Os 5 desportos mais praticados do mundo

Existem muitos desportos pelo mundo, cada país tem o seu favorito e a escolha vai muito além da paixão. A história de cada nação e as suas características também são fatores que influenciam nesta escolha. No entanto, não restam dúvidas, existem desportos que conseguiram conquistar adeptos em todos os países e sob qualquer circunstância.

Por sua vez, a paixão pelo desporto passa, muitas vezes, pela prática do mesmo. Por exemplo, foi a correr atrás de uma bola que muitos adeptos desenvolveram um amor profundo pelo futebol. A prática do desporto é parte da atração pelo mesmo. É a jogar que se aprende mais do jogo.

Nesse sentido, a prática do desporto não só favorece o afeto pelo mesmo, como também é fundamental na qualidade de vida e na prevenção de diversas doenças, especialmente as doenças cardiovasculares. Uma vida saudável passa pela atividade física e, se essa incluir o desporto favorito, não há dúvidas, tudo será mais simples. Sem deixar de lado, é claro, uma alimentação saudável.

Feito o enquadramento do artigo, a seguir descobrimos quais são os desportos mais praticados em todo mundo. Algum palpite de quais serão?

Os 5 desportos mais praticados do mundo

1) Futebol

Sem surpresas, o desporto-rei é o mais praticado no mundo. A popularidade do jogo faz com que mais pessoas o pratiquem. Um estudo realizado pela FIFA estima que existam mais de 265 milhões de praticantes de futebol no planeta. O dado curioso fica por conta do número de árbitros, o mesmo estudo revela serem mais de 5 milhões de pessoas que se dedicam a esta profissão.

2) Badmínton

Pode parecer inesperado, no entanto, por se tratar de um desporto extremamente popular na Ásia, uma das regiões mais populosas do planeta, o badmínton é o segundo desporto mais praticado no mundo. Estima-se que sejam mais de 220 milhões de jogadores globalmente. Além da proximidade cultural com a região, o badmínton também tem outra vantagem, ao tratar-se de um desporto disputado em ambiente fechado, não “enfrenta” questões climatéricas.

3) Hóquei em campo

Outra surpresa na lista. Ainda que não seja um desporto comum na televisão, o hóquei em campo é praticado em mais de 100 países. A popularidade deste desporto olímpico é maior no Canadá, China e Índia.

Por ser tão famoso nos dois países mais populosos do mundo, o hóquei em campo alcança o 3.º lugar na lista.

4) Voleibol

Um desporto que se pratica em ambientes fechados, abertos e, especialmente, na praia. Sem dúvida, o voleibol é um desporto que agrada a muitos pela sua “facilidade” e versatilidade.

No campo profissional, a FIVB (Fédération Internationale de Volleyball) conta com mais de 220 federações registadas.

5) Basquetebol

Mais um desporto de origem norte-americana, como o voleibol, o basquetebol ocupa o quinto lugar na lista dos mais praticados no mundo.

O desporto, que tem como embaixadores figuras históricas como Michael Jordan, Larry Bird ou Magic Johnson, é o terceiro mais popular no seu país e alcança proporções ainda maiores com a expansão da NBA pelo mundo.

Corpo são e mente sã

Apesar da popularidade dos desportos físicos é também necessária fazer uma menção aos desportos mentais.

Qualquer desporto conta com algum nível de exigência mental, não importa onde seja, na relva ou num campo coberto, os jogadores devem ter atenção e pensar rápido em cada movimento, afinal, as faltas de atenção saem caras. Nesse sentido, existem então desportos especializados que exigem esforço mental máximo dos seus atletas.

O poker, a modalidade de cartas mais popular do mundo, é um desporto que exige uma grande capacidade mental dos seus jogadores. Cada ronda requer uma grande dose de concentração, além do jogador, ter em atenção a sua própria mão, também é necessário “ler” os adversários, calcular quais seriam as suas possíveis combinações e decidir se apostar, cobrir ou abandonar a jogada.

Dizer também que, o poker vive uma fase de expansão no mundo online, o que ajuda a explicar a sua popularidade. Este desporto encontrou na sua versão mais popular, a Texas Holdem poker, na qual cada jogador recebe duas cartas, sendo dispostas cinco cartas (três no floop, uma no Turn e a última no River), com essas sete cartas os jogadores devem fazer as suas combinações para ganhar a ronda, a mais alta leva o prémio.

Outro dos desportos mentais a merecer uma menção é o xadrez, um dos jogos mais antigos e famosos do planeta. A exigência mental é brutal, cada movimento exige uma série de cálculos que envolvem as jogadas futuras e os possíveis contra-ataques do adversário. Para um jogador de xadrez o foco é tão importante quanto os reflexos de um guarda-redes.

Este sempre contou com adeptos pelo mundo, no entanto, a popularização do xadrez no mundo virtual foi fundamental para o crescimento do desporto. Além dos tabuleiros digitais, o xadrez foi tema de série para a Netflix, outro fator que aumentou o seu renome. Segundo a FIDE (Federação Internacional de Xadrez) existem cerca de 600.000.000 de jogadores de xadrez pelo mundo, os números são baseados numa pesquisa da YouGov.

Em suma, o desporto é um mundo dentro de um próprio mundo!