Alentejo em destaque na EXPO OSAKA com a celebração da cultura e memória partilhada com o Japão

A presença do Alentejo na Expo Osaka 2025, que arrancou na quinta-feira, dia 9 de maio, com um conjunto de ações culturais e institucionais que destacam a riqueza patrimonial e os laços históricos entre Portugal e o Japão, numa iniciativa promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo).

O primeiro dia foi marcado pela inauguração oficial da presença alentejana, num momento que contou com a presença da vice-presidente Carmen Carvalheira, e dos representantes institucionais da comitiva portuguesa. A cerimónia reforçou a importância
da diplomacia cultural e da projeção internacional do Alentejo.

Um dos momentos centrais foi a atuação do Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento, que levou o Cante Alentejano — património imaterial da humanidade — ao coração da exposição mundial.

Ao longo do dia, os visitantes do Pavilhão de Portugal tiveram acesso a uma programação contínua que incluiu a exposição de réplicas dos papéis dos Biombos Namban do século XVI, restaurados em 2015 com o apoio do Japão e sob a orientação do Professor Gengiro Ito, e com acompanhamento técnico da Direção da Biblioteca Pública de Évora.

Foi também apresentada a mostra do livro “Do Japão para o Alentejo”, da autoria do historiador Tiago Passão Salgueiro, Vice-Presidente do Município de Vila Viçosa, que aprofunda a importância da Missão Tensho como elo histórico entre as duas culturas.

A programação inclui ainda a exposição do Património Cultural Imaterial do Alentejo inscrito na lista representativa da UNESCO, como a Arte Chocalheira de Alcáçovas, os Bonecos de Estremoz, as Festas do Povo de Campo Maior e o Cante Alentejano.

Simultaneamente, foi inaugurada a exposição “Expo Osaka no Alentejo”, na Biblioteca Pública de Évora, que estará patente até 13 de outubro. A mostra reúne réplicas dos Papéis do Biombo de Évora, documentos produzidos em Osaka entre 1583 e 1587, que testemunham os primeiros contactos entre portugueses e japoneses e sublinham a
herança partilhada entre as duas culturas.

Relembrar que o Alentejo integra a programação do Pavilhão de Portugal, cujo tema é “Ocean, The Blue Dialogue”. O espaço oferece uma experiência multimédia imersiva que explora o oceano como recurso vital e ponto de união entre Portugal e Japão — evocando os quase 500 anos de relações entre os dois países, agora renovadas através de encontros culturais, científicos e empresariais.

GNR integra o Sistema de Videovigilância Florestal e a Rede Nacional de Postos de Vigia da Campanha Floresta Segura

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), no âmbito da Rede de Vigilância e Deteção de Incêndios, que integra o Sistema de Videovigilância Florestal e a Rede Nacional de Postos de Vigia da Campanha Floresta Segura 2025, no dia 5 de maio, procedeu à ativação de 80 Postos de Vigia (PV) da Rede Primária, os quais se encontram guarnecidos por um total de 320 operadores.

A estes vão juntar-se a partir do dia 29 de junho, mais 150 Postos de Vigia da Rede Secundária, que serão ativados e guarnecidos por 600 operadores adicionais.

No que respeita ao Sistema de Videovigilância Florestal, este é atualmente composto por 147 câmaras de videovigilância.

Relativamente às ações de sensibilização, a Guarda Nacional Republicana realizou, até ao dia 7 de maio, um total de 2 845 ações, alcançando 55 150 pessoas, com o objetivo de prevenir comportamentos de risco, promover a adoção de medidas de autoproteção e fomentar o uso responsável do fogo por parte das comunidades.

Até ao momento, foram registadas 18 detenções, das quais 14 em flagrante delito, tendo sido igualmente identificados 136 suspeitos.

Nesta fase, os militares encontram-se no terreno a percorrer as faixas de gestão de combustível das freguesias prioritárias, com o objetivo de se proceder à sinalização e georreferenciação dos terrenos rurais que pela sua localização apresentem potencial risco de incêndio, promovendo em simultâneo, ações de informação e sensibilização junto dos proprietários, para que realizem voluntariamente a limpeza dos terrenos até 31 de maio de 2025, evitando que, após o dia 1 de junho de 2025, possam encontrar-se em incumprimento.

Esta fase da campanha tem como objetivo principal a prevenção com ações de sensibilização dirigidas aos cidadãos e entidades, com vista à alteração de comportamentos e à adoção das melhores práticas de segurança individual e coletiva. O esforço principal está a ser desenvolvido para despertar consciências para a importância da adoção de medidas de autoproteção e para a redução do risco de ocorrência de incêndios.

A Campanha Floresta Segura da GNR contribui decisivamente para uma redução significativa do número de ocorrências graves e dos impactos negativos que podem causar na sociedade. A proteção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais, continua a assumir-se como uma das prioridades estratégicas para a GNR, sustentada numa atuação preventiva e num reforço de patrulhamento nas áreas florestais.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e a conservação da natureza. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Adepto identificado pela PSP por deflagração de petardos na final da Taça da Associação de Futebol de Portalegre

Um adepto foi identificado este domingo, dia 11 de maio, em Portalegre, pela PSP, no decorrer do jogo da final da Taça da Associação de Futebol de Portalegre “Comendador António Costa”, após ter procedido à “deflagração de artigos pirotécnicos (petardos)”.

A PSP apreendeu ainda 69 artigos pirotécnicos a este homem, sendo que os factos “serão comunicados à Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto”, informa o Comando Distrital da PSP em comunicado.

A PSP “relembra que o saudável espírito desportivo entre adeptos, equipas e organização, é essencial para aquela que se pretende ser uma festa em segurança para todos”.

