Redondo: Ruas Floridas regressam este ano

RuasFloridas2013De 3 a 11 de agosto, Redondo volta a colocar-se entre os destinos mais procurados por ocasião das Ruas Floridas que cumprem este ano a sua XIII edição. Com uma reputação já consagrada quer a nível regional quer a nível nacional muito por força do reconhecimento dos milhares de visitantes, este ano o certame oferece 43 ruas engalanadas com temas diversos em paralelo com um programa onde a música, o teatro, animação de rua e o artesanato, entre outros, não poderiam faltar.

A inauguração, que terá lugar no próprio dia 3, será o ponto de partida para que Redondo dê a conhecer os temas escolhidos para cada uma das suas ruas. Da intemporalidade de” Branca de Neve” à atualidade do “Futebol”, da universalidade dos Saberes e Sabores de Outras Gentes, às particularidades das “Janelas do Alentejo”.

Para além da beleza contagiante das diversas ruas, as Ruas Floridas 2013 oferecem em complemento um programa diversificado e multidisciplinar que pretende ir ao encontro de locais e visitantes.

No que à música diz respeito, o concerto dos Amor Electro, protagoniza o primeiro dia das festividades antecedendo noites dedicadas ao Canto Alentejano, DJS, Fado, Jazz e Bandas de Garagem. Cabe às músicas do mundo levadas a palco pelos UXU CALHUS o concerto de encerramento. O teatro e a animação de rua, por sua vez, manifestam-se em diversas ocasiões com especial destaque para as marionetas e as artes circenses.A terminar, atividades desportivas como a 2ª Maratona BTT Ruas Floridas, o Torneio de Ténis e o Concurso de Pesca Desportiva prometem “dar movimento” ao programa.

De forma a enaltecer não só a beleza intrínseca das Ruas Floridas mas também todo o programa cultural um pouco por todo o pais, no dia 4 as Ruas Floridas de Redondo serão o tema central de uma transmissão em direto do programa Portugal em Festa, na Sic.

Portugal candidato a receber o Mundial 2CV em 2017

2cvPortugal2017A Associação “2CVPORTUGAL2017”, vai apresentar hoje a votação a candidatura de Portugal para realizar o 22.º Encontro Mundial 2CV em 2017.

 A votação decorre no 20.º Mundial 2CV, que está a decorrer, em Alcañiz, Espanha. A candidatura vencedora só será conhecida no próximo sábado.

Mara Constantino e DECO em “À Conversa Com”

MaraConstantinoRCMA delegação de évora da deco lançou um alerta sobre práticas comerciais desliais à cerca de contratos enganosos, por parte do operador de telecomunicações Optimus.

Mara Constantino Jurista na Delegação de Évora da DECO, está hoje na nossa entrevista da “ À Conversa Com ”, onde alerta para os periodos de fidelização dos contratos,e para a leitura o contrato antes de assinar, e ter em atenção o pacote contratual assinalado no contrato.

Ouvir aqui a Conversa 

Carlos Castelinho apresentou candidatura à Câmara Municipal de Marvão

candidatura_MarvoCarlos Castelinho apresentou, oficialmente, a sua candidatura à Câmara Municipal de Marvão, numa cerimónia que se realizou no dia 26 de Julho, sexta-feira, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho de Marvão.
Na presença dos candidatos às juntas de freguesia e à Assembleia Municipal; do presidente da Federação Distrital do PS de Portalegre, Luís Testa, e do mandatário da campanha, Fernando Gomes, o candidato apoiado pelo Partido Socialista, ouviu Miguel Laranjeiro, membro do Secretariado Nacional do PS, reconhecer-lhe “dedicação, competência no trabalho e amor à terra”.
Nesta cerimónia foram apresentadas as Equipas à Câmara e Assembleia Municipal:
Câmara Municipal: Carlos Castelinho, Nuno Pires, Adelaide Martins, Jaime Miranda e Maria Silva Bernardo.
Assembleia Municipal: António Canêdo Berenguel, António Miranda e Rosa Mena.

PORTALEGRE: IPP QUER FORMAR JOVENS EM BIOCOMBUSTIVEIS

Instituto_Politcnico_de_PortalegreO Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) vai contar com algumas novidades no próximo ano lectivo, 2013/2014.

A instituição de ensino superior vai avançar com uma licenciatura em Tecnologias de Produção de Biocombustíveis, como confirmou à Rádio ELVAS Joaquim Mourato, presidente da instituição.

No âmbito deste curso, o IPP vai avançar com a construção de um Centro de Bioenergia, que ficará localizado num dos terrenos pertencentes à Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e representa um investimento superior a 1,7 milhões de euros, com apoio de fundos comunitários.

