Causas, sintomas e tratamento da sarna no “De Boa Saúde”

A escabiose, vulgarmente conhecida por sarna, é uma infestação da pele causada por um ácaro parasita de tamanho microscópico.

Os sintomas, como a formação de borbulhas e vermelhidão, surgem habitualmente entre três a quatro dias ou três a seis semanas após o contágio, dependendo se houve ou não infestação prévia, podendo prolongar-se durante várias semanas.

Este ácaro, explica o médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde”, chega mesmo “a fazer túneis debaixo da pele”, o que provoca comichão muito intensa.

A sarna transmite-se através do contacto direto e prolongado com alguém que tenha o parasita, sendo facilmente transmitida entre pessoas da mesma família ou de idosos e funcionários de lares, através da partilha de roupas, lençóis ou toalhas, por exemplo. Sendo uma doença altamente contagiante, é necessária uma higiene “muito grande”, tratamentos próprios e a lavagem, a altas temperaturas, da roupa usada.

O tratamento da sarna deve ser sempre prescrito por um médico. Habitualmente, envolve a aplicação de cremes na pele com o propósito de matar o parasita. Devem ainda ser tomadas medidas de prevenção de contágio, como a não partilha de objetos pessoais, roupas individuais e roupa de cama e toalhas e o evitar de contacto com outras pessoas.

O programa “De Boa Saúde” desta semana para ouvir na íntegra no podcast abaixo.