Recuperação da zona norte da Fortificação de Ouguela tem início no próximo mês

Foto arquivo

Após a recuperação da Praça de Armas do Castelo de Ouguela e da sua envolvente, foi, recentemente assinado o contrato para a requalificação da zona norte da Fortificação.

O presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha explica que no último financiamento, faltava recuperar seis panos de muralha em Ouguela, e devido ao valor disponível à data, só agora foi possível complementar a requalificação da muralha completa. “No último financiamento que tivemos, e que nos foi possível fazer e que tinha limites financeiros para o mesmo, deixámos seis panos de muralha que não conseguimos completar, devido ao valor que tínhamos disponível. Tínhamos o projeto feito e, desta forma agora conseguimos financiar mais uma parte da muralha, a que faltava, num valor de, aproximadamente, 200 mil euros, que vem complementar tudo o que é arranjo das muralhas, pelo vamos passar a ter toda a muralha e a envolvente todas recuperada”.

A dinâmica cultural e turística de Ouguela torna-se relevante, refere o presidente, uma vez que não pode dissociar-se Ouguela de Campo Maior, sendo este mais um passo para que Ouguela seja uma referência, tendo em conta a sua dinâmica própria. “Para nós é muito importante a dinâmica cultural e turística que possa envolver o castelo de Ouguela e as suas muralhas, porque fizemos este trabalho em Campo Maior, e nunca podíamos menosprezar a importância que Ouguela tem, no que à fortificação e quartel defensivo que foi”.

“Achamos que vai complementar e vai fechar as obras de reabilitação, em Ouguela, promovendo o que é Ouguela em si, mas também de uma perspetiva diferenciadora, porque tem património natural e histórico, assim como as suas gentes, pelo que este é mais um passo no avanço para criar em Ouguela, mais uma referência e uma dinâmica própria”, remata Luís Rosinha.

A empreitada tem um valor que ronda os 200 mil euros, cofinanciados pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural e, prevê-se que comece já no próximo mês de dezembro.