Campo Maior: Inscrições Abertas para o programa OTL

OTLCMEstão abertas as inscrições para o programa OTL – Ocupação de Tempos Livres – 2013.

Uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e da Juventude que, em Campo Maior, conta com o apoio do Município.

Este programa é direcionado para jovens com idade entre entre 12 e 17 anos de que queiram  ocupar os teus tempos livres, participar em projetos para a comunidade, desenvolver capacidades e competências pessoais, profissionais, sociais, dinamizar o espírito empreendedor e conhecer novos amigos.

A ficha de inscrição está disponível para download na página web do municipio e deve ser entregue, devidamente preenchida, nos serviços da Câmara Municipal de Campo Maior.

Portalegre: Apresentação Pública do Concurso Internacional de Ideias

RegeneraoUrbanaRealiza-se hoje a apresentação Pública e Entrega de Prémios aos Vencedores do Concurso Internacional de Ideias – ” Fazer Acontecer a Regeneração Urbana – Portalegre, Marvão e Sousel

Uma iniciativa promovida pela A CIP – Confederação Empresarial de Portugal no âmbito do projeto “FAZER A ACONTECER A REGENERAÇÃO URBANA” que  lançou, em parceria com as autarquias de Portalegre, Marvão e Sousel,e  com o apoio do NERPOR – AE – Associação Empresarial da Região de Portalegre, uma iniciativa orientada para a recolha de ideias, capazes de promoverem a preservação do património e da memória de zonas de regeneração previamente selecionadas nestas três autarquias – Um Concurso Público Internacional de Ideias.

 

Programa

15h00 – Sessão de Abertura

Dr.ª Maria Adelaide Teixeira – Presidente da Câmara Municipal de Portalegre

15h05 – 1º Painel – Projeto – Piloto

Fazer Acontecer a Regeneração Urbana

Moderadora – Dr.ª Maria Adelaide Teixeira (presidente da CMP)

Confederação Empresarial de Portugal (CIP) – Eng.º Samuel Silva (consultor)

Câmara Municipal de Portalegre – Dr.ª Maria Adelaide Teixeira (presidente)

Câmara Municipal de Marvão – Eng.º Victor Frutuoso (presidente)

Câmara Municipal de Sousel – Dr. Armando Varela (presidente)

Entrega de Prémios aos Vencedores

Concurso Internacional de Ideias – Arq.º Carrilho da Graça (jurado convidado)

16h10 – 2º Painel – Apresentação das Melhores Propostas

Moderador – Arq.º Nuno Santana (vereador da CMP)

1ºPrémio – Arq.os Pedro Teixeira de Melo, Miguel Ferreira e João Pedro Justo

2ºPrémio – Arq.ª Helena Arguelles

Menção Honrosa – Arq.os José Gameiro Fernandes, Tiago Rocha, Luís Cachada , Ana Madalena Cruz

4º Lugar – Arq.os Nuno Castro Caldas e Sara Brandão

5º Lugar – Arq.º João Rosado Baptista

17h30 – Sessão de Encerramento

Dr.ª Maria Adelaide Teixeira – Presidente da Câmara Municipal de Portalegre

17h40 – Inauguração da Exposição

12 Propostas – Concurso Internacional de Ideias / Trabalhos de Alunos de

Mestrado de Reabilitação Urbana da ESTG de Portalegre / Auscultação à

População – Contributos

Município de Alandroal Promove visita a Olivenza

AlandroalVisitaOlivenzaMunicípio de Alandroal promove uma visita à Feira “Olivenza Despierta”, este sábado, dia 27 de Julho, aberta a toda população. Uma vista que surge no âmbito da colaboração que o município tem vindo a desenvolver com o Ayuntamiento de Olivenza. A partida será ao início da noite e o Município assegura o transporte com inscrições limitadas à capacidade disponível.

“Olivenza Despierta” é uma iniciativa promovida pelo Ayuntamiento local que tem como principal objectivo aproximar a cidade dos seus habitantes e visitantes, através de uma cultura participativa. Ao longo da noite, os visitantes terão a oportunidade de descobrir uma Olivenza nocturna, através de visitas guiadas a museus, igrejas ou simplesmente participando nas diversas actividades programadas.

Entre as propostas de lazer estão exposições de artesanato e gastronomia, espectáculos culturais, mercados tradicionais e a iluminação especial de um conjunto de monumentos da localidade. O Alandroal estará representado nesta iniciativa pelo grupo de música popular “Trigueirão do Relheiro”.

EXPOSIÇÃO DE ARMAS BRANCAS E ARMAS DE FOGO NO MUSEU MUNICIPAL DE ESTREMOZ

ExposioArmasEstremozDe 27 de julho a 09 de novembro vai estar patente na Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal de Estremoz Prof. Joaquim Vermelho, a mostra “Coleção de Armas Brancas e Armas de Fogos do Museu Municipal de Estremoz”. 

Vão estar expostas quase uma centena de peças de origem europeia, as quais foram datadas entre os séculos XVIII e o primeiro quartel do século XX.

O grande objetivo da exposição é dar a conhecer este acervo em reserva há pouco mais de 20 anos, e que foi alvo de diversas intervenções ao longo destes anos. Primeiro, em 2003, realizou-se um rigoroso inventário e classificação por parte do especialista e colecionador Juiz Desembargador Dr. Silva Rato. Depois efetuaram-se diversas operações de limpeza e desinfestação para, de seguida, ser devidamente acondicionada nas Reservas do Museu Municipal de Estremoz.

A mostra estará patente de terça a domingo, sendo a sua entrada gratuita.

Projeto da Universidade de Évora assegura qualidade de produtos

FeedCode_COLOR_logoFEED-CODE é a designação do projeto em que a Universidade de Évora está a trabalhar para desenvolver uma técnica que permita determinar de forma eficiente a composição exata das rações utilizadas para alimentação animal, assegurando assim a qualidade do produto final (carne, leite ou queijo com certificado de origem), para que possa ser aplicada na certificação da composição das rações para animais.

Cofinanciado pela Comissão Europeia e promovido por 5 Associações Europeias envolvidas em atividades agrícolas ou agroindustriais (de produção de carne ou de queijo), FEED-CODE visa desenvolver um regulamento standard para etiquetagem das rações animais, em conformidade com a regulamentação EC e com as necessidades de certificação de qualidade e antifraude requerida pelas agroindústrias e pelos produtores.

A tecnologia inovadora na base deste projeto tem a denominação de “Tubulin-Based Polymorphism (TBP) method”, e baseia na análise da variabilidade nos genes da tubulina existente entre as diferentes espécies vegetais. Em contraste com outros métodos baseados em técnicas de PCR, este método não requer o conhecimento detalhado das sequências de DNA, mas identifica a espécie de planta presente na ração através de um simples “DNA barcode”, equivalente ao código de barras conhecido por todos nós para identificação dos diferentes produtos que adquirimos diariamente.

Este método permite quantificar a presença de cada espécie vegetal enquanto componente de misturas complexas, como poderá ser o caso das rações para animais, mesmo que presentes em quantidades muito baixas.

A equipa de investigação da EU Marie Curie Chair , coordenada neste projeto pela Prof.ª Birgit Arnholdt-Schmitt e pela Investigadora Hélia Cardoso do Instituto Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas da Universidade de Évora, foi convidada a nele participar, por trabalhar igualmente com uma família de genes – Oxidase Alternativa (AOX), a qual poderia ser aplicada como controlo do método TBP.

Os trabalhos de investigação, já iniciados em Dezembro 2012, estão distribuídos por três institutos de investigação, CONSIGLIO NAZIONALE DELLE RICERCHE (IBBA-CNR) e LABOR S.R.L., ambos localizados em Itália, e a UNIVERSIDADE DE ÉVORA (UÉ).

O IBBA-CNR é a entidade responsável pela criação de marcadores moleculares baseados no método TBP, que permitirão identificar a presença/ausência de um total de 30 espécies de plantas referidas como importantes pelas Pequenas e Médias Empresas, e determinar a quantidade de cada uma presente nas rações.

Na LABOR será desenvolvida a plataforma FEED-CODE que consistirá na automatização de todo o processo desde a homogeneização da amostra à deteção e quantificação de cada uma das 30 espécies de plantas.

Na UÉ serão desenvolvidos marcadores moleculares “espécie-específicos” baseados nos genes AOX e que permitirão fazer um controlo independente da eficiência do método TBP.

Refira-se que a estrutura integrada da União Europeia para Segurança Alimentar, necessita de sistemas que permitam um controlo efetivo para assegurar um nível standard de segurança e qualidade ao longo de toda a cadeia alimentar, incluindo as rações para animais. Na diretiva EC 767/2009 são definidas novas “regras para colocar os produtos no mercado e utilização de rações para animais, incluindo regulamentação para etiquetagem, empacotamento e apresentação”. No entanto, esse controlo nem sempre é possível, devido à atual inexistência de uma solução simples que permita determinar com exatidão a composição das rações para animais.