Campo Maior em festa com o arranque oficial da Feira Nacional da Olivicultura

Esta sexta-feira, dia 23 de maio fica marcada pelo regresso 16 anos depois da Feira Nacional da Olivicultura (FNO) a Campo Maior, com um fim de semana que para além da sua componente de exposição, o certame é também um importante espaço de debate e reflexão acerca do setor. Por outro lado, o Concurso de Azeite Virgem é outros dos atrativos deste evento, capaz de chamar até Campo Maior os melhores azeites portugueses.

Quanto ao sentimento deste regresso da FNO, o presidente da Autarquia, Luís Rosinha, afirma que “é uma grande satisfação e também um enorme orgulho assistir a esta dia tão importante para Campo Maior”, sublinhando também a importância que o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) teve em “abrir as portas” para que fosse possível, finalizando também com um agradecimento especial aos municípios de Valpaços e Moura que tornaram possível este evento que se traduz na importância que este sector tem na região.

Já o presidente do CEPALL, Gonçalo Morais Tristão, afirma ser de enorme importância este certame regressar a Campo Maior 16 anos depois, relembrando que a primeira edição desta feira foi feita em Campo Maior e que é de extrema importância regressar à origens e observar a transformação que decorrer no sector olivícola durante todo este tempo.

Esta 17ª edição da Feira Nacional de Olivicultura está a decorrer em Campo Maior, entre os dias 23 a 25 de maio, conta com cerca de 50 expositores, sendo um evento que reúne olivicultores, industriais, comerciantes e consumidores.

No que diz respeito à música, neste primeiro dia o espetáculo vai estar a cargo de Tim & Emsemble Ibérico, num espetáculo que contará com a participação do Projeto de Formação de Música do Município de Campo Maior, enquanto no sábado será prestado um tributo a Marco Paulo, com um concerto do projeto “Para Sempre Marco”. Ambos os espetáculos têm início às 22 horas, na Praça Multimodal.

Vila Viçosa: projeto de conservação e restauro do Santuário de Nossa Senhora da Conceição apresentado no dia 31

No próximo dia 31 de maio, a Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa realizará no Santuário Nacional da Padroeira de Portugal, em Vila Viçosa, a apresentação do projeto de conservação e restauro deste monumento. Com início marcado para as 16 horas, a sessão será presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.

Lembrando que o Santuário é um “núcleo essencial da muito pertinente candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da UNESCO”, a Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, zeladora o santuário, juntamente com o Município de Vila Viçosa, “congregaram um conjunto de parceiros para poderem implementar as necessárias obras de Conservação e Restauro, cujo projeto se encontra concluído”.

“O Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, Rainha e Padroeira de Portugal, constitui a indelével coordenada secular aonde a lusitana fé se preservou, e se celebra, superlativamente, intercetando a nobre História de Portugal com a esperança no futuro da Nação Fidelíssima. A casa da Rainha de Portugal, foi, e será sempre, por mandado do coração, porto de abrigo da nobre gente da Terra de Santa Maria”, recorda a Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, em comunicado.

“Em tempos memoráveis, assinalados a ouro nas páginas da História, foi aqui que Portugal sempre se reinventou, independente e livre, sobre todos os maiores tormentos e mais difíceis tempestades: São Nuno de Santa Maria, ou Dom Nuno Álvares Pereira, o Condestável do Reino, ofereceu, aqui, um trono renovado à Virgem Maria, algures nos alvores do Século XV e da Dinastia de Aviz, e, mais tarde, Sua Majestade, o Rei D. João IV, o primeiro monarca da Dinastia de Bragança, coroou a Senhora da Conceição, em plena Guerra da Restauração, no ano de 1646, tornando-a Rainha e Padroeira do Reino”, lê-se no referido comunicado.

“Já nos anos finais do Século XX, mais precisamente em 14 de maio de 1982, a presença, aqui, em Vila Viçosa, de Sua Santidade, o Papa São João Paulo II, na sua primeira visita apostólica a Portugal, atesta a importância deste santuário”, recorda ainda a Confraria.

