Quarteto Pedro Silva e La Vulcanizadora no Festival de Cinema em Montemor-o-Novo

O Festival de Arquivo e Cinema – Arca’21, já chegou a Montemor-o-Novo, contando com uma programação até dia 30 deste mês. Este evento que já conta com a sua terceira edição é uma iniciativa da Câmara Municipal, organizado pelo Cineclube e Filmoteca de Montemor-o-Novo.

Pedro da Conceição, responsável pelo festival, explica que “o Arca é um evento transdisciplinar de cinema, que traz a Montemor as várias disciplinas do cinema, desde exibições, a cine concertos, conversas e exposições”, contando com um leque bastante alargado de propostas.

Hoje, pelas 15 horas, o Arca conta com a presença de Quarteto Pedro Silva, “um jovem montemorense, parte do seu percurso musical iniciou-se em Montemor, primeiro como “rockeiro”, como muita gente começa a fazer bandas nas garagens e depois na OFA, na extinta Escola de Jazz, de Montemor”, apresentando aos alunos das Escolas de Montemor-o-Novo, um cine-concerto, dando trilha sonora a “um dos grandes filmes da história do cinema mundial, “O homem da Câmara de Filmar”, de Dziga Vertov, um filme da era da Guerra Soviética”, no Cineteatro Curvo Semedo.

Pedro da Conceição revela ainda a importância que este tipo de eventos mais direcionados para os jovens podem ter na sua formação, “utilizando o cinema como uma ferramenta educativa e de crescimento cultural, social e pessoal”, sendo este fundamental para libertar os jovens do “bombardeamento que as redes sociais provocam”.

Ainda neste dia, pelas 21:30h, no Cineteatro Curvo Semedo, há exibição de duas curtas-metragens “La Vulcanizadora” tal como explica Pedro da Conceição, “que é um coletivo de investigação em cinema, teatro e formas de expressão audiovisual, Colombiano, de Bogotá” acrescentando que este projeto “vai muito de encontro a um dos pressupostos principais do Arca que é a relação que existe entre o arquivo e o cinema”. Pedro da Conceição revela ainda que os dois filmes a serem exibidos “têm estado a ser premiados”, estando presentes os realizadores neste dia de exibição das curtas.

Os bilhetes são gratuitos e podem ser adquiridos nos locais habituais, onde decorrem os eventos, no Posto de Turismo e online através do email municipiomontemoronovo.bol.pt

O Festival decorre até ao final deste mês. Amanhã pelas 15 horas há sessão para “Falar sobre arquivo e cinema”, uma iniciativa de Morfilme, La Vulcanizadora e Salomé Lamas, no Salão Nobre do Cineteatro Curvo Semedo e no mesmo dia, às 21:30, exibição de curtas-metragens, de Salomé Lamas, também no Cineteatro.