O “Teatro do Botão” regressou ao Centro Cultural de Campo Maior para dar início ao Mês do Teatro com “Hamelin”, uma versão divertida, e repleta de momentos de interação com o público, do popular conto dos Irmãos Grimm que conta a história de um flautista que chega a uma cidade para a livrar de uma praga de ratos.
A sessão foi dirigida aos alunos do 5.º e 6.º ano do Agrupamento de Escolas.
A Galeria de Arte do Cineteatro Florbela Espanca recebe no próximo dia 11 de março, terça-feira, pelas 18h00, a inauguração da exposição fotográfica “Do 11 de Março ao 25 de Novembro de 1975” – Fotografias com História, da autoria de Marques Valentim, numa iniciativa promovida pelo Município de Vila Viçosa.
O fotojornalista de 76 anos, natural de Cascais, conta com mais de 50 anos de carreira e pretende expor as suas fotografias no sentido de dar a conhecer a cronologia dos principais acontecimentos que decorreram neste período pós revolução dos cravos.
Esta exposição, de entrada gratuita, estará patente no Cineteatro entre os dias 11 de março e 13 de abril de 2025.
João Barradas, natural e residente na freguesia de Vaiamonte, 58 anos, é o candidato nas próximas eleições autárquicas a presidente do Município de Monforte, pelo Movimento de Cidadãos do Concelho de Monforte (MCCM).
Profissional dos CTT, no concelho de Monforte, há cerca de 30 anos, com experiência de 16 anos enquanto presidente de Junta da Freguesia de Vaiamonte, assume uma candidatura independente “que congrega no MCCM todos aqueles que não se identificam e não se reveem em partidos políticos, em candidaturas de políticos de carreira e de interesses partidários que se sobrepõem aos interesses do concelho de Monforte e dos naturais de Vaiamonte, Assumar, Santo Aleixo e Monforte”.
O MCCM reúne “cidadãos de todos os quadrantes políticos, de todos os ideais, sem excluir ninguém, mas que querem mudar o rumo de um Concelho que se encontra estagnado, sem desenvolvimento, que ao longo dos anos tem perdido população, tem perdido serviços, sem avanços socioeconómicos, sem políticas concertadas e focadas nas pessoas, no bem-estar, na qualidade de vida”.
João Barradas assume nesta candidatura pelo MCCM, “uma luta, que se prevê difícil, mas extremamente necessária, pelo desenvolvimento económico do concelho de Monforte, pela segurança da população, pela saúde e a prestação dos cuidados de saúde primários, pela requalificação e Estratégia Local da Habitação, pela educação e defesa dos profissionais que dela fazem parte, pela requalificação das carreiras dos profissionais do Município num todo, sem interesses individuais, de forma justa e equitativa, pela limpeza e manutenção do espaço público, pela defesa das instituições sociais do concelho, pela ajuda às associações culturais, desportivas e recreativas das freguesias, pelas empresas sediadas no concelho de Monforte”.
“O MCCM é um Movimento onde todos, todos, todos são bem-vindos, onde cada um tem uma palavra, uma opinião, onde cada contributo é uma mais-valia para o bem-estar comum, onde todos têm lugar à participação e ao exercício da cidadania”.
Foi publicado a 3 de março de 2025, em Diário da República, o concurso da empreiteira para a obra de reabilitação de emergência para contenção do processo de degradação em que se encontra a cobertura do Palácio dos Condes de Vimieiro, no valor fixado em 422 333,73 euros.
Esta intervenção permitirá, numa segunda fase, a integração de circuitos de visita, em segurança, revelando aspetos construtivos do âmbito da construção, relacionados com materiais e sistemas construtivos como as abóbadas, as armações de madeira das coberturas, os estrados de pavimento, as armações dos tetos de caixotão.
Esta é uma oportunidade de dar a conhecer a história tecnológica de um edifício no seu processo de salvação, através de ações planeadas e faseadas de conservação, restauração e revitalização, com o propósito de assegurar mais um ciclo de uso qualificado para este valor patrimonial.
As ruas de Redondo vão ficar novamente floridas este ano entre os dias 2 e 10 de agosto. Este é um evento bienal de base popular, cuja tradição remonta ao século XIX.
Relembrando o “retorno enorme para a economia local” que a última edição das ruas floridas teve, em 2023, nas mais diversas áreas “desde do artesanato à restauração”, David Galego presidente da Câmara Municipal de Redondo, realça que este ano o município “está a trabalhar com imenso empenho” no evento.
Com milhares de visitantes a deslocarem-se até à vila, inclusive, “da vizinha Espanha, onde foi feita uma promoção extraordinária do evento em Badajoz e que, por sinal, recebeu muitos elogios da crítica”, o autarca acredita que 2025 a aposta vai ser “fortíssima”. “Seguramente vamos ter ruas de enorme qualidade e elegância, porque as pessoas de Redondo assim se empenham para que isso aconteça. Nesse sentido, as ruas floridas de 2025, não tenho dúvidas, será um sucesso extraordinário”, conclui.
A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) vai contar com a apresentação da Feira Nacional de Olivicultura (FNO) e do Congresso Nacional do Azeite (CNA) 2025, na próxima quinta-feira, dia 13 de março.
A Universidade de Coimbra, em colaboração com vários investigadores e projetos científicos, lançou recentemente um livro técnico sobre as abelhas de Portugal. A obra, chama-se “Chaves Dicotómicas dos Géneros de Abelhas de Portugal”.
O livro é uma adaptação e tradução da obra “Key to the Genera of European Bees”, sendo este o primeiro a ser publicado sobre o tema em português, focando-se nas abelhas de Portugal.
Esta obra é uma ferramenta técnica para a identificação dos géneros de abelhas, desenvolvida principalmente para um público académico e técnico.
Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:
Uma assistente social, de 35 anos, que terá sido violentamente agredida por três jovens, em Badajoz, acabou por morrer no hospital.
Esta mulher, natural de Castuera, que terá sido asfixiada com um cinto, na madrugada desta segunda-feira, sofreu várias agressões num apartamento destinado a jovens menores que estão a cumprir medidas judiciais, no bairro residencial do Guadiana.
Depois das agressões, os três jovens – dois rapazes de 14 e 15 anos e uma rapariga de 17 – terão fugido do local no carro da assistente social, mas acabaram por ser detidos em Mérida.
A investigação do caso está agora nas mãos da Polícia Judiciária de Badajoz.
O Empreendimento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão irá transitar do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o Orçamento de Estado. A notícia foi confirmada na passada sexta-feira, 7 de março, pelo secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, em visita de trabalho ao Município do Crato e à aldeia do Pisão.
Para além da confirmação do financiamento, ficou também garantida, em reunião de Conselho de Ministros, a manutenção dos regimes de excecionalidades inscritos no PRR, mantendo assim todas as ferramentas legais necessárias que permitem a continuidade de todo o enorme trabalho realizado até aqui pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA, Hugo Hilário, o oresidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva, e opPresidente do Município do Crato, Joaquim Diogo, bem como os autarcas do Alto Alentejo que marcaram presença nos Paços do Concelho do Crato, saudaram a decisão e destacaram “a disponibilidade e o empenho” do Ministério da Coesão Territorial, na pessoa do seu Secretário do Estado, Hélder Reis, e de toda a sua equipa, para que a transição da fonte de financiamento e todas as outras questões fossem formalizadas com a maior celeridade possível.
O secretário de Estado adiantou que, “sempre que for possível”, o projeto poderá ainda ter financiamento através de fundos europeus e que essa informação será incluída no Decreto-Lei n.º 62/2022, de 26 de setembro, que classifica o empreendimento de interesse público nacional. O prazo de execução da totalidade das componentes passou para 2027, e o valor total de investimento atualizado para 222.227.187,07€.
“Nunca duvidámos que os compromissos estabelecidos iriam ser cumpridos, esta foi sempre a postura do anterior Governo que decidiu e aprovou este projeto e do atual governo que o continua a validar e hoje a reforçar. Este é um projeto do País! Temos muito trabalho pela frente, mas este é o nosso desígnio: estamos cada vez mais unidos nesta nossa missão especial, preponderante e essencial para a nossa região”, acrescentou Hugo Hilário.
No seguimento da reunião, seguiu-se uma visita ao local onde irão ser construídas as Infraestruturas Primárias da Barragem do Pisão – o paredão da barragem –, com uma breve apresentação conduzida pela Estrutura Técnica de Gestão e Execução do projeto.
No último momento desta visita, Hélder Reis conheceu a realidade dos habitantes da aldeia do Pisão, onde teve a oportunidade de ouvir a sua opinião acerca deste investimento, sendo a grande maioria claramente favorável ao mesmo, em prol do desenvolvimento do Alto Alentejo.
“Que não restem dúvidas: O Empreendimento Hidráulico dos Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão é uma prioridade para os autarcas do Alto Alentejo, para o anterior e para o atual Governo do País, e vai mesmo ser uma realidade”, garante a CIMAA.
Em Elvas, a tradição em torno do jogo da malha continua a ser uma aposta por parte de Câmara Municipal. Iniciada a 15 fevereiro, a 29º edição do Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso” leva já três jornadas disputadas.
O torneio, embora promovido pela autarquia, explica o presidente Rondão Almeida, conta agora com a organização da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa. “Nós deixamos isto nas mãos do nosso presidente da junta de freguesia, que vai fazer ele a organização e depois acabaremos por fazer também, evidentemente, o encerramento em São Vicente”, começa por dizer o autarca.
“Quisemos revitalizar, trazer para os dias de hoje, um desporto tradicional, porque, quando cheguei a Elvas, jogava-se à malha só em dois ou três sítios. Ao pé da Raposeira – lembro-me bem –, foi aí que fui assistir ao primeiro jogo e que me ocorreu a ideia de fazer um torneio para envolver todas as freguesias neste desporto”, recorda Rondão Almeida.
Atualmente, são cerca de “150 atletas que percorrem, durante o torneio, todas as freguesias”, culminando com um almoço de confraternização. “É isto que é interessante: trazer para o presente a obra dos nossos antepassados, para podermos dar-lhe corpo e reparti-la com os nossos descendentes, para que a história na acabe”, diz ainda.
A competição, como tem vindo a ser tradição, só termina a 25 de abril, com a última jornada a ser disputada na Praça da República de Elvas.