Exposição de Artesanato e Doçaria de São Vicente reúne 17 expositores e arranca ao som de Sérgio Rossi

A Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa organiza entre hoje e domingo, de 23 a 25 de maio, mais uma Mostra de Artesanato e Doçaria, no Pavilhão Multiusos da aldeia.

Com a participação 17 expositores, o evento, já na sua nona edição, tal como revela o presidente da junta, João Charruadas (na imagem), conta nesta primeira noite com um espetáculo de Sérgio Rossi, no qual espera uma “grande adesão de público”.  

A inauguração do certame está marcada para as 19 horas, sendo que ainda antes do concerto de Sérgio Rossi, às 23 horas, haverá atuação da Banda 1º de Dezembro de Campo Maior, pelas 21h30.

Já amanhã, sábado, para além de um torneio da malha, destinado a residentes e naturais da freguesia, a partir das 16 horas – que não foi possível realizar no decorrer da Romaria de Nossa Senhora da Ventosa, devido ao estado do tempo -, haverá diversas atuações: do Grupo de Cantares “Alentejo na Voz”, às 19 horas; da Universidade Sénior de São Vicente e Ventosa, às 21h30; e do duo musical C&R, às 22h30.

A apresentação do livro “Caminhos d’Alma”, de Claudina Brito, inicialmente prevista para amanhã foi adiada para o dia seguinte, às 16 horas. Antes, domingo, haverá atuação do grupo “Cantares do Povo”, pelas 15 horas. A festa termina com a transmissão da final da Taça de Portugal, entre Benfica e Sporting, pelas 17h15.

Ao longo de todo o fim de semana, os mais novos terão à sua disposição insufláveis e outras atividades, como pinturas faciais.

João Charruadas agradece ainda a colaboração do Município de Elvas e da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa na organização do evento, bem como a participação de todos os expositores que, um ano mais, se associam à iniciativa.

Meia centena de operacionais combate incêndio rural no concelho de Campo Maior

Um incêndio rural deflagrou, ao início da tarde desta sexta-feira, 23 de maio, na Herdade da Nave Fria, no concelho de Campo Maior.

No local, a combater as chamas, que lavram numa área de seara, estão, de acordo com fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, 50 operacionais, entre bombeiros de Campo Maior, Elvas, Arronches, Sousel e Portalegre e uma equipa da Unidade de Emergência e Proteção e Socorro da GNR.

Ao todo, são 16 os meios no local, incluindo dois tratores agrícolas e três veículos de Espanha.

O incêndio, ainda ativo, de acordo com a mesma fonte, por volta das 15h40 estava já a começar a ceder aos meios.

DECO sugere quatro cursos gratuitos de energia

Um estudo recentemente divulgado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), sobre literacia financeira na área da energia revela que mais de metade dos consumidores não consegue identificar as rubricas ou itens presentes na fatura de eletricidade.

O mesmo revela ainda que “os consumidores continuam a apresentar dificuldade em distinguir distribuidores e comercializadores de eletricidade” e que “o desconhecimento dos consumidores é mais notório no setor do gás natural”.

A DECO tem recebido cada vez mais pedidos de esclarecimento de consumidores relativos à leitura destas faturas, neste contexto, a Academia EVA (Energy Virtual Assistance) disponibiliza um conjunto de cursos de formação que visam a promoção da eficiência energética e o reforço da literacia energética da população portuguesa. Os cursos encontram-se abertos à participação do público em geral, não sendo exigidos pré-requisitos académicos, para além de competências básicas de leitura, escrita e utilização de dispositivos digitais.

Os quatro cursos atualmente disponíveis registam já uma adesão significativa, nomeadamente: 

  • Energia Sustentável: com 309 participantes inscritos, este curso apresenta um conjunto de módulos que abrange os principais conceitos da transição energética, recorrendo a conteúdos interativos, incluindo vídeos explicativos e tarefas práticas, promovendo uma aprendizagem autónoma e reflexiva;
  • Autoconsumo: Produção Individual de Energia: com 210 inscrições, aborda as diferentes formas de gerar energia renovável de forma descentralizada, e promove a compreensão dos mecanismos técnicos e legais associados ao autoconsumo; 
  • Gerir Consumos: com 254 participantes, visa dotar os formandos de competências práticas para a otimização dos consumos energéticos em contextos domésticos e organizacionais, através de uma abordagem interativa e baseada em casos práticos;
  • Casas Confortáveis: frequentado por 190 participantes, este curso incide sobre estratégias de melhoria do conforto térmico e da eficiência energética nas habitações, promovendo práticas sustentáveis e economicamente viáveis. 

Cada curso apresenta uma duração estimada entre quatro a cinco horas e pode ser frequentado ao ritmo de cada participante, com conteúdos integralmente disponibilizados em língua portuguesa. 

A disponibilização destes cursos insere-se no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas acolhe workshop de tecelagem circular

O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas (MAEE) António Tomás Pires abre as suas portas este sábado, 24 de maio, para a realização mais um workshop, desta vez dedicado à tecelagem circular.

O workshop, que será ministrado por Cristina Flor, tem entrada livre, é aberto ao público em geral e realiza-se entre as 10 e as 16 horas, com intervalo para o almoço.

Os interessados em participar neste workshop devem fazer a sua inscrição, através do email (mae@cm-elvas.pt) ou do telefone (268 624 601) do museu.

InnovPlantProtect marca presença em feira dedicada à Olivicultura em Campo Maior

O InnovPlantProtect (InPP) participa na Feira Nacional de Olivicultura (FNO) em Campo Maior, entre hoje e domingo, de 23 a 25 de maio, apresentando as suas mais recentes inovações biológicas e digitais para a proteção de culturas, incluindo projetos focados em biopesticidas para doenças do olival e deteção precoce de fungos causadores da gafa, e monitorização de insetos vetores da bactéria Xylella fastidiosa, que ataca o olival.

O CoLAB de Elvas estará presente com stand próprio para demonstrar as suas valências e o impacto da sua investigação na sustentabilidade agrícola, convidando produtores, técnicos e investigadores a conhecer as suas soluções inovadoras de base biológica e digital e a participar ativamente na discussão dos desafios do setor.

O laboratório colaborativo (CoLAB) vai receber os visitantes no stand n.º 14, localizado na área temática no Jardim Municipal de Campo Maior, entre as 16 e as 18 horas esta sexta-feira, e entre as 11 e as 18 horas, amanhã e domingo, para dar a conhecer a sua atividade, os projetos em curso que estão a desenvolver soluções para as principais doenças do olival, as patentes já submetidas, as apps para gestão agrícola e os produtos e serviços de base biológica e digital que têm para oferecer ao setor agrícola e ao mercado. Ao longo dos três dias da feira, alguns dos investigadores do InPP estão no stand para demonstrar aos visitantes as várias valências do CoLAB de Elvas, que tem desenvolvido inovação que espera contribuir para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas.

“A participação do InPP é inevitável dadas a relevância do olival no país e a atividade de investigação em projectos com esta cultura.”, destaca António Saraiva, diretor executivo do InPP.

O InPP dará a conhecer o projeto ValorCannBio, que está a transformar a biomassa que não é aproveitada na indústria da produção de canábis com fins medicinais para desenvolver biopesticidas eficazes e sustentáveis contra a gafa e a tuberculose, responsáveis por dizimar colheitas inteiras, levando a perdas económicas severas e comprometendo a qualidade dos alimentos. O impacto deste projeto será sentido no concelho de Elvas, onde o projeto se está a desenvolver, mas é expectável que este se alargue a toda a região de produção do olival de Trás-os-Montes ao Algarve, onde estão a aumentar as quebras de produção devido a estas doenças. O projeto AlViGen será também um dos protagonistas e está a usar tecnologia de ponta para detetar e identificar as estirpes dos fungos causadores da gafa, muito antes de os sintomas se tornarem visíveis. A equipa do projeto tem utilizado armadilhas para recolheresporos que circulam no ar que permitem monitorizar a presença dos fungos, o que pode dar uma vantagem importante aos agricultores na prevenção de infeções e na proteção das suas culturas, reduzindo perdas de produção.