O jogo, que opôs Mosteirense a Eléctrico de Ponte de Sor, teve lugar no Estádio Eduardo Sousa Lima, em Portalegre.

“Floresta Segura”: Município de Campo Maior e GNR promovem ação de sensibilização

O Município de Campo Maior, em colaboração com a Guarda Nacional Republicana, realiza na próxima quinta-feira, dia 15 de maio, pelas 14h30, uma ação de sensibilização no âmbito da Operação “Campanha Floresta Segura 2025”.

A sessão irá decorrer no Centro Comunitário e tem como objetivo alertar a população com vista à modificação de comportamentos e adoção das melhores práticas de segurança individual e coletiva, para redução do risco de ocorrência de incêndios rurais.

A ação é aberta a todos os munícipes.

Ambiente em FM: o incumprimento da Lei do Clima e a urgência dos Planos Regionais de Ação Climática

O tema desta semana é sobre o clima, e de leis que já existem mas que ainda não estão a ser cumpridas. Em Portugal, a Lei de Bases do Clima, aprovada em 2021, estabeleceu um quadro claro para a política climática no país. No entanto, a implementação dos Planos Regionais de Ação Climática (PRAC) continua em atraso, o que levanta sérias preocupações sobre a capacidade do país para responder de forma eficaz à crise climática.

Os PRAC são fundamentais para garantir uma resposta coordenada e territorialmente ajustada às alterações climáticas. Devem alinhar-se com as estratégias nacionais de mitigação e adaptação, assegurando que todas as regiões atuem de forma harmonizada. Além disso, é nestes planos que se definem metas concretas para reduzir emissões de gases com efeito de estufa e minimizar os impactos ambientais.

Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

Conselho Intermunicipal reúne em Monforte com Barragem do Pisão no topo da agenda

O Centro de Educação, Formação e Universidade Sénior (CEFUS) de Monforte recebeu na passada quinta-feira, 8 de maio, a reunião ordinária do Conselho Intermunicipal da CIMAA.

Em destaque “esteve a aprovação, por parte dos autarcas do Alto Alentejo, das minutas de contrato para o financiamento do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, para a concessão da construção das Infraestruturas Primárias, do auto de consignação e também do Plano de Segurança e Saúde da Empreitada. Mais um passo importantíssimo para que esta ambição de décadas de uma região, chegue finalmente a bom porto”, revela a CIMAA em comunicado.

Sobre o procedimento de expropriações, “representantes da empresa LusoRoux, que está responsável pelo mesmo, apresentaram ao Conselho Intermunicipal acerca do ponto de situação deste processo, com foco na atualização dos valores das expropriações dos Prédios Rústicos”.

Antes da ordem de trabalhos, foi apresentado o ponto de situação dos Acordos Quadro referentes ao Fornecimento de Energia Elétrica, à Manutenção dos Percursos Pedestres e ao fornecimento de Gás Natural. Houve ainda oportunidade para conhecer a empresa Lãmb, “que desenvolve um projeto inovador, promotor da sustentabilidade e que procura através da utilização do um produto endógeno, a lã de borrego, desenvolver a sustentabilidade, economia circular e criação de valor no setor ovino. Contribuindo desta forma elevar o nome do Alto Alentejo e cumprir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Arte de jovens da Extremadura e do Alentejo em exposição na Casa da Cultura de Elvas até final do mês

Uma mostra de trabalhos de jovens criadores da Extremadura e do Alentejo, inaugurada no feriado de 25 de abril, está disponível para visita, na Casa da Cultura de Elvas, até 31 de maio.

Trata-se, como explica o vereador Cláudio Monteiro, de uma exposição promovida no âmbito do 17º Certame de Jovens Criadores de Badajoz “JABA 2025”, e formada, entre outros, por trabalhos de fotografia, desenho, escultura, banda desenhada e pintura, que fica disponível para visita até 31 de maio.

“Faço sempre questão de ter esta exposição no mês de maio, porque maio é o mês da juventude em Elvas, em que temos o Festival da Juventude e Académico. Trazemos esta exposição à Casa da Cultura, que é mais uma de enorme qualidade, para que as pessoas possam apreciar tudo o que é diferente em termos de arte”, assegura.

Face a outras exposições que já estiveram patentes na Casa da Cultura, Cláudio Monteiro garante que o público irá ter uma “experiência completamente diferente”. Depois de já ter estado em Badajoz, de Elvas a exposição seguirá para Campo Maior.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas e ao sábado, das 10 às 13 horas.

O Certame de Jovens Criadores de Badajoz é promovido, anualmente, pelo pelouro da Juventude do Município espanhol vizinho, com o objetivo de promover e potenciar a criatividade artística dos jovens.

Campo Maior associa-se aos Jogos do Alto Alentejo com Encontro de Hidroginástica

Os Jogos do Alto Alentejo regressam a Campo Maior, no próximo sábado, dia 17 de maio, para mais um Encontro de Hidroginástica.

A ter lugar no Complexo de Piscinas da Fonte Nova, a iniciativa, com início às 10 horas, segundo explica a vereadora São Silveirinha, conta já com cerca de 200 inscritos. “Nós vamos participar enquanto município anfitrião, mas vamos ter aqui outros quatro municípios: Avis, Elvas, Marvão e Sousel”, adianta a autarca.

Os interessados em participar na atividade, integrada na programação da 23ª edição dos Jogos do Alto Alentejo, ainda podem fazer a sua inscrição. Para isso, basta dirigirem-se ao Complexo de Piscinas da Fonte Nova e procurar a técnica Paula Jangita.