Produção de resíduos em destaque na DECO

A produção de resíduos urbanos em Portugal tem vindo a aumentar desde 2013, sendo esta um problema e preocupação na sociedade de hoje em dia.

Diariamente, são muitas as atividades que dependem do consumo e utilização de inúmeros materiais que acabam por levar à produção de resíduos. Por este motivo, Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor alerta que “estes resíduos são resultado das nossas atividades quotidianas”, uma vez que “as inúmeras utilizações de vários materiais acabam muitas vezes por levar a uma produção excessiva de resíduos”, sendo este um dos maiores problemas ambientais vividos pela sociedade.

Parte do consumidor fazer melhores escolhas e forçar a indústria a utilizar menos produtos que se possam tornar em resíduos. Helena Guerra informa que este é um problema que deve ser combatido “de acordo com as várias prioridades, da chamada hierarquia de resíduos”, que em primeiro lugar deve ser “prevenir e reduzir”, aconselhando a que se leve “uma lista de compras para priorizar a escolha dos produtos que podemos levar”. Helena Guerra refere ainda que “quando estamos a recusar este tipo de produtos, estamos a forçar a industria a repensar alternativas”.

Estima-se que na Europa sejam produzidas anualmente mais de 2,5 mil milhões de toneladas de resíduos. A produção de resíduos é o tema em destaque esta semana na DECO, com Helena Guerra.