Iniciativa de cidadania europeia: “vestuário bom e salário justo” no “Espaço Europa”

Está a decorrer uma iniciativa de cidadania europeia, com o tema “vestuário bom e salário justo”, lançada por um cidadão da Irlanda.

Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, explica que este tipo de ação é promovido pela Comissão Europeia “há vários anos, assemelhando-se às petições públicas, neste caso para solicitar à Comissão Europeia, que se pronuncie e produza algum ato legislativo sobre determinados assuntos”.

O objetivo desta iniciativa de cidadania europeia, em concreto é, por um lado verificar dentro da União Europeia se os salários, dentro do setor do vestuário estão em consonância, bem como as condições de trabalho”. Por outro lado, que a Comissão Europeia seja mais exigente com a transparência, com as empresas que comercializam dentro do mercado único, que estas sejam mais transparentes relativamente à sua cadeia de produção e que digam onde estão a produzir, quais os salários atribuídos nesses países e o que estão a fazer para que essas pessoas tenham um rendimento digno”.

Para que a Comissão Europeia analise esta proposta e o sentido que faz em ser legislada, é preciso recolher mais de um milhão de assinaturas, provenientes de sete países diferentes, da União Europeia.

A iniciativa de cidadania europeia, com o tema “vestuário bom e salário justo”, pode ser assinada, aqui, até julho de 2023 e é o tema em destaque esta semana no programa “Espaço Europa”, que pode ouvir no podcast abaixo: