Elvas: mais de 700 crianças esperadas em Torneio Internacional de Rugby

Mais de 700 atletas, de 16 equipas nacionais e espanholas são esperados para o 5º Torneio Internacional de Rugby Cidade de Elvas, organizado pelo Rugby Clube de Elvas, que decorre este sábado, 4 de março.

Do Alentejo participam as equipas do CR Évora e o RC Montemor, já da zona de Lisboa vêm as equipas do GD Direito, Agronomia Rugby, Cascais Rugby, CDUL, Sporting Rugby, GD Alcochetense e São Miguel, do Algarve o RC Loulé e o CR Universitário do Algarve, da Estremadura espanhola as equipas do CR Badajoz e CAR Cáceres e, pela primeira, vez duas equipas da Andaluzia, o Real Ciências de Sevilha e o ADHARAZ AltaSierra.

Este torneio é, exclusivamente, dedicado aos escalões de formação desde os sub-6 aos sub-12, pelo que “este conjunto de equipas é muito interessante e será um ótimo convívio, onde não há o objetivo primário de ganhar, mas sim que os atletas joguem rugby e se divirtam”, revela Luís Carvalho, presidente do Rugby Clube de Elvas.

Os jogos vão decorrer em simultâneo no Estádio Municipal de Atletismo e também no campo Patalino. Esta edição do torneio tem início com “a receção das equipas às 11 horas, seguindo-se um briefing, seguindo-se uma pequena atuação das Roncas D’ Elvas e, como revela Luís Carvalho, “pela primeira vez, e para dar início ao torneio, haverá um desfile de todas as equipas, na pista de atletismo, depois as equipas de sub-12 vão para o campo Patalino e as restantes ficam no Estádio de Atletismo”.

O torneio tem como padrinho João Paiva, que fez “a sua formação no Rugby Clube de Elvas, atualmente joga na Agronomia e foi jogador internacional, o que para Luís Carvalho “é um grande orgulho e as crianças veem nele uma referência”.

O presidente da direção do Rugby Clube de Elvas considera que este torneio “será uma festa enorme e também porventura o maior torneio de escalões de formação, a sul do Tejo, logicamente é muito ousado para nós, e faço ainda uma referência a todos os pais das crianças que estão envolvidos neste torneio, porque o rugby é uma família”.

Posteriormente irá decorrer mais uma jornada do campeonato de sub-14 com as equipas do RC Elvas, Sporting/Belas, Galiza e CRUAL. Para terminar, os sub-16 defrontam a equipa do Sporting Rugby em mais uma jornada do campeonato regional.