Marionetas voltam a invadir Montemor

O Encontro Internacional de Marionetas está de regresso a Montemor-o-Novo esta quarta-feira, 24 de maio, com a missão de “trazer inovação, alargamento e fidelização de públicos e uma multidisciplinaridade ainda mais aguçada”.

Neste que é já o 15º encontro, promovido pela Alma d’Arame, o grande protagonista, até dia 4 de junho, é a marioneta contemporânea, que, no decorrer do evento, acaba por associar-se a outras artes: desde o teatro, à dança, ao cinema, à música e às artes visuais.

Na procura de inovar, ano após ano, a associação cultural, através de uma equipa criativa e dos seus artistas, explica o diretor artístico, Amândio Anastácio, realiza um vasto trabalho de pesquisa, para que consiga “ir de encontro aos interesses do público”. “Este festival começa sempre a ser criado e pensado, enquanto o outro está a acontecer, ou seja, quando este começar, já eu estou a pensar no próximo”, revela. O objetivo é sempre “trazer coisas novas a Montemor e ao público”.

Tentar chegar ao máximo de públicos, de todas as idades, é outro dos grandes objetivos da Alma d’Arame, com a realização do Encontro de Marionetas: “desde as escolas, que é a criação e a alimentação do público novo, que depois se há-de tornar adulto, até aos idosos”.

Desta vez, e porque a se pretende “descentralizar a arte e a cultura”, o festival vai chegar a três aldeias de Montemor-o-Novo – Casa Branca, Foros de Vale de Figueira e Cabrela –, para além dos espetáculos que serão apresentados no Cineteatro Curvo Semedo, na Alma d’Arame, na Banda Carlista e nas ruas da cidade.

Este ano, com a participação de 22 companhias (16 portuguesas e seis internacionais), num total de 46 apresentações, exposições, concertos, vários workshops e uma masterclass, este festival, garante Amândio Anastácio, é “muito especial”. “É um grande evento, com uma programação muito vasta, eclética”, assegura.

De todos os espetáculos, o responsável destaca o de encerramento, por ser criado, em específico, para este festival. Amândio Anastácio convidou o guitarrista Nuno Rebelo e o artista visual António Jorge Gonçalves, que depois de terem estado em residência artística, na cidade, irão apresentar a sua visão sobre Montemor-o-Novo, num misto de concerto e espetáculo visual. Este espetáculo, que será apresentado na rua, tem como título “Monte Rumor”.

O Encontro Internacional de Marionetas conta com a coprodução da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, sendo financiado pela Direção-Geral das Artes.