A quarta edição do Cultourwine presenteou o Museu Berardo Estremoz com uma viagem pela cultura e os vinhos de Estremoz, este ano, no âmbito das atividades da “Cidade do Vinho 2025”.
Todos aqueles que visitaram o museu, durante o passado sábado, 12 de julho, tiveram oportunidade de degustar vinhos de excelência de 12 adegas, bem como dos enchidos de três salsicharias e ainda ouvir boa música pelos “Os Da Boina”.
Este, segundo a Câmara Municipal de Estremoz, “é um evento de elevada relevância para o território nomeadamente pelo facto de Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa serem Cidade do Vinho 2025”.
O Município de Estremoz “agradece a todos os intervenientes, pelo sucesso da iniciativa”.
A União de Freguesias Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, tem a decorrer vários projetos com o movimento associativo, em Montemor-o-Novo. Um deles é o projeto “Idosos em Movimento”.
Trata-se de uma iniciativa que surge no âmbito de um protocolo assinado entre a União de Freguesias e o Hospital de São João de Deus. O objetivo é promover sessões de movimento para pessoas idosas.
“São vários os projetos que têm vindo ao longo dos anos a ser desenvolvidos com o nosso movimento associativo também, mas também com parcerias privadas e com pagamentos, com contratação de serviços, por parte da Junta de Freguesia, que nos permite dar uma melhor resposta ao nosso amplo movimento associativo, nomeadamente no âmbito dos ‘Idosos em Movimento’, uma parceria estabelecida com o Hospital de São João de Deus, em que nos assume o fisioterapeuta, nós assumimos as deslocações e o pagamento de uma coparticipação. Os ‘Idosos em Movimento’ é mais no âmbito das associações de reformados. Temos desenvolvido essa questão entre São Geraldo, Cortiço, Maia, Montemor e Silveiras”, revela António Danado, presidente da União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras.
Além do bem-estar físico e psicológico, a atividade “Idosos em Movimento” pretende combater o isolamento social.
Dois homens de 31 e 41 anos foram detidos pela GNR, na passada quarta-feira, 9 de julho, por burla através da plataforma MB Way, no concelho de Campo Maior.
No âmbito de uma ação de patrulhamento, os militares da GNR detetaram dois indivíduos nas proximidades de uma caixa automática da rede Multibanco, os quais demonstravam um comportamento suspeito. No seguimento da ação foi realizada uma abordagem aos mesmos, no decorrer da qual foi possível apurar-se que os suspeitos tinham acabado de cometer uma burla, com recurso à aplicação MBWay, motivo que levou à sua detenção em flagrante.
Na sequência da detenção, a GNR apreendeu 220 euros em numerário e dois telemóveis.
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.
No início do mês de julho decorreu uma discussão pública do Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem (PRGP) da Serra de São Mamede e Terras de Nisa, numa sessão organizada pela Comissão Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) para apresentar este programa que visa reorganizar a paisagem da Serra de São Mamede e arredores. O objetivo principal é tornar esta paisagem mais resiliente aos fogos rurais e promover atividades económicas sustentáveis, que respeitem o ambiente e valorizem a biodiversidade, tendo sido este programa elaborado pela Direção Geral do Território em conjunto com as autarquias e a comunidade local.
O programa aposta em várias dimensões como: reduzir o risco e os impactos dos incêndios rurais através de medidas de ordenamento; dinamizar atividades ligadas aos recursos naturais – como agro silvicultura sustentável e turismo de natureza, tal como fortalecer a biodiversidade, integrando práticas como mosaicos de habitats e corredores ecológicos.
De sublinhar que Parque Natural da Serra de São Mamede já protege cerca de 56 000 hectares e tem uma enorme biodiversidade, incluindo carvalhais, sobreiros, aves de rapina e mamíferos emblemáticos como a lontra e o abutre preto. O PRGP complementa este enquadramento, tem uma parte da área comum, reforçando a gestão da paisagem com uma visão integrada de prevenção e desenvolvimento sustentável.
Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:
O ex-motorista do antigo ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita foi esta segunda-feira, 14 de julho, condenado pelo Tribunal de Évora a 14 meses de prisão com pena suspensa pelo atropelamento de um trabalhador na A6, entre Estremoz e Évora. Marco Pontes fica também proibido de conduzir durante nove meses.
