Elvas: canil municipal funciona “em pleno” depois de criada Comissão de Acompanhamento

O Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Elvas , ou seja, o canil municipal, da responsabilidade do município, conta agora com uma comissão de acompanhamento, que foi aprovada em reunião de Câmara e já está a funcionar.

Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas revela que neste momento, o canil funciona “em pleno”, pelo que, segundo diz, “se justificou a tomada de decisão do município ao chamar para si a administração direta, deste equipamento”. Os elementos desta comissão, adianta o presidente “têm feito visitas periódicas e têm tirado conclusões muito positivas daquilo que tem vindo a acontecer no canil”.

Esta comissão é constituída por várias entidades ligadas à questão dos animais, são eles: o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida; a presidente da Assembleia Municipal, Graça Luna Pais; os vereadores Tiago Afonso, Vitória Branco, Paula Calado; os representantes das associações relacionadas com os animais: Amigos da Bicharada, José Beliz, e Movimento Animal Associação de Elvas, Cláudia Pombeiro; a PSP, comissário Rui Massaneiro; a GNR, capitão João Lourenço e cabo Bruno Baptista; a Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), Rute Santos e Cristina Costa; assim como os cidadãos: Ana Cristina; José Barros e Elsa Dourado.

O presidente revela que esta é a forma que o município encontrou para tentar “acabar com a imagem degradante que vinha, nos últimos tempos, a ser criada, por um serviço prestado pela Câmara, pelo não fazia qualquer sentido que, se por um lado, tentamos que a nossa cidade seja cada vez mais limpa, o nosso património seja cada vez mais valorizado e, no que diz respeito ao tratamento dos animais andássemos com uma imagem já na comunicação social, só a falar de aspetos negativos, pelo que a posição que tomei foi chamar à responsabilidade da Câmara a gestão desse canil”.

Rondão Almeida acrescenta que, recentemente, esteve bem cedo no canil municipal, “pelas 7 horas, para ver se apanhava alguma coisa menos boa e, afinal de contas, foi grato verificar o estado de limpeza e a forma como tudo está a ser tratado”.

“Mais uma vez a Câmara de Elvas está a dar provas que sabe tratar daquilo que são as suas responsabilidades”, acrescenta.

O Centro de Recolha Oficial de Animais de Elvas conta também com um acordo com a Escola Superior Agrária, para o que for necessário, nomeadamente laboratórios, raio-x, análises, entre outros.

Para além do veterinário municipal, acrescenta Rondão Almeida, “o pessoal foi reforçado com uma enfermeira veterinária e fizemos questão de haver mais duas pessoas para tratar da área da limpeza e higiene, além da presidente da Associação Movimento Animal ter também um protocolo, através de um apoio atribuído à Associação, para prestar a assistência ao canil”.

Canil Municipal de Elvas, da gestão do município, que conta agora com uma comissão de acompanhamento composta por várias entidades de forma a melhorar os serviços prestados, no que aos animais diz respeito.