Deco: Greenwashing em destaque esta semana

Cada vez mais se fala em sustentabilidade, uma vez que os consumidores estão cada vez mais atentos e preocupados com as consequências das atividades humanas no planeta. 57% dos consumidores europeus afirmam que as suas decisões de compra são influenciadas por alegações ecológicas mas será que essas são mesmo sustentáveis?

Devido a esta preocupação crescente, o mercado tem tentado adaptar-se e dar resposta às necessidades de um consumidor cada vez mais sustentável, disponibilizando mais opções de produtos deste género. Ainda assim, é necessário estar atento a falsas publicidades, denominado como “Greenwashing, que são as alegações de cariz sustentável que são utilizadas pelas empresas, relativamente aos produtos que comercializam e que colocam ao dispor do consumidor”, podendo estas, tal como revele Helena Guerra do Gabinete de Projetos e Inovação da Deco, “ser apenas alegações”, não correspondendo a um produto sustentável.

Tal como explica Helena Guerra, o chamado Greenwashing contribui para a desinformação dos consumidores, “infelizmente nem todos os rótulos são 100% fiáveis” e nem sempre as empresas e os seus produtos estão a cumprir com o desempenho ambiental que dizem ter.

Neste momento, de acordo com a Ecolabel Index existem atualmente cerca de 455 rótulos ecológicos.

Greenwashing é o tema em destaque esta semana na rubrica da Deco com Helena Guerra do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor.