Hospital de Portalegre sem camas na ala de medicina interna

O aumento dos casos de infeção respiratórias nas últimas semanas, tem deixado a ala de medicina interna do Hospital de Portalegre sem camas disponíveis.

Hugo Capote, presidente do Conselho Sub-regional de Portalegre da Ordem dos Médicos, refere que “o número de vagas que o hospital tem não é compatível com as necessidades do distrito. Já há doentes internados no serviço de observação e quando essas camas também não chegam, há doentes em macas nos corredores, como, infelizmente, vemos em reportagens em vários hospitais do país”.

Com o aumento significativo dos casos de infeção por Covid-19, Hugo Capote considera que “o hospital vai ter que aumentar o número de camas para estes doentes. Com esse aumento de camas Covid elas vão ter que ser retiradas de outras alas”. Para o médico, “o desejável seria que existisse um maior complemento entres os hospitais de Portalegre e Elvas”.

No que diz respeito aos profissionais de saúde, Hugo Capote refere que em situações normais, “já deveria estar mais um médico escalado na ala de medicina interna. Com a questão da Covid-19 e a necessidade de haver médicos, enfermeiros e assistentes operacionais destinados apenas a esses doentes, quem se dirigir às urgências do hospital de Portalegre vai enfrentar longas filas de espera”.

A Rádio ELVAS tentou obter declarações por parte da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano mas não foi possível.