O projeto SNM_XylellaVt, liderado pela DRAPCENTRO e no qual o InPP participa ativamente, estará também em destaque na FNO. O SNM_XylellaVt está a monitorizar os insetos vetores da bactéria Xyllela fastidiosa, em particular a cigarrinha das espumas, inseto responsável por transmitir a bactéria, que ataca várias culturas agrícolas e florestais, nomeadamente o olival.

A equipa do projeto está a desenvolver novas ferramentas, como os modelos de previsão de risco que, na presença da bactéria, seja nas plantas ou nos insetos vetores, permitam ao ServiçoNacional de Avisos Agrícolas (SNAA) alertar, em tempo real, sobre os níveis económicos de ataque (NEA) para estes insetos, permitindo, assim prevenir a infeção das principais culturas. No âmbito deste projeto, a equipa desenvolveu ainda uma plataforma online na qual é possível os cidadãos reportarem o avistamento de espumas, que constituem sinais da presença dos insetos vetores da X. fastidiosa, ajudando assim a mapear a sua distribuição temporal e espacial e a planear medidas de combate a esta bactéria.

A FNO, organizada em conjunto pela Câmara Municipal de Campo Maior e pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), é um evento que pretende valorizar a olivicultura nacional, e em particular o azeite português, dinamizando a economia local e reunindo profissionais do setor – produtores, técnicos, ou investigadores – de todo o país para discutir desafios e tendências do setor Olivícola e Oleícola português.

Concerto de Tim e Ensemble Ibérico na primeira noite de Feira Nacional de Olivicultura em Campo Maior

A Feira Nacional de Olivicultura é inaugurada, esta sexta-feira, 23 de maio, pelas 18h30, no Jardim Municipal de Campo Maior.

Da programação do evento, promovido pela Câmara Municipal de Campo Maior e o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), deste primeiro dia, fazem também parte a apresentação a iniciativa “O Azeite vai à Mesa”, pelas 19 horas.

Já a Praça Multimodal da vila será palco, pelas 22 horas, de um concerto de Tim & Ensemble Ibérico, com a participação do Projeto de Formação de Música do Município de Campo Maior.

Até domingo, o público poderá conhecer vários expositores profissionais no certame, onde também têm lugar e o merecido destaque as áreas da gastronomia, do artesanato e dos produtos regionais.

Portalegre celebra esta sexta-feira os 475 anos da elevação a cidade

Portalegre celebra esta sexta-feira, 23 de maio, o seu feriado municipal e os 475 anos da elevação a cidade.

Neste dia, marcado por um conjunto de cerimónias protocolares, com o hastear da bandeira (9h30), uma missa (10h30) e uma sessão solene (14h), o destaque da programação das festas, que decorrem até domingo, vai para um espetáculo do projeto “Para Sempre Marco”, de homenagem a Marco Paulo.

Uma recriação histórica da elevação de Portalegre a cidade, nos Paços do Concelho, pelas 16 horas, e o tradicional desfile das carroças e das Maias, meia hora mais tarde, são outros dos pontos altos deste dia de festa.

O concerto de “Para Sempre Marco” no palco da Avenida George Robinson está marcado para as 23 horas. Segue-se, a partir da meia-noite e meia, a atuação da DJ Ana Isabel Arroja.

Programa completo deste segunda dia das Festas da Cidade de Portalegre:

09h30 – HASTEAR DA BANDEIRA

Com honras militares por uma Companhia de Guardas Provisórios do Centro de Formação de Portalegre da Guarda Nacional Republicana. Participação da Banda Euterpe, Banda Alegretense e Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portalegre

Local: Paços do Concelho

10h30 – ESPETÁCULO DE DANÇA / EsPasso DANÇA CATARINA MIRANDA “Momento Dançante”

Local: Palco do Jardim da Corredoura

10h00 – 15h00 – VISITA GUIADA / “VIAJAR NO TEMPO”

Local: Casa Museu José Régio

10h30 – MISSA SOLENE COMEMORATIVA DOS 475 ANOS DE ELEVAÇÃO DE PORTALEGRE A CIDADE

Presidida por Sua Excelência Reverendíssima o Bispo de Portalegre – Castelo Branco, Dom Antonino Dias

Local: Catedral de Portalegre

12h00 – Inauguração da Exposição de Pintura – PORTALEGRE PELO TRAÇO DE ARSÉNIO DA RESSURREIÇÃO (1901 – 1993)

Local: Galeria de São Sebastião

14h00 – SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DOS 475 ANOS DA ELEVAÇÃO DE PORTALEGRE A CIDADE.

