Vertigens em destaque no programa “De Boa Saúde”

A vertigem é uma sensação desagradável, que dá a sensação de que tudo ao redor está a girar ou a mover-se. A vertigem pode ter origem no ouvido e a maioria das causas não é grave.

O médico Pintão Antunes esclarece que as vertigens, por exemplo, “em edifícios altos está relacionada com patologias do foro psicológico, e estão associadas a fobias, porque somos ensinados a ter cuidado com as alturas”.

No entanto há também problemas, a nível físico que desencadeiam uma vertigens ou tonturas. Pintão Antunes esclarece a diferença entres dois conceitos e o que os origina. “Há patologias físicas como problemas circulatórios, cerebrais ou mesmo problemas no ouvido interno, que devem ser estudadas e desencadeiam as vertigens, quanto às tonturas, estão relacionada com o falta de oxigénio no cérebro, com uma mudança brusca de posição, por exemplo”.

As vertigens estão em destaque esta semana no programa De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, pode ouvir na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas.