InnovPlantProtect é a prova “de que não há territórios condenados”

O laboratório Colaborativo InnovPlantProtect de Elvas já foi inaugurado, na presença das ministras da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato. Marcaram ainda presença a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira e o secretário de estado da agricultura e do desenvolvimento rural, Rui Martinho, entre outras entidades.

Para Ana Abrunhosa, este laboratório “é a prova de que nos territórios do interior também podem existir projetos de com tecnologias de ponta, ligados à ciência e ao conhecimento. Este é mais um exemplo de que o interior do país é o centro da Península Ibérica e de que não há territórios condenados. O essencial é fazermos as parcerias certas, uma vez que tivemos uma CCDR muito sensível para este projeto, resultante de um investimento de seis milhões de euros, financiados a 85 por cento pelo Programa Operacional Regional”.

De acordo com a ministra da Coesão Territorial, “o trabalho desenvolvido no laboratório permitirá ao país ser mais autónomo e menos dependente da importação de determinados produtos. É claro que não conseguimos ser completamente autónomos mas a verdade é que podemos evoluir muito”.

Já a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, felicita todos os envolvidos neste projeto garantindo que “estão reunidos todos os ingredientes para que seja um sucesso. Engloba a universidade, as empresas e a região, através do município, tendo todos os ingredientes para que a investigação feita nas universidades passe para a sociedade”.

Para Pedro Fevereiro, CEO do InnoPlantProtect, “há ainda um longo caminho a percorrer. Tratamos aqui problemas muito complicados de resolver e, nesse sentido, nós estamos a ajudar a desenvolver tecnologias que resolvam essas pragas e doenças”.

Este laboratório resultado de uma parceria entre o Município de Elvas, a Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras e está instalado no pólo de Inovação de Elvas, do INIAV.