Local: Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre

15h00 – 1º TORNEIO DE DARDOS CIDADE DE PORTALEGRE

Local: Jardim da Corredoura

Org.: Ases do Pedal com a colaboração da União de Freguesias da Sé e São Lourenço

16h00 – RECRIAÇÃO HISTÓRICA DA ELEVAÇÃO DE PORTALEGRE A CIDADE “VISITA REAL A PORTALEGRE”

Local: Paços do concelho

16h30 – DESFILE DAS CARROÇAS

Percurso das Carroças: Parque de Feiras e Exposições, Avenida Dr. João Malato Correia (Igreja de Santo António), Rua Padre Diogo Sotto Mayor, Avenida Dr. Manuel Hermenegildo Lourinho, E.N. 246 – 2, Rotunda da Esquina das Beatas, Rua Poeta José Régio, Rua 1º de Maio, Rossio, Avenida da Liberdade (sentido ascendente), Avenida Movimento das Forças Armadas, Avenida da Liberdade (sentido descendente, Jardim da Avenida da Liberdade), breve paragem para encontro com as Maias, Rua Alexandre Herculano, Rotunda do Navio, Rua Alexandre Herculano, Rossio, Rua 1º de Maio, Avenida da Extremadura Espanhola, Rua Coronel Jorge Velez Caroço, Lysias, Parque de Feiras e Exposições.

DESFILE DAS MAIAS

Percurso das Maias: Paços do concelho, Jardim da Corredoura, Jardim da Avenida da Liberdade (encontro com as carroças), Mercado Municipal.

18h00 – Animação Musical / TUNA DA ACADEMIA DE SANTA CLARA

Local: Palco do Jardim da Corredoura

19h00 – Animação Musical / RAIO DOS CACHOPOS

Local: Palco do Jardim da Corredoura

20h00 –3ª MILHA URBANA CIDADE DE PORTALEGRE

Percurso: Partida – Largo do Semeador, Rua 1º de Maio, Avenida da Liberdade (direção Tribunal), Rua General Conde Jorge Avilez, Avenida General Lacerda Machado.

Chegada – Rua Guilherme Gomes Fernandes

Benjamins A (300m): Partida – Largo do Espírito Santo, Rua Diogo Fonseca Achaiolli, Avenida General Lacerda Machado

Chegada – Rua Guilherme Gomes Fernandes

Benjamins B (400m): Partida – Rotunda do Rossio, Avenida da Liberdade, Largo do Espirito Santo, Rua Diogo Fonseca Achaiolli, Avenida General Lacerda Machado.

Chegada – Rua Guilherme Gomes Fernandes

Org.: Escola de Atletismo de Portalegre/União de Freguesias da Sé e São Lourenço

21h00 – PASSEIO DE TOCHAS 2025

Percurso: Saída do kartódromo, Lysias, Rua Coronel Jorge Velez Caroço, Avenida da Estremadura Espanhola, Rua 1º de Maio, Rossio, Avenida da Liberdade (Ascendente), Avenida Movimento das Forças Armadas, Rotunda do Navio, Rua Alexandre Herculano, Rossio, Rua Guilherme Gomes Fernandes, Rua da Olivença, Avenida George Robinson.

Org: GMCP – Grupo Motard da Cidad3e de Portalegre – Novo Milénio

21h30 –“O CORETO” espetáculo de ROGÉRIO CHARRAZ com a participação do ORFEÃO DE PORTALEGRE.

Local: Palco da Avenida George Robinson

23h00 – PARA SEMPRE MARCO, espetáculo de homenagem a Marco Paulo com as artistas: JÉSSICA CIPRIANO E ANDREA VERDUGO, com direção musical de TIAGO PAES DIAS.

Local: Palco da Avenida George Robinson

00H30 – DJ ANA ISABEL ARROJA

Local: Palco da Avenida George Robinson