CIPGCRN dá as boas-vindas aos formandos do novo curso de aprendizagem

Manutenção Industrial, Metalurgia e Metalomecânica são as áreas contempladas no Curso de Aprendizagem que o Centro Internacional de Pós-Graduação Comendador Rui Nabeiro (CIPGCRN) promove, em colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O arranque deste novo ciclo formativo foi assinalado esta manhã de terça-feira, 24 de janeiro, com uma sessão de abertura e de boas-vindas aos novos formandos.

A coordenadora do Centro Internacional de Pós-Graduação Comendador Rui Nabeiro, Cristina Lages, revela que esta é uma parceria de há vários anos, com o IEFP e estes cursos “conferem para além de uma habilitação escolar uma habilitação profissional”.

Recordando os vários cursos ao longo dos anos promovidos pelo centro, desde técnico de comércio, logística, cozinha e pastelaria, Cristina Lages revela que a aposta agora nas “áreas Manutenção Industrial, Metalurgia e Metalomecânica deve-se à importância que têm na região, na indústria”.

A coordenadora acrescenta que estes cursos se assumem como uma “alternativa à oferta que existe na região, que aposta no desenvolvimento de uma profissão que permite ao longo do percurso ter contacto com o mundo empresarial e, o facto de estarem nas instalações do Grupo Nabeiro, esse contacto já se desenvolve, ao longo de todo o percurso”.

“Estes jovens têm uma motivação diferente por desenvolverem uma profissão que lhes permite integrarem-se mais facilmente no mundo do trabalho e desenvolverem carreiras promissoras e podem, caso entendam, ingressar no ensino superior, uma vez que terminam um 12º ano, na área da aprendizagem, acrescenta Cristina Lages.

A coordenadora do CIPGCRN revela que “apostamos na formação profissional e acreditamos que é importante para os jovens, comunidade e para o desenvolvimento local”.

Já para Arnaldo Frade, delegado Regional do Alentejo do Instituto de Emprego e Formação Profissional, e tendo em conta as mudanças que existem no mercado de trabalho, as pessoas devem aumentar as suas qualificações. “Ouvimos muito falar na transição energética e digital, mas é fundamental, em todas as áreas, haver um aumento das qualificações das pessoas, não só inicial, mas também ao longo da vida, para que cada um acompanhe o nível de evolução, na sua vida profissional”.

Arnaldo Frade acrescenta “sempre que estamos numa iniciativa destas, com o início de um período de formação, começamos a qualificar pessoas e é isso que nos move e que nos satisfaz também, porque é o cumprimento desta missão”.

Arnaldo Frade diz ainda que hoje foi “dado mais um passo”, com este curso de aprendizagem, no sentido de ter jovens “que possam transitar para o mercado de trabalho, ao alcançar o 12º ano”, para que o país “tenha mais pessoas qualificadas”.