Agricultura, biodiversidade e economia circular em projeto do Innov Plant Protect

O InnovPlantProtect foi premiado com um novo projeto, chamado de ABC, onde A significa Agricultura, B significa Biodiversidade e C significa circular, de Economia Circular.

Ilaria Marengo, diretora do departamento de diagnóstico e monitorização do InnovPlantProtect, explica que este projeto conta com duas escolas parcerias em Elvas, a Secundária D. Sancho II e a ESAE, uma vez que tem uma forte componente educacional”.

A entidade financiadora é o Fundo Ambiental e o projeto foi enquadrado no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2022, que promove uma educação ambiental Transversal, Aberta e Participativa. Por isso, revela Ilaria Marengo, “os professores e os estudantes vão desempenhar um papel ativo neste projeto, que decorrerá durante todo o ano de 2023. Também para darmos a conhecer o projeto, estamos a organizar um evento de abertura no InPP nos próximos meses, onde os estudantes e os professores serão convidados a visitar as nossas instalações na estação do INIAV”.

No total são duas as turmas de 11º da Escola Secundária D. Sancho II e uma da ESAE, inseridas no projeto, “além disso, dois alunos desta escola irão realizar o seu projeto final nos laboratórios do InPP, sob a supervisão de investigadores experientes do InPP. As professoras Ana Cordeiro e Paula Grilo mostraram-se muito recetivas às nossas ideias e trabalharemos com elas para fazer deste programa ambiental, onde a ciência, a agricultura e a educação se fundem, uma experiência educativa bem-sucedida, interessante e agradável para todos”.

Ilaria Marengo adianta ainda que o projeto tem como base três temas base: “agricultura, biodiversidade e economia circular aplicada à agricultura e, com a ajuda dos professores tentaremos despertar o interesse para o meio ambiente e para todas as formas de vida, e concentrar-nos-emos naqueles organismos mais pequenos, tais como insetos e microrganismos, que vivem nas plantas, cujo papel é de extrema importância na produção de alimentos e para a saúde das culturas”.

Os estudantes acrescenta a diretora do departamento de diagnóstico e monitorização do InnovPlantProtect, “aprenderão e verão em ação, o significado da economia circular e, como esta pode ser aplicada à agricultura, evidenciando como este modelo agrícola, baseado numa economia circular, é benéfico não só para a economia da exploração agrícola, mas também para o ambiente”.

O projeto ABC é o tema em destaque esta semana na rubrica do InnovPlantprotect, que pode ouvir no podcast abaixo: