I Mundialito de Futebol já decorre em Campo Maior

O I Mundialito de Futebol joga-se esta terça-feira, 7 de junho, na Escola Secundária de Campo Maior, no âmbito da iniciativa “Encontra na Escola” que está a decorrer desde ontem, no Agrupamento de Escolas.

São 110 alunos, que representam as seleções de 11 países onde a língua oficial é o português, inglês e espanhol, sendo que na abertura do Mundialito, para além da apresentação das equipas foi também feita uma homenagem à Ucrânia, com um minuto de silêncio.

A professora Vanessa Algarvio, uma das responsáveis pela organização deste mundialito revela que o objetivo passou pelo facto de os alunos “conhecerem as seleções dos diversos países”, unindo “os conhecimentos linguísticos ao desporto”, sendo este o culminar do ano letivo, com um evento desportivo que todos gostam”, acrescenta.

A professora de Educação Física, no agrupamento, Sónia Rodrigues, refere que foi “com muito entusiasmo” que os alunos se envolveram nesta iniciativa, sendo que os alunos de Desporto colaboram na organização e arbitragem e, a escolha das seleções “teve em conta a oferta formativa ao nível das línguas que são lecionadas na escola”. A professora acrescenta que “é sempre bom reforçar que o desporto faz parte da cultura e, é sempre bom, aprender com o desporto”.

O pontapé de saída desde mundialito foi dado pelo presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, que, inclusive marcou golo. O presidente realça as iniciativas que decorrem desde ontem, onde viu “muito trabalho feito” e ficou “muito bem impressionado”, o que a seu ver demonstra “muito trabalho e empenho dos alunos, deixando uma mensagem de “obrigado a todos os professores, funcionários e todos aqueles que permitem que os nosso alunos venham a ter estas dinâmicas tão fortes, como aquelas que estão a apresentar, no final do ano letivo”.

Já o diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Jaime Carmona, revela que a iniciativa “Encontra-te na Escola”, pretendeu mostrar o trabalho desenvolvido pelas escolas, de uma forma simples, com diversas atividades e para a qual todos contribuíram. “Acima de tudo é ver que, realmente, o agrupamento tem feito um trabalho meritório em prol do bem-estar das crianças, envolvendo várias entidades, tanto na Secundária, como no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro”.

Jaime Carmona acrescenta que para esta iniciativa o objetivo era “simplicidade nas atividades, mas também que as mesmas fossem exequíveis”, algo que considera que foi cumprido e, acrescenta que “as escolas estão de portas abertas, como sempre, onde os pais podem ver o que alunos foram fazendo ao longo do ano”.

ff