Acreditação Erasmus+ “abre portas” às escolas de Campo Maior

O Agrupamento de Escolas de Campo Maior viu ser-lhe, recentemente, atribuída a acreditação Erasmus+, depois de, em outubro, a equipa de projetos ter formalizado a candidatura.

Na prática, explica a professora Vanessa Algarvio, da equipa de projetos do agrupamento, com esta acreditação, que se prolonga até 2027, passa-se a poder realizar projetos e mobilidades, não só de alunos, mas também de professores e pessoal não docente, “sem que a escola tenha um projeto aprovado”.

Até então, as mobilidades e os projetos tinham de ser desenvolvidos em conjunto com outras escolas, tendo esses projetos uma duração máxima de dois a três anos.

Com esta acreditação, adianta a professora, docentes e pessoal não docente podem, por exemplo, realizar diversos cursos no estrangeiro, como “cursos para melhoria do inglês, aprendizagem de novas tecnologias”. “Abre-nos portas, permite um leque muito mais vasto de atividades, que os outros projetos não nos permitiam, que eram só mesmo de mobilidade de alunos”, acrescenta Vanessa Algarvio.

A professora assegura ainda que esta acreditação é um reconhecimento ao trabalho já desenvolvido, sendo que “não é fácil” alcançá-la: “implica que haja um reconhecimento por parte das instituições europeias e da agência nacional, tem que se ter algum trabalho já desenvolvido nas escolas, para depois ser dada esta acreditação”. “Estão a depositar em nós uma confiança de que conseguimos alcançar os objetivos a que nos propomos”, remata.