviço dedicado à população.

A comemoração ficou marcada por momentos de alegria e partilha, refletindo o espírito de proximidade e cuidado que caracteriza esta instituição, cuja missão tem sido fundamental no apoio à população sénior do concelho de Campo Maior.

Entre os presentes esteve o presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, que felicitou a direção, os colaboradores e os utentes pela celebração desta data simbólica, enaltecendo o papel de excelência que o Centro de Dia e Lar de Degolados tem desempenhado ao longo dos últimos dez anos.

A tarde foi animada pelo Grupo de Pedrinhas de Arronches, cuja atuação proporcionou momentos de música e boa disposição, contribuindo para uma celebração memorável desta importante efeméride.

Área de Lazer da Enxara novamente vandalizada. Grelhador foi roubado

A área de lazer da Nossa Senhora da Enxara voltou a ser vandalizada, tendo sido furtado, pela segunda vez, o equipamento de churrasco recentemente instalado pela Junta de Freguesia de São João Baptista. A autarquia local já manifestou uma enorme tristeza e profunda indignação perante este ato de desrespeito, que deixa o espaço comunitário completamente inoperacional e destrói o investimento público que tinha sido feito para melhorar o bem-estar e o convívio de toda a população.

Esta situação gerou um forte sentimento de frustração no executivo da junta, que lamenta que a maioria dos cidadãos cumpridores acabe prejudicada pelos comportamentos incompreensíveis de uma minoria. Apesar do profundo desânimo com este repetido episódio de destruição do património comum, a Junta de Freguesia assegura que continuará a trabalhar em prol da comunidade, deixando um apelo urgente ao sentido cívico e à colaboração de todos os habitantes para a preservação e vigilância dos espaços públicos.

“EntrePalcos” aproxima crianças de Campo Maior da obra de Sophia de Mello Breyner

O Grupo de Teatro do Município de Campo Maior, “EntrePalcos”, liderado por Ana Diabinho, voltou ao palco do Centro Cultural da vila esta quarta-feira, 24 de junho, para apresentar a peça “A Menina do Mar”.

O espetáculo, baseado no livro infantil homónimo de Sophia de Mello Breyner Andresen, foi, desta vez, dirigido às crianças do ensino pré-escolar e de 1.º ciclo do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro.

A peça retrata a amizade de duas meninas, uma da terra e outra do mar, que apesar de pertencerem a mundos diferentes, aprendem a importância da descoberta, da saudade e da amizade.