Delta Cafés e StartUp Nam inauguram quinta urbana de economia circular em Cascais

A Delta Cafés e a StartUp Nam inauguraram esta tarde de terça-feira, 7 de junho, a quinta urbana de economia circular, Nãm Urban Farm, no mercado da vila de Cascais.

Este projeto baseia-se na recolha controlada e certificada da borra de café e, na sua utilização para a produção sustentável e consciente de cogumelos, que são posteriormente vendidos.

Após a abertura da primeira quinta urbana em Marvila, Lisboa, o projeto de economia circular chegou agora a Cascais.

O presidente Executivo do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro refere que, depois do desafio do município de Cascais, decidiram dar este passo de expandir a Nam, afirmando que “foi com orgulho e com vontade fazer mais e até uma expansão para fora de Lisboa, sendo um primeiro passo numa caminhada que será de sucesso”.

Ivan Nabeiro, membro do Conselho de Administração do Grupo Nabeiro – Delta Cafés considera que, com esta quinta urbana é dado mais um passo na expansão deste negócio de economia circular. “É uma ideia que achámos muito interessante, desde o início, e que se tem vindo a concretizar ao longo dos últimos três ou quatro anos, sendo que, hoje, é dado mais um passo na expansão deste modelo de negócio, em que daqui vão sair os cogumelos, produzidos dentro da cidade, para os consumidores locais”.

Para Natan Jacquemin, fundador da StartUp Nam, é importante “demonstrar que se pode reaproveitar o que, à partida é um desperdício, em algo com valor”.

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, esteve na inauguração desta quinta urbana, em Cascais, e destaca que “este projeto é um exemplo e, espero que seja uma inspiração para mais projetos de economia circular, porque tem só benefícios, usa o que era um resíduo, transforma-o num recurso e cria valor, prologando a vida útil dos resíduos”, acrescentando que “este é o tipo de projetos que faz todo o sentido valorizar”.