Condenado por homicídio por negligência inconsciente, Marco Pontes acabou por ser absolvido do crime de homicídio por negligência grosseira, de que estava acusado.
O tribunal, que considera que ambos os intervenientes contribuíram para acidente fatal, distribui as culpas pelo ex-motorista e pelo trabalhador: se o arguido conduzia em excesso de velocidade, não conseguido imobilizar a viatura atempadamente, o trabalhador, Nuno Santos, não devia estar na faixa da esquerda da autoestrada. A sinalização dos trabalhos também foi considerada deficiente.
Por danos patrimoniais, a mulher de Nuno Santos irá receber uma indemnização de 35 mil euros, enquanto cada uma das filhas tem direito a 40 mil euros.
De recordar que o caso remonta da 18 de junho de 2021, quando Marco Pontes, que conduzia a viatura oficial em que seguia Eduardo Cabrita, atropelou mortalmente Nuno Santos, de 43 anos. O trágico acidente deu-se ao quilómetro 77,6 da A6, no sentido Estremoz-Évora.
A Praça da República de Elvas será palco, a 26 de julho, da iniciativa “Festa na Praça”, promovida pelo Continente. Trata-se de um evento que inclui, entre outros, cinema infantil, atividades culturais e degustações gastronómicas, a decorrer entre as 17 horas e a meia-noite.
De acordo com o vereador Cláudio Monteiro, Elvas foi uma de dez cidades escolhidas pela marca para receber a iniciatva, que surge na sequência do atual Festival da Comida. “Elvas, e bem, foi escolhida entre dez cidades portuguesas para receber um projeto que será pioneiro. Elvas também já tinha sido pioneira na questão do cinema e fizemos questão de estabelecer agora esta parceria com o Continente”, explica o autarca.
Dando conta que Elvas será a primeira cidade a acolher esta “Festa na Praça”, Cláudio Monteiro revela que este será um “mega piquenique em ponto pequeno”, em que irão participar vários convidados, como o chef Chakall, e onde haverá, entre outros, uma zona dedicada aos animais e ao ambiente.
O evento contará com vários espaços “de comer e chorar por mais”, em que vão estar em destaque as iguarias do Chakall, os salgados, as sandes, a padaria e a pastelaria, bem como os pratos tradicionais.
A animação será também uma constante, com mercado de artesãos locais, parada pelo centro histórico, atuação de artistas locais e um palco dedicado ao bailarico
Para os mais novos, não vão faltar as pinturas faciais, habilidades circenses, balões e espaço para colorir desenhos e, para os patudos, uma zona dog friendly, com água fresca e snacks para cães. Durante a tarde haverá ainda sessões de cinema ao ar livre.
O artista plástico campomaiorense Luís Silveirinha foi desafiado pelo Município de Campo Maior a expor as suas obras, uma vez mais, no espaço.arte, onde tem patente ao público “Subtil e Clara Luz”.
O exercício assumido para esta exposição é claro e alinha-se com muito do que tem sido o trabalho do artista. Influenciado por uma nova vivência da luminosidade, trazida por uma recente mudança de atelier, o artista percorre, ao longo de 26 obras, o sempre relevante e inevitável trilho até ao ponto de fusão entre visibilidade e invisibilidade, numa exposição disponível para visita até 16 de agosto.
Segundo o curador Daniel Madeira, nesta exposição, que conta com “um traço muito próprio e característico”, as obras “estão muito relacionadas com o mundo da natureza”. Para Daniel Madeira, é possível o público fazer um exercício de interpretação, no sentido de observar as obras e refletir se as mesmas são um “antecedente” da natureza ou se são uma experiência “pós” natureza: “pode ser uma experiência retirada depois de alguém passar pela natureza e, posteriormente, trabalha no papel essa relação com as flores, plantas e com o ambiente”.
Nas palavras do autor da exposição, Luís Silveirinha, o conceito de “Subtil e Clara Luz” vem “através da luz que entra nos desenhos, como se fosse uma luz que entra dentro da água, elaborando consigo diversas formas e que consegue-nos dar uma ideia, não totalmente visível de todo o panorama, portanto é essa claridade que não é total, mas que é rara, subtil e suficiente para se conseguir ver”.