Valorização do Montado é tema no “Ambiente em FM”

O montado é um tipo de floresta, com povoamentos de sobreiros e azinheiras, em que há exploração humana. No âmbito do projeto de cooperação transnacional “Montado – Conservação e Valorização” a iniciativa “Um dia no Montado” reuniu quase 200 alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Alentejo e da Estremadura espanhola para sensibilizar para a conservação do montado mediterrânico.

A par da diversidade de espécies animais e vegetais, o montado promove várias atividades rurais de grande importância, como a extração de cortiça, a pastorícia, a apicultura, a apanha de ervas, sem esquecer o potencial turístico.

Portugal tem 34% da área mundial de montado de sobreiros, que é um dos ecossistemas com maior biodiversidade da europa. Estima-se que os existentes a nível nacional fixem por ano 14 milhões de toneladas de dióxido de carbono e sejam responsáveis pela produção de quase 50% da cortiça consumida em todo o mundo.

A valorização do montado é o tema em destaque no programa “Ambiente em FM” desta semana, com José Janela, da Quercus, que pode ouvir no podcast abaixo: