De 17 a 19 de novembro, a Capital do Borrego – Sousel – estará presente na Casa do Alentejo, em Lisboa, num fim de semana gastronómico, que terá como ponto alto o sabor distinto do borrego de Sousel.
Durante três dias, a carne de borrego pode ser apreciada de diversas formas. Sexta-feira abre portas com o tradicional ensopado de borrego como destaque da ementa. Já no sábado, o borrego assado no forno faz as delícias de quem esteja de passagem pelo centro de Lisboa. No domingo, as costeletas de borrego grelhadas prometem honrar a carne com origem nos campos souselenses.
Para além destas iguarias, a Casa do Alentejo receberá os visitantes durante todo o fim-de-semana com uma carta inovadora que inclui os nossos croquetes de borrego e um arroz de borrego com cogumelos.
Esta iniciativa surge no âmbito da afirmação do concelho de Sousel enquanto Capital do Borrego, com uma marca territorial que já é reconhecida a nível nacional, baseada na importância histórica e económica do gado ovino, que ostenta a classificação de qualidade IGP (Indicação Geográfica Protegida) do Borrego do Nordeste Alentejano.
Entre 17 e 19 de novembro, Sousel convida a uma visita à Casa do Alentejo, local que será ponto de descoberta dos sabores diferenciadores da carne com origem no concelho.
Sousel, Capital do Borrego
Sousel, na região do Alto Alentejo, é uma referência nacional e internacional na criação de gado ovino desde tempos imemoriais. Ao longo dos séculos, a polaridade de pequenos produtores fez com que a sua cultura ficasse intimamente ligada ao borrego. Pastorícia, produção de carne, fabrico de queijo e lã para a indústria, são algumas das principais atividades económicas que marcam o concelho.
Hoje, Sousel alberga a maior exploração de carne de borrego nacional e a maior da Europa com certificação em bem-estar animal. A Pasto Alentejano, com capacidade para cerca de 50 mil efetivos, é uma das maiores empresas geradoras de riqueza e emprego da região, sustentada pela qualidade e notoriedade do borrego de Sousel. Além do mais, Sousel conta com quase uma centena de outros produtores que desempenham um importante papel na economia nacional.
Desta mistura entre tradição e modernidade nasce então “Sousel, Capital do Borrego”, uma marca territorial que permite desenvolver a sub-região do Alto Alentejo, atraindo mais investimento económico, aliando a dinâmica do setor ovino à sua história e cultura.


A Aquamaior, Águas de Campo Maior, foi distinguida, pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), pelas suas boas práticas na promoção da igualdade remuneratória entre mulheres e homens, por trabalho igual ou de igual valor, com o “Selo da Igualdade Salarial” 2023.
O Campus do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) vai ser palco, na próxima quinta-feira, dia 16 de novembro, a partir das 9h45, do encontro “Ciência Global/Cultura Local – O Impacto das Alterações Climáticas nas Políticas de Desenvolvimento Regional”, que conta com a intervenção do antigo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

O Clube do Diabético de Elvas comemora, este mês, os seus 28 anos.
Foram efetuadas, pelo Comando Territorial da GNR de Portalegre, entre os dias 6 a 12 de novembro, duas detenções por condução sob influência de álcool.
A Guarda Nacional Republicana (GNR), durante o passado mês de outubro, realizou, em todo o território nacional, a Operação “Censos Sénior 2023”.
Esta segunda-feira, 13 de novembro, foi “um dia muito importante” para o concelho de Campo Maior, começa por dizer o presidente da Câmara, Luís Rosinha, após a assinatura do auto de consignação da empreitada para a melhoria das acessibilidades à zona industrial da vila (
Figura incontornável do teatro em Portugal, Ruy de Carvalho sobe ao palco do Centro Cultural de Campo Maior, na noite de sábado, 18 de novembro, para um espetáculo onde promete abrir o coração e contar histórias inéditas da sua longa e inspiradora carreira.


A Câmara Municipal de Campo Maior traz de volta a iniciativa “Comércio Local… Onde Tudo Se Faz Natal!”, sendo que este ano serão distribuídos 15 mil euros em prémios.