Alimentação sustentável é o tema em destaque na Deco

Alimentação sustentável é um conceito que depende de muitos fatores para além dos alimentos que chegam ao prato de cada consumidor, ou seja, considera-se sustentável, um produto que tenha baixo impacto no meio ambiente e que, ao mesmo tempo, contribua, de forma, positiva, para uma alimentação mais saudável.

Helena Guerra do Gabinete de Projetos e Inovação da Deco explica que, nos dias de hoje “é cada vez mais comum falarmos de alimentação saudável, todos nós, procuramos de alguma maneira alimentarmo-nos de forma saudável”, estando este conceito ligado ao fator “sustentável”.

Por este motivo, é importante relembrar ao consumidor “que aquilo que nos deve preocupar, não é apenas uma alimentação saudável, mas sim também sustentável”, uma vez que “as duas estão relacionadas, porque quando nós adotamos um estilo de vida alimentar, mais saudável, já estamos a optar, quase de certeza, por alimentos que do ponto de vista do impacto ambiental são mais sustentáveis”, explica Helena Guerra.

Helena Guerra alerta ainda para a importância de analisar a roda dos alimentos “que nos diz a proporção de alimentos que nós devemos consumir e por outro lado também a pirâmide alimentar que nos diz e dá-nos informação sobre os alimentos que sendo mais saudáveis, também têm um impacto menor”, adianta que em, norma, acontece desta forma.

Assim, este tipo de alimentos “têm um menor impacto ao nível do ambiente, ou seja, ao nível das emissões dos gazes com efeitos poluentes e tendo em conta que 1/3 das emissões de gases com efeito de estufa a nível global são provenientes da alimentação, esse deve ser um dado que devemos valorizar e nos deve preocupar”, alerta Helena Guerra.

A alimentação mais sustentável e saudável passa principalmente pelas decisões que o consumidor tem de fazer antes de consumir ou comprar qualquer tipo de produto, podendo esta decisão fazer toda a diferença.

Como ter uma alimentação mais sustentável é o tema em destaque esta semana na rubrica da DECO, com Helena Guerra do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor.