CDLS de Campo Maior desafia jovens a fazer trabalho voluntário durante o verão

Com a chegada do período de férias, os jovens de Campo Maior são convidados a ocupar parte do seu verão a intervir de uma forma mais ativa na comunidade e a adquirir competências importantes para o seu futuro, participando em diversas ações de voluntariado, promovidas pelo CLDS 4G – Campo Maior, Vila Solidária da Europa.

Este projeto, revela a coordenadora do CLDS, Maria Manuel Valentim, permite, desde 2013, aos jovens que se mantenham ocupados, nesta altura do ano, fazendo voluntariado nas IPSS da vila. “Vamos dar a conhecer aos jovens o que cada uma das instituições faz. Ficam a conhecer melhor como funcionam, adquirem competências e estão ocupados, escusam de estar em casa, agarrados aos computadores e telemóveis”, assegura.

Este programa de voluntariado é destinado a jovens com mais de 13 anos, ou que tenham o 7º ano já concluído. “Assim não colidimos com as instituições que têm ATL”, explica Maria Manuel Valentim, assegurando que não há limite de idade para participar. “No final, damos um certificado de participação, com as competências adquiridas durante este período, até porque sabemos que, cada vez mais, é muito importante o voluntariado para um currículo”, acrescenta a responsável.

Estas ações de voluntariado decorrem até 31 de agosto, em instituições como a Câmara Municipal de Campo Maior, a Coração Delta, a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, a Casa do Povo de Campo Maior e a APPACDM de Elvas.

As inscrições podem ser feitas na sede do CLDS, no Cowork de Campo Maior, na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, 6A. Os menores de idade terão de apresentar uma autorização por escrito, por parte dos pais.